Maiores artilheiros da história das Copas - Rahn

Rahn foi decisivo para que a Alemanha vencesse de forma improvável a final de 1954 
contra a Hungria e, além disso, fez mais oito gols na história dos Mundiais

Conhecido pelo "singelo" apelido de Der Boss, o chefe, Helmut Rahn é mais do que um jogador histórico das Copas do Mundo. Foi um dos atletas que alçou a Alemanha ao patamar de potência futebolística. Rahn foi decisivo na Copa de 1954 ao fazer dois gols na final contra a Hungria, que deu aos alemães seu primeiro Mundial. Além disso, foi fundamental para a seleção ter chegado à final. Na história das Copas, Rahn fez outros oito gols, por isso é retratado aqui, nessa série especial sobre os maiores artilheiros da história das Copas, com desenhos dos craques feito pelo André Fidusi e textos meus.


Rahn começou a Copa de 1954, na Suíça, como reserva. E fez seu primeiro gol exatamente na maior derrota sofrida pela Alemanha em Mundiais, o 8 a 3 para a Hungria. Neste jogo, o técnico Sepp Herberger, prevendo que já perderia para o time de Puskás, colocou em campo um time reserva e poupou seus jogadores para o confronto decisivo e que valeu a vaga nas quartas, o 7 a 2 contra a Turquia, em jogo desempate.

Nas quartas, Rahn foi titular e fez o segundo gol da vitória contra a Iugoslávia por 2 a 0. Na semifinal, a Alemanha fez 6 a 1 na Áustria, mas Rahn deixou para fazer seus gols na final contra a Hungria. Com 8 minutos de jogo, a Alemanha perdia por 2 a 0. Morlock diminuiu aos 10 e Rahn empatou aos 18. Mas o gol histórico e decisivo da Copa e carreira do atacante aconteceria aos 39 minutos do segundo tempo. O 3 a 2 se transformaria até em filme, "O Milagre de Berna", lançado em 2003 e dedicado a Rahn, que morreu no mesmo ano.

Veja os gols da incrível final da Copa de 1954, vencida pela Alemanha diante da favorita Hungria



Na Copa de 1958, na Suíça, Rahn fez mais gols, mas a Alemanha não teve o mesmo sucesso. Logo no primeiro jogo, fez dois na vitória de 3 a 1 contra a Argentina. A Alemanha empataria mais duas vezes na primeira fase, em 2 a 2, contra Irlanda do Norte e Tchecoslováquia. Rahn deixou sua marca com um gol em cada partida. Nas quartas, Rahn foi decisivo para a classificação alemã, ao fazer o único gol da vitória contra a Iugoslávia. Na semifinal, a Alemanha foi derrotada pelos donos da casa, a Suécia, por 3 a 1, e Rahn faria seu último gol em Copas na disputa do terceiro lugar, quando os alemães foram goleados pela França por 6 a 3.


Rahn é uma lenda do Rot-Weiss Essen, clube que defendeu entre 1951 e 1959 e pelo qual fez 88 gols em 201 jogos. O Rot-Weiss foi campeão alemão com Rahn em 1954/1955 e foi o primeiro time a representar o país na então Copa dos Campeões, a atual Champions League. O jogador tem uma estátua em frente ao estádio Georg-Melches, em Essen. Rahn defendeu também o Colônia, o Enschede e o Duisburg, todos da Alemanha, o último já na época de criação da Bundesliga, no início da década de 1960.

Comentários