A penúltima rodada do Mineiro e o que vem por aí



Está quase tudo definido na primeira fase do Campeonato Mineiro. A rodada do final de semana marcou a classificação definitiva de Atlético, América e América-TO e deixou a batata assando para três clubes, Ipatinga, Democrata e Funorte, que vão brigar na última rodada para não cair. Mostrou também uma boa recuperação do América, a confirmação do bom futebol do América-TO, a (aleluia!) primeira vitória do Ipatinga e alguns fatos relevantes no jogo do Atlético. Meu palpitão deu 100% certo pela primeira vez também e acertei na mosca o resultado das partidas, conforme falei aqui na sexta-feira.

Em Poços de Caldas, o reformulado Atlético mostrou alguns sinais positivos. Não foi um primor a partida, mas valeu pela experiência com Bernard na sua posição. O meia foi mais produtivo e participativo do que Renan Oliveira e foi bem até quando esteve na lateral direita, deslocado. Aliás, como mostrou evoluçã, Bernard tem que jogar no meio campo e não na lateral. Fillipe Souto manteve o bom nível e Leleu pode render ainda mais. Enfim, gostei muito da utilização dos jovens no time. Pode estar aí o início de uma nova fase para o Atlético. Por outro lado, a lateral direita continua uma lástima com Rafael Cruz, Serginho segue perdido, Jackson não pode ser titular e Mancini ficou perdido no ataque. Daniel Carvalho mostrou que mesmo muito fora de forma é mil vezes melhor do que a turma que andava jogando no setor, enquanto Magno Alves comprovou ser um ótimo finalizador. E vou ser justo: Ricardo Bueno é uma lástima, mas foi razoavelmente bem ontem. O que não significa que ele deva ser titular ou mantido no elenco. Confira na arte de Frederico Machado, acima, como o Galo entrou em campo ontem.

Em Sete Lagoas, diante de 652 testemunhas, o América mostrou poder de reação depois de um primeiro tempo de doer. Vacilo que não terá como reverter no Brasileirão, quando o Coelho não terá pela frente um time tão ruim quanto o do Democrata. A vitória de virada dá ânimo para o grupo, mas os erros devem ser muito bem apontados e corrigidos enquanto há tempo.

O outro América, o de Teófilo Otoni, provou porque era favorito contra o Villa, garantiu a vaga, aumentou a empolgação, tem vaga garantida na Série D do Brasileirão e pode fazer uma gracinha na Arena do Jacaré domingo que vem, quando enfrenta o Atlético. O América tem 21 pontos e se vencer o Galo pode terminar até em segundo lugar, dependendo do resultado do xará de BH, que joga fora contra o Villa e tem só um ponto a mais. É um time bem montado e que tem o entusiasmo do momento a seu favor. Jogo de domingo que vem vai ser duro.

O Guarani foi outro que se deu bem na rodada. Melhor do que o Funorte, fez o dever de casa, venceu, se livrou do rebaixamento e empurrou o rival para a decisão na última rodada. No Vale do Aço, o Ipatinga enfim venceu - e na hora que precisava. Detonou o Uberaba, a decepção do interior, e depende só dele mesmo para ficar na primeira divisão. A tabela ajuda e o Tigre recebe o eliminado Tupi na última rodada. Uma vitória e o Ipatinga fica na elite.

Última rodada
Por enquanto, as semifinais teriam Cruzeiro (1º, com 25 pontos) contra o América-TO (4º, com 21) e o Atlético (2º, com 23) pegando o América (3º, com 22). As posições podem mudar na última rodada, com todos os jogos no próximo domingo. O Cruzeiro joga fora de casa contra o Uberaba e tem que vencer para não perder a liderança. O Atlético recebe o América-TO e, vencendo, garante o segundo lugar. Se empatar, pode ser superado pelo Coelho, que vai a Nova Lima pegar o Villa. Para ser líder, o América tem que vencer, torcer para o Cruzeiro perder e ainda descontar uma diferença de 12 gols de saldo. Se o Galo perder, pode cair até para a quarta posição, em caso também de vitória do América de BH. O de Teófilo Otoni, como falei acima, pode chegar até a ser segundo, caso vença e o Coelho não derrote o Villa.

Na parte de baixo, se o Ipatinga vencer o Tupi, se salva e empurra Funorte e Democrata, que se enfrentam em Montes Claros, para a segunda divisão. A Pantera precisa de um milagre. Tem que vencer e torcer por uma derrota do Ipatinga e ainda descontar quatro gols de saldo. O Funorte tem que vencer e torcer para uma derrota do Ipatinga. Caso o Tigre empate, a equipe de Montes Claros teria ainda que descontar três gols de saldo.

No único jogo que, definitivamente, não vale nada da próxima rodada, a Caldense e o Guarani, sétimo e oitavo colocados, se enfrentam em Poços de Caldas.

Comentários