Dica de leitura - "Noites Europeias"


Livro reúne panorama de 150 anos de competições interclubes no Velho Continente sem deixar de lado transformações sociais, políticas e econômicas que ajudam a entender mudanças no esporte

Um precioso retrato de 150 anos das competições continentais interclubes na Europa. Essa é a baita contribuição do livro "Noites Europeias", lançado no último mês de maio pela Corner. Com mais de 500 páginas, a obra, dos autores portugueses Miguel Lourenço Pereira e João Nuno Coelho, vai fundo nas origens dos torneios entre clubes no Velho Mundo, disseca grandes equipes e recria cenários sociais e políticos que ajudaram a fomentar ou a acabar com escolas de futebol espalhadas por diversos países. Uma obra de fôlego e uma preciosidade que faltava às prateleiras brasileiras. 

A história das competições de clubes europeus começa muito antes do que a maioria das pessoas imagina e o livro debruça sobre o que foi plantado lá no final do século 19, no auge da era industrial na Europa Central, onde se germinaram as primeiras sementes de competições internacionais. A origem está lá, na região do antigo império Austro-Húngaro, palco para torneios como a Der Challenge Cup, vencida pelo Vienna Cricket na temporada 1897/98.



A partir daí, torneios foram surgindo, ainda sem a dimensão continental, mas de forma regional até o nascimento da Copa dos Campeões, em 1955. O livro detalha a criação de todas as competições, seus participantes, as dificuldades de organização em uma Europa às voltas com duas grandes guerras, países fracionados, ditaduras, dilemas e fortalecimento/ enfraquecimento do futebol em vários países do continente.

"Noites Europeias" fala do grande Real Madrid dos anos 50, do gigante Milan de Arrigo Sacchi, do incrível Ajax de Cruyff e do domínio inglês na principal competição europeia entre o final da década de 70 e o início dos anos 80 sem deixar de lado mazelas como o hooliganismo e os interesses econômicos cada vez mais em voga na era Champions League, o que relegou a segundo plano muitas camisas de peso fora dos grandes centros do futebol europeu.

O livro resgata as clássicas finais continentais e os jogos inesquecíveis que marcaram eternamente as noites europeias - e nossas tardes aqui no Brasil. E os grandes encontros não aconteceram apenas na menina dos olhos da Uefa, a Champions. A Copa da Uefa, repaginada agora como Liga Europa, a extinta Recopa e a antiga Taça das Feiras (essa sem o selo da Uefa) também abrigaram clássicos, moldaram esquemas táticos revolucionários e ajudaram a desenhar grandes esquadrões.

Tudo o que faz da Europa o principal centro do futebol de clubes do mundo passa pelas noites europeias, que também é reflexo dos momentos sociais e políticos dos países do Velho Continente - Lei Bosman que o diga... Ler o livro é entender as transformações do esporte, relembrar grandes esquadrões, reverenciar grandes craques e estrategistas e viajar pelos templos do futebol europeu de 1897 a 2017. Imperdível.

O livro pode ser adquirido pelo site da Corner - clique aqui

Comentários