Maiores artilheiros da história das Copas - Lato

Meia-atacante polonês comandou a equipe em três campanhas históricas, que terminaram 
nas semifinais. Em três Copas, Lato estufou as redes 10 vezes


Um dos responsáveis diretos pelo melhor momento da história do futebol polonês, Grzegorz Lato foi fundamental para que a seleção de seu país fosse temida na década de 1970 e no início dos anos 1980. Lato, um dos maiores artilheiros da história das Copas, com dez gols, é o personagem deste post, parte da série especial sobre os grandes matadores da história do Mundial, com desenhos do ilustrador André Fidusi e textos de minha autoria, além de vídeos com gols dos jogadores retratados.

Em 1974, o futebol da Polônia não tinha muito prestígio mundial. Estava fora do mapa múndi da bola desde 1938, quando jogou sua primeira Copa do Mundo - e foi eliminada na primeira fase. Foi quando uma geração talentosa a colocou em destaque. O primeiro indício do que viria aconteceu na Olimpíada de 1972, quando os poloneses conquistaram a medalha de ouro em Munique (em 1976, Lato ficou com a medalha de prata). Dois anos depois, Lato comandou a equipe que terminaria a Copa da Alemanha em terceiro lugar, fechando o Mundial como artilheiro, com sete gols.




Lato e a Polônia brilharam logo na primeira fase. A estreia, vitória de 3 a 2 sobre a Argentina, teve a participação do meia-atacante, que fez dois gols. Outros dois aconteceram na goleada de 7 a 0 sobre o Haiti, jogo mais tranquilo da primeira fase, que terminou 100% para os poloneses, com a vitória de 2 a 1 sobre a Itália. Na fase semifinal, formada por dois grupos de quatro seleções, Lato fez o gol da vitória de 1 a 0 sobre a Suécia na estreia e o decisivo tento no 2 a 1 contra a Iugoslávia. A Alemanha venceria a Polônia por 1 a 0 e o time polonês acabou disputando o terceiro lugar do torneio com o Brasil. Vitória de 1 a 0, com gol de Lato, e terceiro lugar garantido.

Em 1978, a Polônia voltou a fazer um bom papel e mais uma vez se classificou para a fase semifinal. Na primeira fase, após um empate em 0 a 0 com a Alemanha, a Polônia venceu a Tunísia por 1 a 0, gol de Lato. Para garantir a classificação, um 3 a 1 sobre o México. Na segunda fase, a semifinal, a Polônia estreou com derrota de 2 a 0 para a Argentina e se recuperou com a vitória de 1 a 0 sobre o Peru. Se despediu da Copa com uma derrota de 3 a 1 para o Brasil, quando Lato deixou sua marca. 

Em 1982, a Polônia chegou pela terceira vez seguida a uma fase semifinal. Após empates nos dois primeiros jogos, 0 a 0 com Itália e Camarões, a Polônia desencantou com um 5 a 1 sobre o Peru, jogo que garantiu a primeira colocação do grupo e no qual Lato fez seu último gol em Copas. Na segunda fase, se classificou num grupo que tinha União Soviética e Bélgica, mas parou nas semifinais contra a Itália. Mais uma vez, ficou em terceiro, após derrotar a França por 3 a 2 na disputa que antecede a final.

Confira abaixo os sete gols de Lato na Copa do Mundo de 1974




Lato fez sua carreira em três clubes. Jogou de 1966 a 1980 no Stal Mielec, da Polônia, com quem foi campeão nacional duas vezes. Entre 1980 e 1982, no Lokeren, da Bélgica. E entre 1982 e 1984, no Atlante, do México. Fez 100 jogos (segundo que mais atuou) pela seleção e 45 gols. É o terceiro maior artilheiro da história da Polonesa, com três gols a menos que Lubanski e dez atrás de Lewandowski.

Comentários