Maiores artilheiros da história das Copas - Cubillas

Teófilo Cubillas fez nada menos do que 10 gols em Copas defendendo o Peru. Seu feito notável o coloca entre os maiores goleadores dos Mundiais e o apelido de "O Pelé do Peru". Justo


Teófilo Cubillas pode ser considerado o maior jogador da história do futebol peruano. E autor de um feito considerável para um atleta de uma seleção que não está no patamar mais elevado do futebol mundial: Cubillas marcou dez gols em Copas do Mundo, o que é ainda mais relevante se levarmos em conta que o Peru participou de poucos Mundiais e que Cubillas foi um meia, não um atacante. Por isso, entra nesta série especial e ganha sua ilustração especial, feita pelo André Fidusi.

Cubillas participou de três Copas. Comandou a equipe peruana, treinada pelo brasileiro Didi, na Copa do México em 1970, quando tinha apenas 21 anos. O Peru foi eliminado nas quartas de final pelo Brasil, mas, em quatro jogos, Cubillas fez cinco gols. Quatro anos depois, o Peru ficou de fora da Copa da Alemanha, na mesma temporada em que Cubillas trocou o Alianza Lima pelo Porto, de Portugal.



Em 1978, Cubillas já tinha regressado ao Alianza quando o Peru voltou a jogar uma Copa do Mundo, na Argentina. Mais uma vez, o jogador foi fundamental para a campanha peruana. A equipe passou da primeira fase e foi direto para a fase semifinal. Naquela competição, os oito classificados eram divididos em dois grupos de quatro times, sendo que os dois primeiros fariam a final. O Peru ficou marcado pela goleada de 6 a 0 para a Argentina, que levantou diversas polêmicas. A média de gols de Cubillas, por outro lado, foi ótima, com cinco gols em seis jogos.

Em sua última Copa, Cubillas foi mal como todo o time peruano, eliminado na primeira fase. Em três jogos, o artilheiro, o segundo maior da história da Seleção Peruana, com 26 gols em 81 jogos, passou em branco (o maior artilheiro do Peru é Paolo Guerrero, com 34 gols). Cubillas não foi bem em 1982, mas fechou sua participação em Mundiais com a marca de dez gols em 13 jogos. Merece ou não a alcunha de "Pelé do Peru"?

Confira o golaço de Cubillas contra a Escócia, na Copa do Mundo de 1978


Cubillas jogou no Alianza Lima de 1966 a 1972, em 1977/1978 e em 1987, quando se ofereceu ao clube depois que o elenco morreu em um acidente aéreo. Fez 159 gols pelo time peruano. Jogou também no Basel, da Suíça (1973), Porto (1974 a 1976) e no Fort Lauderdale Strikes, dos Estados Unidos (1979 a 1984), além de outros pequenos clubes dos Estados Unidos. Conquistou a Copa América pelo Peru (1975), outro feito notável, dois Campeonatos Peruanos e uma Taça de Portugal. Seu nome está entre os maiores do século 20 da Fifa.

Comentários