A rodada do Mineiro


A rodada deste final de semana do Campeonato Mineiro dividiu de vez o torneio em três blocos. No primeiro, já esperam a semifinal Cruzeiro, Atlético e América. No meio, brigando pela quarta vaga, América-TO, Tupi, Villa e Caldense. Na rabeira, lutando contra a queda, Guarani, Uberaba, Democrata, Ipatinga e Funorte. Líder com um jogo a mais, o Cruzeiro só perde a ponta para o Atlético se o Galo descontar uma diferença de 9 gols de saldo. O emparelhamento pode fazer a diferença na semifinal. O rival mais bem colocado terá vantagem de jogar por empates até a final.

A rodada começou na sexta e quase acertei o palpite que dei aqui na sexta. Eu imagina um empate entre os Américas, mas a zebra foi mais forte ainda. O América de Teófilo Otoni venceu bem o Coelho por 3 a 1, jogou o time de BH para o terceiro lugar e, de quebra, favorecido pelos resultados, termina a rodada em quarto lugar. Derrota que serve de alerta para o técnico Mauro Fernandes. Perder agora, no Mineiro, não é tão grave. Serve para apontar erros - e com tempo para corrigir. O time do Norte de Minas, como falei antes, é bem montado e vai brigar até o fim por uma vaga.

No sábado, o Cruzeiro não precisou se esforçar muito. Mesmo com um time misto, venceu o Funorte com tranquilidade, aumentou a incrível série de gols no ano (36, sendo 21 no Mineiro e 15 na Libertadores). Cuca continua com competência para mexer no time, não só nos nomes como taticamente. Quanto ao Funorte, com 2 pontos, o caminho é o do retorno à segunda divisão. Muito fraco.

Hoje o Atlético, como falei aqui no blog na sexta, teve dificuldades para vencer o Villa. As várias modificações que Dorival fez na equipe não deram muito resultado. O time mostrou desentrosamento e muitos erros de passe. Pode ser que funcione no futuro, mas ainda foi insuficiente. Wesley foi mal, assim como Eron. Ricardo Bueno, apesar do gol, não me convence. Mancini, por outro lado, mostrou que tem bola para pegar uma vaguinha na equipe. Magno Alves não pode ser reserva de Ricardo Bueno. E o mesmo vale para Leonardo Silva em relação a Werley. Dorival ainda tem tempo neste restante de Mineiro para moldar o time. De positivo, a coragem de colocar o time para frente no segundo tempo, o que valeu a vitória. O Villa é bem montado por Gottardo e vai brigar até o final pela quarta vaga.

Fiquei surpreso hoje com a vitória da Caldense sobre o Ipatinga por 2 0, primeira derrota ded Guilherme como técnico, afinal, um estava em baixa e outro em alta. A Caldense chega a 10 pontos e pode sonhar com uma vaguinha. Já o Tigre tem 3 e continua com a corda no pescoço, mas acho que tem bola para sair. Acertei na mosca o empate entre Democrata e Uberaba, ambos com futebol decepcionante neste ano. Os dois vão brigar para não cair, mas o Uberaba é um pouco melhor. Supresa também a vitória do Tupi em Divinópolis. Apostava que, em casa, o Guarani venceria e brigaria pela vaga. A derrota o empurra perigosamente para o grupo de baixo. O Tupi, que tem um jogo a mais, sonha com a vaga.

Classificação:
1 - Cruzeiro 19
2 - Atlético 16
3 - América 16
4 - América-TO 12
5 - Tupi 12
6 - Villa Nova 11
7 - Caldense 10
8 - Guarani 7
9 - Uberaba 6
10 - Democrata-GV 4
11 - Ipatinga 3
12 - Funorte 2

Foto: Bruno Cantini

Comentários