Começou a Champions League!

Os clubes europeus estão de férias, certo? O momento é de pré-temporada e de mercado aberto para negócios, ok? Não para os clubes pequenos que começaram hoje a disputar a... Liga dos Campeões! Isso mesmo! A mais importante competições de clubes do mundo já começou, com o clássico entre Santa Coloma (Andorra), que perdeu em casa por 2 a 0 para o Dudelange (Luxemburgo), e a disputa entre o Tre Fiori (San Marino) e o Valletta (Malta), que terminou com a vitória do Valletta por 3 a 0, fora de casa. E assim começou a primeira fase classificatória.

Os dois classificados desses confrontos se juntam a outros 32 times na segunda fase classificatória. Um sorteio que divide os times com melhores coeficientes é realizado para definir os confrontos. Nesta fase, os 17 com o melhor coeficiente não se enfrentam. Estão nessa etapa equipes que passaram por grupos da Champions League recentemente, como o Partizan (Sérvia), Bate Borisov (Bielorússia) e Hapoel Tel Aviv (Israel), e equipes tradicionais como o Malmö (Suécia) e Dínamo Zagreb (Croácia).

Os 17 classificados se unem a Rangers (Escócia), Kobenhavn (Dinamarca) e Genk (Bélgica) na terceira fase classificatória, onde também serão divididos por coeficientes para serem sorteados. Na etapa seguinte, os sobreviventes são divididos em duas chaves, uma que reúne cinco confrontos entre equipes que não foram campeãs em seus países, como Benfica (Portugal), Rubin Kazan (Rússia) e Panatinaikhos (Grécia), que vão pegar Bayern (Alemanha), Arsenal (Inglaterra), Lyon (França), Villarreal (Espanha) e Udinese (Itália). Os classificados, enfim, chegam à fase de grupos. Outra reúne apenas os campeões nacionais, também com cinco confrontos e de onde sairão os últimos integrantes da fase de grupos.

Na fase de grupos já estão Barcelona, Real Madrid e Valencia (Espanha); Manchester United, Chelsea e Manchester City (Inglaterra); Milan, Internazionale e Napoli (Itália); Porto (Portugal); Shakthar Donetsk (Ucrânia); CSKA e Zenit (Rússia); Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund (Alemanha); Otelul Galati (Romênia); Ajax (Holanda); Basel (Suíça); Fenerbahçe (Turquia) e Olympiakos (Grécia).

Comentários