Futebol na Terra da Rainha - Capítulo 8 - Onde a FA foi fundada




Em Londres, na região do Covent Garden, um pub passa quase que despercebido pelas centenas de pessoas que passam pelo local diariamente. O Freemasons Arms é semelhante aos pubs de vários pontos da cidade, normalmente com uma arquitetura muito atraente e peças e referências de eventos que aconteceram há mais de um século. Mas o Freemasons tem uma história que poucos conhecem e que mesmo no pub é contada de maneira discreta. Foi lá, em 26 de outubro de 1863, que a Football Association, a popular FA, foi fundada. Lugar que desde sempre estava no meu roteiro de visitas na Inglaterra.
Na frente do Freemasons Arms: emoção por estar onde o futebol como a gente conhece nasceu

A mais antiga organização de futebol do mundo surgiu com o objetivo de unificar as diferentes regras que existiam nos primórdios do esporte, o que tornava uma partida entre equipes de diferentes locais quase impossível de ser realizada. O encontro que criou a FA foi o primeiro de uma série que definiu, ainda em 1863, as regras e a forma como todos conhecem o futebol até hoje. Se reuniram representantes de Barnes, War Office, Crusaders, Leytonstone, Crystal Palace (não o atual), o hoje clube de rugby Blackheath, Kensington, Perceval House e Surbiton School.
Matéria do Times sobre a fundação da FA emoldurada na parede do pub: documento histórico


Depois de seis encontros, todos no Freemasons Arms, as regras foram definidas e, em dezembro de 1863, Barnes e Richmond disputaram o primeiro jogo de futebol com as normas definitivas. O jogo terminou 0 a 0. Em 1871, o Blackheath, que participou da primeira reunião futebolística, se uniu a outros clubes e formou a Rugby Football Union.
Quadro com a matéria da criação da FA não ocupa um lugar de destaque no pub

No local, as referências são simples. A reprodução da matéria do jornal The Times que fala da constituição da FA, fica em um quadro discreto na parede do Freemasons. Emoldurado, é um documento histórico que mexe com a imaginação de qualquer fã de futebol.
Pub e táxin negro: símbolos de Londres, assim como o futebol

O pub é aberto a todos e funciona normalmente como qualquer outro estabelecimento do ramo na capital inglesa. No local, por muitas vezes tentei imaginar como teria sido aquela reunião e como as regras saíram dali para os estádios do mundo. Como um louco por futebol, só tenho a agradecer a turma que se reuniu ali naquele dia.
Saboreando um fish and chip e uma tradicional cerveja britânica. O lugar merecia mesmo uma comemoração

Histórico e com arquitetura charmosa, o Freemasons é o lugar simples onde, provavelmente, ninguém que esteve lá em outubro de 1863 imaginava que estava definindo as normas de uma paixão mundial, pouco alterada desde então, mas seguida por milhões.
Confira os outros capítulos da série
Capítulo 1 - Craven Cottage, o estádio do Fulham

Capítulo 17 - Museu do Chelsea
Capítulo 19 - Por dentro do Emirates Stadium

Comentários

  1. Jota, vc já retornou da Velha Albion?Rapaz, estou atrás de uma camisa do Huddersfield e um camarada da pelada foi lá e não achou...Sabe nada ele de futebol!Parabéns pelas reportagens e só não vou a Londres, pois detesto avião!Saudações!

    ResponderExcluir
  2. Tem que arrumar um jeito de ir a Londres, heheh. Eu tenho uma camisa especial do Huddersfield na minha coleção. Em breve farei um post sobre ela.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Parabens Jota pelas materias,ficaram espetaculares!! Moro em londres a 3 anos e tbm tenho esse fascinio pelos estadios ingleses.Tambem ja tive o habito de colecionar camisas de times de futebol,mas quando mudei pra ca ficou meio dificil de me locomover com mta coisa,mas estou voltando!!! Tenho uma do millwall q eh fantastica,e aproveitando suas materias estou planejando fazer um tour pelos estadios aki mensionados.Abracao e parabens novamente

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos elogios, Silvio. Ainda vou voltar à Inglaterra e engordar essa série especial, hehehe. Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário