Futebol na Terra da Rainha - Capítulo 15 - Museu do Liverpool



Apenas estar em um estádio inglês nos permite uma viagem ao tempo e nos atiça a curiosidade histórica da construção do esporte e da formatação de times de bairros em instituições mundiais. Essa sensação só aumentou quando visitei os museus de alguns clubes, história que começo a contar hoje a partir do museu do Liverpool, que fica no próprio estádio de Anfield.

Taças, camisas históricas e vários objetos de encher os olhos

A formatação do museu do Liverpool é simples, não tem recursos tecnológicos comuns a outros museus de futebol e leva o visitante a se deparar de forma direta com o que deve ser visto e apreciado. O mais desavisado pode se surpreender com uma placa com o escudo do Everton, rival da cidade, quase na entrada, mas é uma prova de civilidade incrível. O Everton foi o primeiro dono de Anfield, entre 1884 e 1892, e ofereceu a placa ao Liverpool. Uma flâmula, aliás, traz os escudos dos dois rivais e chama Liverpool de a capital do futebol mundial em 1966, ano em que o Everton foi campeão da FA Cup e o Liverpool, o campeão inglês.

A placa doada pelo Everton, antigo dono de Anfield, e...
... a flâmula de dois rivais: capital do futebol mundial

O primeiro choque vem antes mesmo da entrada, com uma bela placa em homenagem às vítimas de Hillsborough, mais uma prova de respeito à memória dos 96 mortos na tragédia de 1989. A entrada do museu, em si, recria uma bilheteria antiga do estádio e faz com que se entre no clima rapidamente.


Mais uma homenagem aos mortos em Hillborugh, desta vez, em forma de mosaico

A simpática entrada: uma direta remissão ao passado

Não existe um trajeto pré-definido no museu e várias vezes acabei retornando para ver as peças que eu tinha gostado mais. Claro que, como um colecionador de camisas, muitas vezes observei camisas históricas do clube, preservadas em redomas especiais. Um verdadeiro deleite, como pode ser conferido nas fotos abaixo.







Um clube glorioso igual ao Liverpool se orgulha de suas grandes conquistas e no museu, taça é o que não falta. Mas seria mentiroso se falasse que não procurei logo as cinco Copa dos Campeões/Champions League. As quatro primeiras estão bem destacadas e recebem o apelido de "Fab Four", o quarteto fabuloso, referência óbvia aos Beatles. Entre as taças, inúmeras relíquias, como camisas, agasalhos, ingressos e programas de jogos.

Espaço mais do que especial: as taças de 1977, 1978...
.....1981 e 1984: domínio incontestável na Europa
A quinta taça, conquistada em um dos jogos mais épicos da história do futebol, o incrível 3 a 3 com o Milan em Istambul de 2005 e a vitória nos pênaltis, está separada, destacada. Ao lado, uma sala com vários bancos mostra um arrepiante documentário sobre aquele jogo, com entrevistas com jogadores chave do título, como Carragher, que fala como é levantar uma taça européia após levar 3 a 0 em 45 minutos de jogo.

Com a taça da Champions League de 2005

Sala onde é exibido um documentário sobre a final de 2005, contra o Milan, um jogo mais do que histórico
Uma história gloriosa se faz de títulos, claro, mas também de grandes personagens. E eles não faltam na trajetória do Liverpool. E merecem o seu espaço no museu. Kenny Dalglish, que dispensa apresentações, aparece em um mural com os dizeres "Better Than Brazil", enquanto o mítico técnico Bill Shankly também tem um mais do que merecido pedaço exclusivo do museu.



Anfield é especial. Mas muitos dos motivos pelos quais Anfield se tornou mítico e um templo do futebol mundial estão ali, ao lado, no museu do Liverpool. Uma história que todos os fãs de futebol deveriam aprender.

Clique nos links abaixo para conferir outros posts especiais do Liverpool no blog:
This Is Anfield - O dia em que visitei o mítico estádio do Liverpool
Uma homenagem a Steven Gerrard, alma red e símbolo do Liverpool


Outros capítulos da série sobre o futebol inglês:
Capítulo 1 - Craven Cottage, o estádio do Fulham
Capítulo 2 - No Notts County, o clube mais antigo da Inglaterra
Capítulo 3 - Nottingham Forest e o City Ground
Capítulo 4 - Leyton Orient e seu Matchroom Stadium
Capítulo 5 - Wembley, capital mundial do futebol

Capítulo 6 - This Is Anfield
Capítulo 7 - Vendo um jogo da Champions League no Emirates
Capítulo 8 - Onde a FA foi fundada e as regras do futebol, unificadas
Capítulo 9 - Stamford Bridge, um senhor de 135 anos de idade
Capítulo 10 - Old Trafford, o teatro dos sonhos
Capítulo 11 - Carling Cup no Loftus Road, do QPR
Capítulo 12 - Goodison Park e suas únicas histórias
Capítulo 13 - Alessandro, o preparador físico do Nottingham Forest

Capítulo 14 - Na casa do Manchester City

Comentários

  1. Muito bacana...

    This is Anfield! o maior clube ingles.

    ResponderExcluir
  2. Anfield Roda é um estádio a parte no mundo do futebol. Nada de tão moderno quanto Old Trafford, Camp Nou ou Allianz Arena, mas só de ver fotos do estádio já dá para arrepiar.

    E esse museu mostra que nem tudo precisa de tecnologia demais para ser bom.

    E essa final da Champions de 2005 hein?!?

    ResponderExcluir
  3. Que post sensasional, isso é LIVERPOOL!
    YNWA

    ResponderExcluir

Postar um comentário