Em 2014, pela primeira vez na história, o Atlético vai jogar a Libertadores em dois anos seguidos. Desde o início da principal competição sul-americana, em 1960, o Galo marcou presença em cinco edições do torneio (entre os 12 maiores clubes brasileiros, só tem número de participações superior ao do Botafogo, que jogou agora sua quarta Libertadores). O clube jogou as competições de 1972, como campeão brasileiro do ano anterior, e as de 1978, 1981, 2000 e 2013, todas como vice-campeão nacional. Neste ano, entra como o atual campeão.
A partir deste post, publicado originalmente no ano passado, o blog vai mostrar como foram as participações alvinegras na Libertadores, começando pela campanha de 1972, quando foi eliminado na fase de grupos e terminou a competição em um modesto 14º lugar entre os 20 participantes (dois clubes de dez países). O campeão foi o Independiente, da Argentina, que venceu o Universitario, do Peru, na final.
O Atlético fez parte do grupo 3, com o São Paulo e os paraguaios Olimpia e Cerro Porteño. Apenas o campeão do grupo seguia na competição. A estreia alvinegra em Libertadores aconteceu no dia 30 de janeiro, quando recebeu o São Paulo e empatou em 2 a 2. O Mineirão recebeu 30.065 pagantes. O São Paulo abriu 2 a 0, com Terto e Toninho Guerreiro. O Galo empatou no segundo tempo com Vanderlei Paiva e Dario. O primeiro time do Atlético que entrou em campo por uma Libertadores foi comandado por Telê Santana e entrou em campo com Renato; Humberto Monteiro, Grapete, Vantuir e Oldair; Vanderlei Paiva e Humberto Ramos; Ronaldo (Guará), Dario, Lola (Spencer) e Tião.
Dario participou do primeiro jogo do Galo pela Libertadores e deixou sua marca |
O segundo jogo também foi em casa e novamente o Galo não saiu do empate. A equipe ficou no 1 a 1 com o Cerro Porteño, no dia 1º de março. A chance de aproveitar o fator casa não existiu para o Atlético naquela Libertadores, já que o terceiro jogo foi também no Mineirão, contra o Olimpia, quatro dias depois. Outro empate, desta vez em 0 a 0.
Vanderlei Paiva, volante campeão brasileiro de 1971, foi um dos titulares do Galo na Libertadores de 1972 |
Com três empates em três jogos, o Atlético teria que resolver sua vida fora de casa, em três jogos consecutivos. E no primeiro deles, no dia 9 de março, mais um empate, desta vez contra o São Paulo, novamente 0 a 0. Restava, então, os dois jogos em Assunção. O primeiro deles, contra o Olimpia, ficou marcado como a primeira grande confusão envolvendo o clube em uma Libertadores. O jogo estava empatado em 2 a 2 quando o juiz expulsou o quinto jogador do Galo. Com seis em campo, a partida foi interrompida e os pontos dados para o time paraguaio. A despedida foi melancólica, com uma derrota de 1 a 0 para o Cerro Porteño.
A equipe do Independiente de 1972, campeã da Libertadores daquele ano |
Com o ponto que não foi computado no jogo da confusão contra o Olimpia, o Atlético terminou em último lugar no grupo, com 4 pontos. O São Paulo, que fez 8, se classificou e foi direto para a fase semifinal, formada por dois grupos de três. O time paulista acabou eliminado pelo Independiente, que terminaria como campeão da Libertadores daquele ano.
Muito bom texto. Bora Galo, rumo ao título da Libertadores 2013!
ResponderExcluirToda a história de honras e glórias do Galo na Libertadores! kkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirhahahhahahhaha que bicharada mais hilária é essa de Vespasiano
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluire ainda tem coragem de escrever umas coisas dessas!!!
Este é o resumo da história mais marcante e gloriosa do galo na libertadores!!
ResponderExcluirgalo, nunca me decepcionando!! huahuahuahuahua!!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirMuito bom o texto... que bela história! épica! uma história marcada por... por... 5 empates uma derrota!... O Heroico Atlético conseguiu alcançar o... o... a... hum?... Ultima colocação do Grupo na primeira fase!
ResponderExcluirO GALO ESTA SEMPRE NA FRENTE. MAS AS CIRCUSTÂNCIA DESTE TRAJETO NÃO SEI POR QUE O GLORIOSO ATLÉTICO NÃO TEM ESTA LIBERTADORES POR QUE PARA MIM CAMPEÃO DO GELO QUE DIZ É O VERDADEIR0 MUNDIAL DE CLUBES.
Excluiresse feinho ai deve ser cruzeirense pra zuar a franga desse jeito...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ResponderExcluirlebron shoes
ResponderExcluirgolden goose
supreme shirt
yeezy 700
kyrie irving shoes
supreme
kobe 11
curry shoes
golden goose francy
curry
click here to investigate best replica bags check these guys out replica bags from china useful reference replica gucci
ResponderExcluir