Lahm, o capitão multifuncional da Alemanha

Então lateral-esquerdo, Lahm fez o primeiro gol da Copa do Mundo de 2006, contra a Costa Rica. Em sua carreira, além de títulos, colecionou atuações em várias posições


As bases da geração vitoriosa da seleção da Alemanha que brilhou no Mundial de 2014 começaram a ser plantadas quando o país recebeu a Copa do Mundo de 2006. A equipe, comandada por Jurgen Klinsmann e pelo auxiliar Joachim Low, tinha jovens como Schweinsteiger, Podolski e Mertesacker, além de um jovem líder, Philipp Lahm, que em sua estreia em Copas, marcou logo o primeiro gol do Mundial da Alemanha, contra a Costa Rica. Lahm, o capitão campeão do mundo de 2014, é o personagem deste post - ganhou essa bela ilustração de André Fidusi (abaixo).



Lahm precisou de 6 minutos para abrir o placar contra a Costa Rica em Munique, diante de 66 mil torcedores naquele 9 de junho de 2006 - o jogo terminaria 4 a 2 para os anfitriões (neste Mundial, o dono da casa voltou a abrir a Copa, não mais o então campeão). O mesmo Allianz Arena que tanto apreciou o talento de um jogador que brilhou pelo Bayern, conquistando tudo o que era possível. Quinto jogador com mais partidas pela Alemanha (113), Lahm marcou 5 gols com a tradicional camisa. Mas esse foi inesquecível.

Nascido na própria Munique, Lahm estreou pela seleção aos 20 anos, em 2004. Começou a carreira no Bayern e teve uma passagem por empréstimo, entre 2003 e 2005, pelo Stuttgart - inclusive, foi como jogador do Stuttgart que foi chamado pela primeira vez pela equipe nacional. De volta ao Bayern, venceu 8 Bundesligas, 6 Copas da Alemanha, a Champions League (2013) e o Mundial de Clubes, também em 2013.

Jogador extremamente tático, atuou nas duas laterais e também como volante. Líder, foi fundamental para as equipes que defendeu. Com 22 anos, foi o único jogador que jogou todos os minutos da Copa pela Alemanha em 2006, quando ficou em terceiro lugar. Em 2010, repetiu os feitos: ficou todo o tempo possível em campo, o único a fazer isso pela Alemanha, e ficou com o terceiro lugar. Mas ganhou a responsabilidade de ser o capitão da equipe - o mais jovem capitão da história alemã em Copas (26 anos). Disputou também três Eurocopas - foi vice em 2008 e semifinalista em 2012.

Relembre o gol de Lahm contra a Costa Rica em 2006




A consagração definitiva veio em 2014, quando foi um dos líderes da equipe que conquistou o tetracampeonato no Brasil. Surpreendentemente, ainda em 2014, aos 30 anos, anunciou sua aposentadoria da seleção. Em maio de 2017, aos 33 anos, novo ainda para os atuais padrões do esporte, encerrou sua vitoriosa carreira.

Copa na Alemanha, tetra da Itália
A Alemanha fez uma ótima Copa, o que deixou satisfeitos os torcedores e o próprio comando do futebol alemão, que sabia que se tratava de uma época de transição. Na primeira fase, além da vitória sobre a Costa Rica, a Alemanha fez 1 a 0 na Polônia e 3 a 0 no Equador. Nas oitavas, fez 2 a 0 na Suécia e, nas quartas de final, eliminou a Argentina nos pênaltis. Na semifinal, a única derrota: em Dortmund, na prorrogação, a Itália fez 2 a 0 e encerrou o sonho alemão. A Alemanha ficou com o terceiro lugar, ao vencer Portugal por 3 a 1.

A campeã Itália também foi a líder de seu grupo, vencendo Gana e República Tcheca e empatando com os Estados Unidos. Nas oitavas, bem ao seu estilo, fez o básico para vencer a Austrália (1 a 0). Antes de tirar a Alemanha na semifinal, despachou a Ucrânia com propriedade nas quartas (3 a 0). Na decisão que entrou para a história pela cabeçada de Zidane em Materazzi, levou o tetra ao derrotar a França nos pênaltis.


1954 - Milos Milutinovic (Iugoslávia)

Comentários