Futebol na Terra da Rainha - Capítulo 25 - Uma homenagem a Bob Paisley, o técnico mais vezes campeão da Europa


Em minhas andanças pela Inglaterra sempre estive em contato direto com tudo o que se relacionasse ao futebol e à música. E como ambos fazem parte de forma expressiva da cultura popular inglesa, a conexão acontece diversas vezes, o que é um deleite para quem é fã tanto de um quanto de outro, o que é o meu caso. Em Liverpool, até pelo tamanho da cidade, é mais fácil perceber essa proximidade. Mas nunca imaginei que me depararia como me deparei com dois mitos locais de uma vez só. Beatles e Bob Paisley.


Paisley com seus comandados do Liverpool no início dos anos 1980

Ao buscar marcos históricos dos Beatles em Liverpool, cheguei à região de Woolton, onde está a St. Peter´s Church. Foi no fundo dessa igreja, em uma feira local, que John Lennon se exibiu com sua então banda, os Quarrymen, uma apresentação vista por Paul McCartney. Um se apresentou ao outro naquele dia de julho de 1957 e o resto é história (para ver detalhes sobre os Beatles em Liverpool clique aqui). Os fundos da igreja se transformaram em um cemitério. Entre os túmulos, o do tio de John Lennon, George, a lápide clássica, em concreto, de Eleanor Rigby e outra mais moderna, com uma bola de futebol desenhada. Eu estava diante de Robert Paisley, simplesmente o técnico mais vezes campeão da Copa dos Campeões, a atual Champions League. Muito do que o Liverpool é se deve a esse personagem. Se um dia eu tive vontade de ir a Anfield foi porque Paisley fez o clube sair da ilha e se transformar em uma das maiores marcas do futebol mundial.

Lápide de Bob Paisley na St. Peter´s church e detalhe do cemitério da  igreja (abaixo)



Lenda do Liverpool, Bob Paisley tem uma ligação mais do que especial com o clube, o único ao qual foi ligado durante toda sua trajetória no futebol. Nascido em 1919, foi zagueiro do clube entre 1939 e 1954, quando atuou em 253 jogos e fez dez gols. Nesse período, foi capitão do time, esteve em campo na primeira partida do Liverpool em Wembley (na final da FA Cup contra o Arsenal em 1950) e ajudou o clube a ganhar, em 1947, seu primeiro título inglês em 24 anos. 

Bandeira de Paisley em Anfield: reverência
Ao encerrar a carreira, Paisley foi fisioterapeuta do clube e integrou a comissão técnica de outro mítico treinador, Bill Shankly. Mas a história de Paisley ganhou contornos épicos após a saída de Shankly do comando técnico, em 1974. Paisley assumiu, comandou o time em nove temporadas, ganhando títulos em oito delas. Foram inacreditáveis 20 conquistas. 
Na Inglaterra, foram seis campeonatos ingleses, três Copas da Liga e seis Supercopas. Na Europa, uma Copa da Uefa, uma Supercopa e a cereja ou as cerejas do bolo: três Copas dos Campeões, em 1977, 1978 e em 1981. Nunca, até hoje, ninguém se igualou ao treinador inglês. 

Paisley e as três copas: recordista

Após encerrar sua carreira de técnico, ainda foi um consultor e um conselheiro de Kenny Dalglish, que dava seus primeiros passos como treinador - o último campeonato inglês dos Reds, em 1990, teve o escocês no comando. Paisley seguiu seu caminho como diretor, sempre no Liverpool. 
Os portões Paisley em Anfield, vistos pela parte de dentro do estádio


Com os três títulos europeus, os primeiros dos cinco que o Liverpool conquistou, Paisley não só se tornou um mito como definiu de vez o poderio continental e a fez crescer a mística das camisas vermelhas e de um estádio chamado Anfield, que, vejam só, mesmo sendo um local especial que é, e que deve ser reverenciado, presta uma homenagem eterna a Paisley, nome de um de seus portões. Nada mais justo. 

Confiram no blog estes posts especiais dedicados ao Liverpool:

Capítulo 7 - Vendo um jogo da Champions League no Emirates
Capítulo 8 - Onde a FA foi fundada e as regras do futebol, unificadas



Comentários