Gazinsky: o primeiro gol pela seleção a gente nunca esquece


Meia russo marcou pela primeira vez com a camisa da seleção exatamente na abertura desta Copa, nos 5 a 0 contra a Arábia Saudita. Primeiro gol do Mundial abriu caminho para a goleada

A Copa do Mundo de 2018 começou a todo vapor, com uma sonora goleada da anfitriã, a Rússia, que fez 5 a 0 na Arábia Saudita. O placar em si já entrou para a história dos Mundiais por ter sido a maior goleada em jogos de abertura - levando em conta que esse tipo de partida foi instituído ao longo dos anos, normalmente colocando em cena a seleção da casa ou o atual campeão. Nas primeiras edições, era comum ter vários jogos simultâneos, como já contei aqui no blog.

Nos últimos meses apresentei para os leitores os autores dos primeiros gols de cada Copa do Mundo realizada até 2014. Foram muitas histórias curiosas, desconhecidos que tiveram um momento de destaque e estrelas do primeiro quilate que deixaram sua marca na fascinante trajetória dos Mundiais. Todos esses personagens foram ilustrados pelo genial André Fidusi. A série, claro, não poderia terminar por aqui. Chegou o momento de falar do autor do gol inaugural desta Copa da Rússia. O Fidusi, eficiente como sempre, já criou a sua versão para Yury Gazinsky.




Gazinsky precisou de apenas 12 minutos para abrir o placar diante de 78.011 pessoas no estádio Luzhniki, em Moscou, que será também palco da final da Copa, no dia 15 de julho. O grandalhão (1,80m) meia do Krasnodar fez, de cabeça, o gol que abriu o Mundial e que também abriu o caminho para a maior goleada da Rússia na história das Copas - no momento em que escrevo este post, os donos da casa já estão classificados para as oitavas, superando a expectativa de muitos, que não acreditavam em um bom papel russo, mesmo jogando em casa. Veja abaixo como foi o gol.




Nascido em julho de 1989 em Komsomolsk-on-Amur, nos então últimos capítulos da União Soviética, Gazinsky iniciou a carreira no Smena, da sua cidade natal, em 2007. Em 2010, chegou ao Luch-Energiya, de onde saiu para defender o Torpedo, na capital russa. Desde 2013 é jogador do Krasnodar. 

Em 2015, foi convocado pela primeira vez para a seleção russa e estreou em um amistoso contra a Turquia. Neste ano, foi incluído na lista estendida para o Mundial e apenas no dia 3 de junho teve seu nome confirmado na lista definitiva dos donos da casa. O jogo contra a Arábia Saudita foi apenas o seu sétimo com a camisa da Rússia. E o gol? Sim, foi o seu primeiro vestindo as cores de seu país! Nada mau, hein?  

Confira os outros capítulos da série
2014 - Marcelo (Brasil, contra)
1954 - Milos Milutinovic (Iugoslávia)

Comentários