Futebol na Terra da Rainha - Capítulo 22 - Futebol e pubs na Inglaterra





Que o inglês gosta de acompanhar seu clube de coração apreciando uma boa cerveja, todo mundo sabe. E isso eu fui conferir na minha passagem pela Inglaterra: ver uma partida de futebol em um pub. Para tal, escolhi um dia muito especial, nada menos que um Arsenal x Liverpool, no início do Campeonato Inglês da última temporada.



No The Gunners, pub dedicado ao Arsenal, um verdadeiro museu do clube


Imaginei até que, pelo fato de ser um clássico, a coisa poderia ser tumultuada. E a impressão que eu tive foi a melhor possível. Antes da partida, passei pelo estádio Emirates para sentir o clima pré-jogo e foi muito bacana ver que a rivalidade foi deixada para dentro do gramado. Torcedores dos dois clubes dividiram vários espaços ao redor do estádio, devidamente trajados com camisas e apetrechos de seus times. Os torcedores do Liverpool que chegavam ao Emirates se dirigiram para sua entrada sem qualquer problema. O grande número de policiais garantia também a tranquilidade, sem necessidade alguma de qualquer demonstração de força ou uso de poder









Torcedores de Liverpool e Arsenal momentos antes do jogo entre os dois times, no Emirates. 


Visto os arredores e adquirido o belíssimo programa do jogo me dirigi ao The Gunners, próximo não só do Emirates como também do histórico Highbury, um pub que mais me pareceu um museu, com diversas camisas históricas do Arsenal, vários objetos autografados e inúmeras fotos históricas do clube e de seus ídolos, como pode ser conferido abaixo.












O início do campeonato não foi nada bom para o Arsenal e os Gunners acabaram sendo derrotados em casa por 2 a 0. Confesso que fiquei levemente preocupado com uma possível reação irritadiça ou até mesmo agressiva de um torcedor mais chateado com um tropeço em casa. Mas nada. O clima era de tranquilidade em todos os setores do pub. Nada de brigas ou revoltas. 




Porta de entrada do The Gunners, com a placa informando que só entram torcedores do Arsenal


Até mesmo nas ruas, os torcedores voltavam para as suas casas sem maiores problemas. Chateados, claro, mas sem causar nenhum problema. Ah! Não custa lembrar que no mesmo dia, também em Londres, outro jogo aconteceria pela Premier League, em Stamford Bridge (que será tema de outro post). Nenhum choque entre torcidas ou ocorrências de qualquer tipo.





Detalhes do interior do The Gunners: fotos e tudo o mais dedicado ao Arsenal


Ainda em Londres, escolhi ver um jogo em um pub (foto que abre esse post) da região próxima às estações de trem e metrô Saint Pancreas e King Cross, local de grande fluxo não apenas de turistas que chegam à capital inglesa como também de vários britânicos que chegam e saem do local, ponto de embarque e desembarque de trens para várias regiões. O jogo em questão era Manchester United x Tottenham, vencido pelos Red Devils por 3 a 0, também no início do último Campeonato Inglês. Como não era um pub dedicado a um único clube, haviam fãs dos dois rivais, mas novamente não houve qualquer incidente.





Arsenal perdia para o Liverpool a poucas quadras do pub, no Emirates, 
mas nada de tumulto, destruição ou agressões 


A última experiência (desta viagem) em um pub foi em Manchester. Cheguei ao pub Shakespeare (fotos abaixo) na região central e era difícil conseguir ver algo, já que o local estava tomado por fãs do City, que goleava impiedosamente o Tottenham, em Londres, por 5 a 1. E vi algo que seria inimaginável em bares brasileiros. Terminado o jogo, a turma de azul deixou o bar, festejando, e abriu espaço para os fãs do United, que naquela tarde aplicaria nada menos do que 8 a 2 no Arsenal.



Limpo, organizado e agradável: o pub Shakespeare nem parecia o local 
que recebeu as torcidas de City e United no mesmo dia


Presenciando esse costume inglês bem de perto é fácil constatar que acompanhar futebol na Inglaterra é uma grande diversão em qualquer local que o fã estiver. Aqueles que estão nos estádios vibram, os que estão nos pubs comemoram e todos os envolvidos com o futebol ganham mais a cada dia.






Vejam os outros capítulos da série:
Capítulo 19 - Por dentro do Emirates Stadium



























Comentários