Amanhã é dia do segundo mega clássico entre Real Madrid em Barcelona em cerca de 20 dias e o único deles que realmente é uma decisão, o que significa que terá gente festejando em cima do rival. O jogo em questão é a final da Copa del Rey, competição mais antiga da Espanha e a segunda em importância no país. O primeiro capítulo dessa série de combates aconteceu no sábado e terminou em 1 a 1, no Santiago Bernabéu, pelo Campeonato Espanhol (veja mais detalhes acima, na arte de Frederico Machado). Os outros dois serão nas duas próximas semanas, válidos pela semifinal da Champions League, encontro que vou discutir depois.
Amanhã, a decisão da Copa del Rey será no Estádio Mestalla, em Valencia, cidade localizada a cerca de 300 quilômetros tanto de Madri quanto de Barcelona. Por mais que sejam os clubes que dominam o futebol espanhol, Barcelona e Real Madrid não se enfrentam em uma final de Copa del Rey há 21 anos, quando em 1990, o Barça fez 2 a 0 no rival, também em Valencia, mas no Estádio Luis Casanova. Mesmo mega superiores aos demais, Barça e Real fizeram a final em apenas cinco oportunidades. Além de 1990, decidiram os seguintes torneios:
1983 - Barcelona 2 x 1 Real Madrid, no Estádio La Romaneda, em Zaragoza
1974 - Real Madrid 4 x 0 Barcelona, no Estádio Vicente Calderón, em Madrid
1968 - Barcelona 1 x 0 Real Madrid, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid
1936 - Real Madrid 2 x 1 Barcelona, no Estádio Mestalla, em Valencia
A competição mais antiga da Espanha foi criada em 1902 e o Barcelona é o maior campeão da história, com 25 conquistas, a última delas em 2009. Supreendentemente, o Real não é o segundo clube com mais troféus da competição. O Athletic de Bilbao já foi campeão 23 vezes e por muitos anos foi o maior vencedor da história. A última conquista do time basco foi em 1984. O Real é o terceiro da lista, com 17 conquistas, e a última delas foi em 1993. De lá para cá, os merengues jogaram mais duas finais, em 2002 e em 2004, quando perderam para La Coruña e Zaragoza. O atual campeão é o Sevilla, que venceu o Atlético de Madrid no ano passado. O Real, porém, é o time que mais vezes disputou a final, com 36 participações. Hoje, 83 times jogam a Copa del Rey, incluindo todos da Primeira Divisão e da Segunda Divisão, os melhores da Segunda B, e os campeões da Terceira Divisão.
A história do torneio tem forte conotação política e o maior reflexo disso está na própria denominação da competição, mudada de acordo com o chefe de estado espanhol. Já foi chamada, além do nome atual, de Copa do Presidente da República e Copa do Generalíssimo. O nome oficial, hoje, é Copa da Sua Majestade, o Rei Don Juan Carlos I. O embrião da competição aconteceu quando Carlos Padrós, dirigente do Real Madrid, sugeriu uma competição para celebrar a coroação do rei Afonso. Foi nesse torneio, em 1902, que Real e Barça se enfrentaram pela primeira vez, com vitória catalã por 3 a 1. O primeiro campeão, porém, foi o Club Viscaya, um time montado com jogadores do Athletic Bilbao e do Bilbao Futebol Clube.
A maior goleada no maior clássico espanhol, aliás, aconteceu em um jogo da Copa del Rey, em 1943, quando o Real fez 11 a 1, em uma partida contestadíssima pelo Barça, que alega que o resultado foi fruto da intimidação local e que o trio de arbitragem foi escalado para favorecer o Real. Além disso, os catalães afirmaram que policiais invadiram o vestiário e ameaçaram os jogadores caso saíssem da partida com a classificação.
Campeonato Espanhol
O jogo de sábado praticamente garantiu o título ao Barça no Campeonato Espanhol. Com oito pontos de vantagem em um torneio completamente desequilibrado tecnicamente, o time de Guardiola vai só administrar a vantagem que tem nas rodadas finais. Um treino de luxo. A questão é que mesmo com o título nacional praticamente definido, Mourinho estudou taticamente o rival e isso pode ajudar a complicar a vida do Barcelona na Champions. No ano passado, Mourinho anulou Messi com uma marcação cerrada e bloqueou as saídas de jogo dos blaugranas. A Internazionale fez uma vantagem no jogo de ida e se segurou como pode na volta. Se souber como marcar gols no Barça e marcar o Barça, Mourinho pode se dar bem tanto amanhã na Copa del Rey como na Champions. Simplesmente atacar não adianta. Abriria espaços. O Barcelona, por sua vez, precisará de ter mais objetividade. Teve muita posse de bola no sábado, mas criou menos do que se esperava. Amanhã é o dia em que veremos quem aprendeu melhor como vencer o outro.
Talvez o Barcelona se veja hoje em um paradoxo ,é o melhor time do mundo , mas um time previsível , uma previsibilidade quase impossível de ser parada, mas ainda sim previsível , porque do começo ao fim o time gira a bola a procura de infiltrações . Dos esquemas usados até agora, esse estilo do Mourinho de marcar na saída de bola e povoar o meio-campo sem dúvida é o que mais irrita Xavi , Iniesta e Messi . Contudo dos 90 min de jogo , eles precisam de apenas um buraco , uma olhada no replay do telão, para colocar alguém na cara do gol . Por isso o Barça leva uma pequena vantagem porque se camisa ganha jogo , a do Real Madrid ganha campeonato . Mas no lado torcedor , 3x1 Barça amanhã , gols do trio MVP .
ResponderExcluirkyrie 7
ResponderExcluiroff white jordan 1
cheap jordans
yeezy
off white clothing
kevin durant shoes
moncler
off white shoes
jordan shoes
kobe basketball shoes
y9p92g8g69 l3s09r1d07 s2l52k4s64 e0l09u2q43 v2s65m0f48 n6x01j6m33
ResponderExcluirbape hoodie
ResponderExcluirkyrie 8 shoes
kyrie 8