Galo sem rumo


Depois de ter visto o jogo do Atlético contra o Uberaba praticamente concluí que seria difícil ver um jogo com mais erros ou com um futebol tão fraco por parte do Galo. Vi ontem, contra o Prudente. E o que parecia ser (mais uma) fase ruim se transformou, na minha opinião, em um problema muito maior. É difícil conseguir ter uma resposta, um motivo pelo qual o time está tão mal.

O buraco é muito mais embaixo, para a gente começar a conversar. Estamos em abril, o Atlético não tem um time titular, as contratações (muito boas, por sinal) não se acertaram, o clube perdeu peças importantes e, mais do que bons jogadores, ídolos, status que é muito difícil de igualar em tão pouco tempo. O resultado é um time sem tática definida, com alternativas que não mostram resultados e, o que é pior, demonstra um certo abatimento. Para completar, os garotos da base, que poderiam dar um mínimo de esperança para dias melhores, ora são lançados em fogueiras, ora não correspondem.

Difícil falar que Dorival Júnior perdeu o comando do grupo, mas é nítido que ele não consegue extrair muito mais do elenco. As laterais são uma lástima e todos que passaram pelo setor, mesmo que improvisados, foram apenas razoáveis. Renan Ribeiro, incontestável até então, começou a falhar seguidamente, reflexo de uma zaga (de excelente nível) que não se entrosa e comete erros grosseiros para a técnica que possuem. A ligação entre os setores também está complicada. Os volantes até têm qualidade para sair jogando, mas as oscilações de Renan Oliveira e de Ricardinho (que começou o ano muito bem, mas caiu de produção) impedem que a bola chegue com qualidade a um ataque que.... bem, o ataque tem Ricardo Bueno. Neto Berola e Magno Alves, na minha opinião, são opções para o banco.

Esperar que a turma de contundidos entre em forma e assuma logo uma posição ou melhorem o time é duvidoso. Daniel Carvalho vai jogar? Mancini vai entrar em forma? Patric vai ser solução para a lateral direita? E Guilherme para a esquerda? No ataque, Guilherme é uma excelente pedida, mas precisa de melhores companheiros. E ainda vai ter um natural processo de readaptação. Exigir muito dele agora é desnecessário.

Continuo achando que o Atlético tem um bom elenco, que foram feitas boas contratações. No início do ano, falei aqui que o clube poderia sonhar com voos mais altos em 2011, mas imaginava que, agora em abril, o elenco não tivesse tantas perdas e que Dorival já tivesse dado um padrão à equipe. Mas o fato é que, daqui a pouco, tem a fase final do Mineiro, jogos mais complicados pela Copa do Brasil e o Brasileirão. Do jeito que está, não dá para o atleticano, que já está de saco cheio, esperar muita coisa. Trocar vários titulares poderia ser uma saída. Material humano para mudar a situação, tem. São vários bons jogadores que podem, somados às contratações que a diretoria busca, dar um rumo para o Galo. A questão é saber quando e como esse rumo vai ter tomado.

Crédito da foto: Uol

Comentários