Camisa especial do Arsenal usada na conquista da FA Cup em 1971

Um dos aspectos mais interessantes que observei na minha recente viagem à Inglaterra é a quantidade de produtos que os clubes oferecem em suas lojas. Entre eles, uma série gigantesca de camisas retrôs, produzidas em larga escala e referentes a diversos momentos históricos de cada clube.


Os clubes ingleses sempre tiveram o hábito de criar camisas específicas para determinados jogos. E com o Arsenal não foi diferente em relação à final da FA Cup de 1971. Naquele ano histórico para o clube, a equipe venceu o Liverpool por 2 a 1 na final, em Wembley, com todos os gols marcados na prorrogação - e de virada.

Na ocasião, o clube usou uma camisa amarela com golas e bordas das mangas azuis, com detalhes especiais bordados ao redor do escudo: o "1971" e uma taça (no formato do troféu da FA Cup), abaixo e acima do tradicional canhão que faz parte do escudo dos Gunners. O ano tem um significado especial para o clube, porque se trata do primeiro double da história do Arsenal, ou seja, a primeira vez que a equipe conquistou na mesma temporada os títulos inglês e da FA Cup. E, mais importante ainda: a temporada encerrou um jejum que já durava desde a década de 1950 - a última taça antes do ano do double foi o Inglês de 1952/53.