Maiores artilheiros da história das Copas - Thomas Muller

Com desempenho brilhante em 2010 e em 2014, atacante alemão foi o último atleta a alcançar
a marca de 10 gols em Copas do Mundo. Na lista, vários gols decisivos


O 7 a 1 da Alemanha contra o Brasil em 2014 está na história pelos motivos que todos conhecemos - e que nem precisam ser repetidos. Aquele jogo carrega diversas marcas em todos os envolvidos e, olhando pela ótica alemã, obviamente, marcas positivas. Naquele dia, Klose ultrapassou Ronaldo e se transformou no maior artilheiro de todas as Copas. E, discretamente, outro atacante alemão escreveu seu nome na história. Thomas Muller abriu o placar no Mineirão e chegou a 10 gols em Copas do Mundo. Portanto, é o mais novo integrante de um seleto grupo de jogadores que fez, ao menos, uma dezena de gols em Mundiais. E, claro, ganha uma ilustração caprichada de André Fidusi.



Versátil, Muller pode atuar como atacante de área, meia ou pelos lados do campo. O sucesso no Bayern, principal clube alemão, logo o fez chegar à seleção alemã. Em 2010, aos 21 anos, fez 5 gols em 6 jogos no Mundial da África do Sul, espécie de prévia do que a Alemanha iria mostrar quatro anos depois. Muller foi eleito o melhor jogador jovem daquela Copa e levou para casa a Chuteira de Ouro porque, além dos 5 gols, deu três assistências, o que fez a diferença em relação aos outros jogadores que também marcaram 5 gols naquele Mundial (David Villa, Sneijder e Forlán). Naquela Copa, Muller fez gols decisivos. Marcou os dois que confirmaram a classificação contra a Inglaterra nas oitavas de final e abriu o placar diante da Argentina nas quartas.

Confira abaixo os dez gols de Thomas Muller em Copas do Mundo




Em 2014, Muller voltaria a fazer cinco gols e, desta vez, levou a Chuteira de Prata por ter um gol a menos do que o colombiano James Rodriguez. Além de ser campeão, entrou na seleção da Copa e foi eleito pelo jornal inglês The Guardian um dos cinco melhores jogadores do mundo naquele ano. No Brasil, começou com tudo, já marcando três logo no primeiro jogo, contra Portugal (4 a 0). E fez outros dois tentos importantíssimos, o que garantiu a vitória contra os Estados Unidos (1 a 0) na primeira fase e o que abriu o placar no inesquecível jogo do Mineirão pela semifinal.

O gol feito no 7 a 1 foi último marcado por Muller em uma Copa do Mundo até o momento. Em 2018, Muller fez um Mundial abaixo de seu nível habitual, assim como toda a equipe da Alemanha, surpreendentemente eliminada na primeira fase - o que derrubou bolões mundo afora.

Muller é um daqueles raros casos de jogador de um clube só. E não se cansa de levantar troféus pelo Bayern de Munique. Campeão da Champions League em 2013, Muller tem no currículo nada menos do que sete Bundesligas, cinco Copas da Alemanha, três Supercopas alemãs e o Mundial de Clubes da Fifa (2013). Para completar, já fez 176 gols pelo clube é o quarto maior artilheiro do gigante alemão. Pela seleção, é o décimo maior de todos os tempos, com 36 gols. E ainda muita história para contar. 

Comentários