Os 100 maiores salários do futebol mundial


Cristiano Ronaldo: 1 milhão de euros por mês

O site Futebol Finance publicou no início desta semana, pelo quarto ano consecutivo, a lista dos maiores salários do futebol mundial, desta vez com cem nomes, ao invés dos 50 habituais até o ano passado. O site explica que os valores são oficiosos e aproximados, izem respeito aos salários brutos e não incluem contratos publicitários, bichos e outras receitas. Para ficar mais fácil, todos são registrados em euros, para efeito de comparação. Surpresas não faltam.

A lista é liderada por Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, que ganha nada menos do que 1 milhão de euros por mês. Messi, do Barcelona, vem em seguida, com 875 mil euros mensais. Até aí, nenhuma surpresa (a não ser pelos números altíssimos). Mas o terceiro lugar.... A posição é dividida por dois jogadores que atuam na Premier League, a primeira divisão inglesa, a mais rica do mundo. Sabem de quem se trata? De Fernando Torres, do Chelsea, e..... Yayá Touré, do Manchester City, que recebem 833 mil euros mensais. Vai entender...

O primeiro brasileiro da lista é Kaká, do Real Madrid, sexto mais bem pago. O Real, aliás, tem nada menos do que 12 jogadores entre os 100, mesmo número do.... Manchester City!!!! Depois, os clubes que mais reúnem atletas caros são Manchester United (9), Barcelona e Chelsea (8), Internazionale e Milan (6), Liverpool e Bayern Munique (5).

A Inglaterra reúne 37 jogadores e lidera o ranking dos países. Espanha (23), Itália (18), Alemanha (10) e França (6) são os mais bem colocados.

Dois jogadores que atuam no Brasil estão na lista. Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, é o 46º, com salários mensais de 416 mil euros. Deco, que mal atua pelo Fluminense, é o 91º, com 333 mil euros.

Duas estrelas que fizeram sucesso na Inglaterra e que hoje, em final de carreira, atuam no incipiente futebol norte-americano, ganham muito bem para jogar futebol na terra do soccer. David Beckham, do LA Galaxy, é o 67º, com 375 mil mensais (mais milhares de patrocínio...), enquanto Henry, do New York Red Bulls, recebe a bolada de 316 mil euros por mês. Nada mau, né?

Outras dois países são representados na lista. A Rússia, com o Dynamo Moscou, que paga razoáveis 458 mil euros por mês ao brasileiro/alemão Kevin Kuranyi (exagero, hein?) e... o País de Gales! Isso mesmo... O único representante na lista de um time galês e, ao mesmo tempo, de uma equipe que joga a segunda divisão (no caso, a Championship, a segundona inglesa) é Craig Bellamy, ex-Manchester City, atualmente no Cardiff City, que luta para chegar à Premier League. E aí, o que acha de pagar 358 mil euros por mês a Bellamy?


Comentários