Tshabalala e o gol do garoto de Soweto


Meia sul-africano nascido em região separada para os negros em Joanesburgo fez
o primeiro gol da Copa do Mundo realizada em seu país, em 2010


A primeira Copa do Mundo na África não poderia ter começado de uma melhor forma. Aos 10 minutos do segundo tempo, o meia Tshabalala abria o placar para a África do Sul contra o México no estádio Soccer City, em Joanesburgo, diante de 84.490 torcedores. Os donos da casa fizeram uma festa incrível, com direito a dancinha perto da bandeira do escanteio e tudo o mais. O empate mexicano, com Rafa Marquez, colocou água no chope sul-africano naquele 11 de junho, mas o gol colocou o jogador, nascido na região de Soweto. Um gol que significou muito. O ídolo sul-africano foi retratado pelo ilustrador André Fidusi para esta série especial sobre os jogadores que marcaram o primeiro gol de cada Mundial.



A identificação com o local é tão grande que Tshabalala está desde 2007 no Kaizer Chiefs, clube baseado em Soweto. A região é muito mais do que uma simples localidade na região metropolitana de Joanesburgo. Foi estabelecida em 1963 como uma região para que os negros vivessem, uma deplorável consequência do triste regime do Aparthaid. Foco de resistência contra o racismo, Soweto ganhou sua independência de Joanesburgo em 1983, tendo sua própria administração e, na época, já congregando não só os mais pobres, como negros de classe média e trabalhadores em geral.

Um dos dias mais grotescos da história da humanidade foi vivido em Soweto, em junho de 1976. Uma manifestação pacífica de estudantes contra a disparidade com que eram tratadas as infames "escolas para negros". A polícia repreendeu com bombas de gás lacrimogênio e tiros e o número de mortos no massacre chegou, oficialmente, a 176 - outras fontes afirmam que foram mais de 500.

Foi neste cenário que Tshabalala nasceu em 1984, quando a África do Sul ainda vivia sob o lamentável regime de segregação. Não teve uma vida fácil, vivendo em uma casa simples com avós e primos, sustentados pelo trabalho de taxista pai do futuro jogador. O meia viveu na mesma casa até os 19 anos, quando começou nas categorias de base do Kaizer Chiefs. Seu gol na Copa foi extremamente marcante por ter sido marcado por alguém com uma trajetória muito comum a milhares de conterrâneos, muitos deles nascidos em Soweto.

O histórico gol de Tshabalala, com dancinha e tudo o mais: 




Sua carreira profissional começou no Alexandra United e, antes de voltar para o Kaizer Chiefs em 2007, Tshabalala defendeu o Free State Stars. Com mais de 200 jogos e vários títulos pelo clube de Soweto, o meia é o jogador do Kaizer Chiefs com mais convocações para a seleção sul-africana (84). No total, Tshabalala fez 91 jogos e 12 gols pela África do Sul. Nenhum tão especial quanto aquele de 11 de junho de 2010.

Espanha em alta na África
Apesar do empate contra o México (1 a 1) e da vitória contra a França (2 a 1), a África do Sul, treinada por Carlos Alberto Parreira, não se classificou para as oitavas de final da Copa de 2010, entrando para a história como o primeiro país sede a não passar da primeira fase. Para a eliminação, pesou a derrota no segundo jogo para o Uruguai (0 a 3).

Enquanto isso, a Espanha, que estreou mal, perdendo para a Suíça (0 a 1), foi avançando de maneira discreta. Na primeira fase, derrotou Honduras (2 a 0) e Chile (2 a 1). A partir daí, 1 a 0 virou goleada. Foi assim que passou por Portugal, Paraguai e Alemanha para chegar à final contra a Holanda, vencida por... 1 a 0, gol de Iniesta na prorrogação. Título merecido de uma seleção eficiente que encantou o mundo e conquistou também as Eurocopas de 2008 e 2012.


1954 - Milos Milutinovic (Iugoslávia)


Comentários