Futebol na Terra da Rainha - Capítulo 16 - Museu do Arsenal


Clube grande que se preze não pode deixar de ter um museu. E quando esse clube tem muita história para contar e, ainda mais, quando essas histórias se entrelaçam com a história do futebol em si, nada melhor do que preservar a memória e exibir peças preciosas. É o que acontece com o Arsenal, que tem um belo museu ao lado do Emirates Stadium.

Espaço moderno e super bem dividido facilita trânsito dos visitantes do museu

E quando falo de história do futebol, dois ícones diretamente ligados ao Arsenal estão bem expostos logo na entrada do museu. Um quadro negro com os desenhos do famoso W-M, sistema tático que mudou a forma como os times de futebol passaram a jogar a partir dos anos 1930. O responsável pela criação desse sistema, Herberth Champman, ex-técnico dos Gunners, está eternizado em uma estátua ladeada por uma frase curta e grossa: "vou fazer desse clube o maior do mundo".

O esquema WM de Chapman: do Arsenal para mudar o jeito de jogar futebol no mundo

Estátua de Chapman dá as boas-vindas ao museu do Arsenal

Moderno, com fácil acesso a todo acervo, o museu do Arsenal permite aprofundar em momentos especiais não só do clube como de seus jogadores. As conquistas mais importantes estão espalhadas por todos os cantos, como a FA Cup de 1971, resgatada em camisa, vídeo e a estátua de Charlie George, deitado, da forma como comemorou o gol daquela conquista diante do Liverpool.

Charlie George, autor do gol do título da FA Cup 1971: eternizado

Outra passagem interessante mostra uma edição do Mirror que estampa a manchete "Arsenal conquista a Copa do Mundo", com uma foto de Petit e Vieira comemorando a vitória sobre o Brasil na final do Mundial da França de 1998. Além de Petit e Vieira, jogava no Arsenal na época e foi campeão do mundo Lebouf. Naquele mesmo elenco, Henry e Pires depois vestiram a camisa vermelha do clube e se tornariam ídolos eternos do Arsenal.

"Arsenal Campeão do Mundo": brincadeira bem humorada registrada no museu

Fatos históricos do clube são vistos em cada canto do museu. Difícil escolher qual deles chama mais atenção. As duas placas informativas sobre o primeiro e o último jogo realizados no antigo estádio de Highbury (que vai ganhar um post especial nesta série) são espetaculares, assim como uma espécie de uma constituição do então Royal Arsenal, da temporada 1891/1892, e o programa do amistoso entre o Arsenal e a Seleção Brasileira, nos anos 1960.

As placas do primeiro e do último jogo em Highbury

Documento histórico de 1891 preservado pelo clube

Programa de jogo do Arsenal contra a Seleção Brasileira na década de 1960

Claro que, como colecionador de camisas, não poderia deixar de me deslumbrar com peças valiosas espalhadas por todos os lugares do museu. São camisas de várias épocas do clube, autografadas, entremeadas por chuteiras, bonés, agasalhos, luvas e bolas. Cada uma conta uma história específica e monta um painel especial da trajetória dos 125 anos do Arsenal, como pode ser conferido nessa série de fotos abaixo.








Os ídolos estão representados e reverenciado em todo o espaço. O museu une as peças antigas a uma moderna estrutura, com TVs que mostram gols e jogos históricos e sessões especiais de determinados jogadores. Acessíveis e simples de usar, as interações que o local permite o tornam um espaço ainda mais prazeroso de se visitar.

Prático e interativo, museu do Arsenal é uma atração especial para fãs de futebol

Outros posts especiais sobre o Arsenal:
Henry, a volta para casa de um ídolo
Dia de Champions League no Emirates
Camisa do Arsenal usada na final da FA Cup de 1971


Outros capítulos da série sobre o futebol inglês:
Capítulo 1 - Craven Cottage, o estádio do Fulham
Capítulo 2 - No Notts County, o clube mais antigo da Inglaterra
Capítulo 3 - Nottingham Forest e o City Ground
Capítulo 4 - Leyton Orient e seu Matchroom Stadium
Capítulo 5 - Wembley, capital mundial do futebol

Capítulo 6 - This Is Anfield
Capítulo 7 - Vendo um jogo da Champions League no Emirates
Capítulo 8 - Onde a FA foi fundada e as regras do futebol, unificadas
Capítulo 9 - Stamford Bridge, um senhor de 135 anos de idade
Capítulo 10 - Old Trafford, o teatro dos sonhos
Capítulo 11 - Carling Cup no Loftus Road, do QPR
Capítulo 12 - Goodison Park e suas únicas histórias
Capítulo 13 - Alessandro, o preparador físico do Nottingham Forest

Capítulo 14 - Na casa do Manchester City
Capítulo 15 - Museu do Liverpool

Comentários

  1. Fred, gostei muito da série, e como fã do Arsenal principalmente dos topicos relacionados aos Gunners. Parabéns. abraço

    Lucas Carneiro Gonçalves

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Bacana demais! Você tem algum dado, foto ou vídeo sobre o jogador Bob Benson, falecido no ano de 1916? Grato pela atenção! Obrigado!
    Rodrigo - Fã Arsenal

    ResponderExcluir

Postar um comentário