Futebol na Terra da Rainha - Capítulo 21 - De passagem por Upton Park



Casa do West Ham desde 1904, o estádio Upton Park, também conhecido como Boleyn Ground, é um dos palcos mais tradicionais do futebol inglês. Apesar do nome dos Hammers, o estádio fica na região leste de Londres, em uma região repleta de imigrantes de várias partes do planeta, o que faz da visita ao West Ham um passeio bem diferente. 


West Ham revelou vários jogadores de ponta ao longo dos anos, de Bobby Moore a Lampard

Assim como na maioria dos estádios da capital inglesa, a sinalização e o eficiente sistema de metrô facilita demais o acesso. No caso do Upton Park, a estação do metrô tem exatamente o mesmo nome do estádio e após alguns quarteirões eis que tive a primeira visão da bela casa do West Ham. 



Mais uma vez o acesso das estações do metrô ao estádio é de primeiro nível

De cara, a entrada principal, pela Green Street, de onde se vê as torres que fazem parte do escudo do clube. Em estilo bem clássico, o portão que dá entrada à parte administrativa do estádio me deixou de frente a uma das características britânicas marcantes: o respeito à memória. As típicas placas azuis que registram moradias de pessoas importantes que já faleceram ou locais históricos estão espalhadas por Londres. E na casa do West Ham são dois os homenageados: Bobby Moore, lenda do clube e capitão da Inglaterra na conquista da Copa de 1966, e Ron Greenwood, ex-técnico dos Hammers e também da seleção inglesa.

As homenagens a Ron Greenwood e Bobby Moore na fachada do estádio

Outro local bem interessante e também marcante em estádios ingleses é a loja oficial do clube. Uma infinidade de produtos da temproada corrente, copos, flâmulas, pôsteres, livros e, para mim, colecionador de camisas, um espaço especial, dedicado a uma série espetacular de camisas retrô, que não só são extremamente bem feitas, como retratam diversos momentos únicos da história do clube, como decisões de FA Cup. Interessante também notar as mudanças de escudos ao longo dos anos.


Quantidade de camisas retrô disponíveis em Upton Park impressiona

Loja do West Ham oferece inúmeras opções para os fãs



Homenagens não faltam. Duas esquinas abaixo do estádio está a estátua dos jogadores do West Ham campeões do mundo, Peters, Hurst, Bobby Moore e Wilson.  E dois setores de arquibancada também levam nomes de antigos ídolos, o capitão Bobby Moore e Trevor Brooking, que jogou mais de 500 partidas pelo clube entre 1967 e 1984, conquistando duas FA Cup (1975 e 1980).  



Os quatro campeões mundiais de 1966 pelo West Ham eternizados em uma estátua nas proximidades do estádio

Hoje com capacidade para 35.016 pessoas, Upton Park, que também foi usado pelo Charlton na temporada 1991/1992, já recebeu 42.300 pessoas em 1970, em uma partida contra o Tottenham, antes, claro, das reformas impostas pelo Relatório Taylor, nos anos 1990. Desde então, o estádio abrigou 35.500 torcedores, todos sentados, em um jogo contra o Manchester City em 2002. 















Confira a série Futebol na Terra da Rainha
Capítulo 19 - Por dentro do Emirates Stadium

Comentários

  1. Show! Gostaria de conhecer Upton Park antes que o West Ham se mude para o estádio Olímpico, se é que vai se mudar mesmo...
    Parabéns pela série.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, João! Outros posts ainda virão, hein? Abraços!

    ResponderExcluir
  3. você sabe o que ocorrerá com o Upton Park se o west ham for mesmo para o estádio Olimpico?

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rodrigo, tudo bom? Ainda não tem nada oficial, mas existe até a possibilidade de vender o espaço para alguma construção. Essa é uma das hipóteses - e, na minha opinião, a pior. O estádio é um marco da cidade e do futebol inglês.

    ResponderExcluir
  5. realmente uma pena se o estádio vim abaixo.

    ResponderExcluir
  6. Na torcida para que o West Ham continue usando o Upton Park. Quando uma estádio é demolido, uma parte da identidade do clube também é. Peguei uma simpatia pelos Hammers depois de ver o primeiro gol do Tevez por lá (ele comemorou pulando no meio da arquibancada).

    Uma pergunta: em dia de jogo, a loja do clube fica aberta? Eu vou assistir a um jogo do West Ham quando for para Londres, e tenho uma baita vontade de ter um camisa deles.

    Parabéns pelo blog! Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Cara... q blog show de bola, com o perdão do trocadilho...rs. Estou indo a Londres essa semana, mas ficarei apenas 3 dias lá e só consegui reservar um dia para visitas a estádios. E nessa época escurece por volta das 16 hs aqui na Europa. Já agendei a visita ao Stamford Bridge, mas quero mto ir ao Upton Park e no Emirates Stadium. Se der para chegar no Craven Cottage daí seria perfeito. Mas parabéns pelo blog e pelas visitas. Só nós apaixonados por futebol sabemos como é conhecer um estádio ao vivo e sentir a emoção de pisar num gramado ou sentar em uma arquibancada dessas. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio, Carlos! A Inglaterra é um lugar para se perder quando a gente fala de futebol. Vc pode passar quanto tempo for no país que ainda assim vai faltar alguma coisa para ver. Depois me conta o que achou. Abraço!

      Excluir
  8. Olá amigo,acompanho o Blog constantemente,e vejo seu belo trabalho nos estádios Ingleses,Upton Park é muito bonito mesmo bela matéria! Gostaria de saber se um dia irá nos estádios dos Londrinos, Crystal Palace,Milwall,Charlton e o Tottenham, abraços!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Victor, tudo bom? Em breve a série vai continuar não só com estádios londrinos como também com outros grandes palcos ingleses, como Elland Road e St. James Park. Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Frederico. Voltando ao post... impressionante mesmo a quantidade de camisas retrôs na loja, hein?
    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário