Ranking dos clubes no Facebook

O site Futebol Finance, o mesmo que fez o ranking dos cem jogadores mais bem pagos do mundo, que divulguei aqui, lançou outra matéria com dados interessantes, desta vez o Futebol Facebook Ranking, que pretende ser mensal e medir o alcance das marcas oficiais dos clubes na internet. O Facebook tem mais de 660 milhões de usuários e é um indicador muito interessante para medir a visibilidade do time. Segundo o site, como de maneira geral, as pesquisas sobre torcedores têm como base um número reduzido de entrevistas, cerca de mil, segundo o Futebol Finance, com o Facebook, se atinge 23,5% dos usuários da internet no mundo. Foram listados 50 clubes.

O ranking traz números expressivos e bem interessantes de serem observados. O clube com o maior número de seguidores é o Barcelona, com 13,9 milhões. O Manchester United é o segundo, com 12,9, e o Real Madrid, o terceiro, com 12,8 milhões. Depois, um salto colossal para o quarto e o quinto colocados, Arsenal e Liverpool, com 5,6 milhões e 5,4 milhões de seguidores, respectivamente.

A primeira surpresa é o Galatasaray, da Turquia, sexto na lista, com 5,2 milhões. O rival Fenerbahçe é o oitavo, com 3,8 milhões. O primeiro clube fora da Europa a aparecer é o Boca Juniors, da Argentina, com 1,8 milhão. O Corinthians é o segundo não-europeu e o primeiro brasileiro, em 15º lugar, com 533 mil. Também aparecem na lista o Flamengo (20º, com 468 mil), São Paulo (31º, com 215 mil), Palmeiras (35º com 175 mil) e Vasco (40º, com 153 mil).

Além de clubes sul-americanos e europeus, apenas mexicanos. E três, América, Chivas e Cruz Azul, bem posicionados, em 19º, 24º e 25º. Países com pouca representatividade no mundo da bola também têm clubes na lista, como Grécia (Olympiakos e Panathinaikos), Bulgária (CSKA Sofia) e Bélgica (Anderlecht).

A Inglaterra é o país com mais clubes entre os 50 maiores do Facebook, com dez representantes. É seguido de perto pela Alemanha, que tem oito. A Itália, que empata com o Brasil em terceiro lugar, mostra uma surpresa: o Napoli, segundo italiano da lista (21º, atrás do Milan, que é o 9º), tem mais popularidade no Facebook do que clubes com mais títulos e torcida no país, como Internazionale (26º) e Juventus (42º).

Comentários