Galo vence, está perto da permanência, mas precisa mudar rotina de luta para não cair

O Atlético está bem perto de se livrar definitivamente do risco de cair para a Série B. A vitória de ontem contra o Coritiba deixou o time com 42 pontos, pontuação que pode até livrar o time mesmo que perca suas três últimas partidas (dependendo, claro, de uma combinação de resultados). Agora perto de encerrar mais um drama, o questionamento tem que ser outro: até quando o clube vai viver esse tipo de situação em Campeonatos Brasileiros?

Time mostrou união e começou a crescer no Brasileirão. Exemplo deve ser mantido em 2012

Entre ontem e hoje, ouvi de vários atleticanos uma frase que muito me assusta: "nem vou me preocupar com o jogo de domingo, contra o Corinthians, porque a chance do Galo perder é muito grande". Em outros tempos, o Atlético iria enfrentar qualquer um com a possibilidade de vitória. Esses péssimos últimos anos é que deixaram no torcedor essa desconfiança. Torcer para o Cruzeiro ser derrotado, goleado ou rebaixado faz parte da rotina de qualquer atleticano, assim como o cruzeirense também tem esses hábitos. O fato é que o torcedor merece, mesmo, agregar disputas de título à rotina.


Para mudar esse cenário, muitas lições podem ser tiradas do jogo de ontem, em Sete Lagoas. O time ainda é instável, corre riscos desnecessários e precisa de alguns reforços. Mas tem bons jogadores que podem e devem formar a base para o ano que vem. As mudanças excessivas de atletas, tanto em compras quanto em vendas nos últimos anos, prejudicaram a formação de uma equipe que, estabilizada, poderia se habituar a ficar nas partes mais altas da tabela.

Leonardo Silva alternou boas e más atuações, mas tem crédito

O Atlético tem dois bons zagueiros, Réver especialmente, que é um dos melhores do país. Mas que, ontem, exagerou em algumas firulas completamente desnecessárias que poderiam resultar em gols do Coritiba. Leonardo Silva é mais inconstante, mas tem qualidade. Depois de algum tempo, o time tem laterais que ocupam bem seus espaços. Carlos César e Triguinho não jogaram ontem e ficou claro como a equipe sente a falta deles. Contra o Coxa, Serginho mostrou dificuldades para sair jogando e deu espaços na defesa, enquanto Richarlyson, que está sendo muito útil nesta reta final, deixou o setor defensivo desguarnecido - o gol paranaense saiu por ali. Uma defesa firme evita que o goleiro seja muito exposto. Renan Ribeiro alterna ótimos momentos com falhas gritantes. Tem qualidades mas ainda não passa 100% de segurança.

Futebol de Fillipe Soutto cresceu depois da chegada de Pierre, enquanto Renan Oliveira (esq.) não se explicou ainda

No meio-campo, Pierre é o cão de guarda que o time não tinha desde a última boa campanha no Brasileiro, em 2009, quando Jonílson fez o básico. A firmeza de Pierre ajuda Fillipe Soutto a sair com mais qualidade e auxiliar o trabalho de Bernard, fundamental nos contra-ataques e no trabalho com os atacantes. Falta um meia que corresponda sempre para jogar com o garoto. Daniel Carvalho oscilou em 2011 e não tem reservas de qualidade. Renan Oliveira e Mancini, que jogaram ontem, estiveram muito abaixo do titular.

Richarlyson e Bernard cresceram muito no decorrer do campeonato. Jovem meia é titular absoluto

No ataque, André cresceu no decorrer do campeonato, Neto Berola é sempre uma boa opção, mas o time precisa de um fazedor de gols - que pode surgir no momento em que os meias chegarem com mais qualidade. Marquinhos Cambalhota pouco jogou no ano, Magno Alves está em baixa e Guilherme foi uma decepção.

Berola é uma ótima opção para ter no elenco, mas precisa ainda melhorar sua condição física

Fiz uma análise detalhada dos setores para mostrar que o time tem uma base que pode dar ao clube um recomeço em um nível melhor em 2012. Quando alguns jogadores foram dispensados no segundo semestre e o elenco foi enxugado, o time começou a ter uma base e a reagir. As lições estão aí, prontas para serem colocadas em prática e para evitar que, no ano que vem, a quatro rodadas do fim do Brasileirão, o Atlético não esteja comemorando uma vitória suada contra o Coritiba em casa e festeje apenas a permanência na primeira divisão.

Fotos: Vinnicius Silva

Comentários

  1. Até que enfim o Galo venceu, agora pra mim, precisa de mais uma vitória e está salvo da Série B 2012.

    ResponderExcluir
  2. Movimento 'Fora Kalil'

    Um grupo de torcedores atleticanos intitulados “Grupo por um Galo forte e vingador” lançaram nesta quarta-feira um movimento contra a reeleição do atual presidente do Atlético, Alexandre Kalil.

    No manifesto, os torcedores listaram vários motivos para que outras pessoas se juntem ao movimento.

    SEGUE O LINK: http://www.forakalil.com.br/

    ResponderExcluir
  3. devemos ser torcedor não fanáticos atleticanos devemos lembrar de quem tirou o galo do maior sufoco que nós tivemos foi o kalil o galo não tinha dinheiro nem para pagar os faxineiros hoje o galo não passa por essas vergonhas de cobradores querendo tomar os bens do galo o time tem é que cresser lutar por posições melhor no campionato principalmente quando o nosso maior rival estar em decadencia imagina se o galo estivesse em quarto ousegundo e não jogasse com o cruzeiro e outro time não se vendesse o crucru estava em segunda

    ResponderExcluir
  4. devemos ser torcedor não fanáticos atleticanos devemos lembrar de quem tirou o galo do maior sufoco que nós tivemos foi o kalil o galo não tinha dinheiro nem para pagar os faxineiros hoje o galo não passa por essas vergonhas de cobradores querendo tomar os bens do galo o time tem é que cresser lutar por posições melhor no campionato principalmente quando o nosso maior rival estar em decadencia imagina se o galo estivesse em quarto ousegundo e não jogasse com o cruzeiro e outro time não se vendesse o crucru estava em segunda

    ResponderExcluir
  5. devemos ser torcedor não fanáticos atleticanos devemos lembrar de quem tirou o galo do maior sufoco que nós tivemos foi o kalil o galo não tinha dinheiro nem para pagar os faxineiros hoje o galo não passa por essas vergonhas de cobradores querendo tomar os bens do galo o time tem é que cresser lutar por posições melhor no campionato principalmente quando o nosso maior rival estar em decadencia imagina se o galo estivesse em quarto ousegundo e não jogasse com o cruzeiro e outro time não se vendesse o crucru estava em segunda

    ResponderExcluir

Postar um comentário