Altobelli, um matador à italiana

Alessandro Altobelli foi campeão do mundo em 1982, marcou o primeiro gol da Copa de 1986 
e até hoje está entre os maiores da Azzurra e da Internazionale

Pela primeira vez na história, um país recebeu pela segunda vez a Copa do Mundo. O felizardo foi o México, que se encantou com os jogões de 1970 e teve a oportunidade de ver vários outros craques em 1986. E no Mundial que consagraria de vez Maradona, nada melhor do que um grande artilheiro e campeão do mundo para fazer o primeiro gol da competição. Estou falando de Alessandro Altobelli, novo personagem deste post da série que faço com o ilustrador André Fidusi sobre os jogadores que marcaram os primeiros gols de cada Mundial.

Altobelli fez, aos 43 minutos do primeiro tempo, o gol da Itália diante da Bulgária no lendário Estádio Azteca, na Cidade do México, diante de 96 mil pessoas no dia 31 de maio de 1986. Então campeã do mundo, a Itália abriu a Copa, fez o primeiro gol, mas teve uma campanha discreta. A Bulgária empataria o jogo no segundo tempo. No jogo seguinte, outro gol de Altobelli e outro 1 a 1, agora com a Argentina. Um apertado 3 a 2 contra a Coreia do Sul, com mais dois de Atobelli, garantiu a Itália nas oitavas de final, quando seria eliminada pela França (0 a 2).

Reserva na campanha do tricampeonato em 1982, Altobelli (abaixo, no traço do Fidusi) jogou praticamente toda a final contra a Alemanha. Entrou na  lugar do contundido Graziani aos 7 minutos de jogo e marcou o terceiro e último gol da Itália na vitória por 3 a 1. Entre 1980 e 1988, Atobelli fez 25 gols em 61 jogos pela seleção - até hoje é o sexto maior artilheiro da Azzurra, ao lado de Filippo Inzaghi e Adolfo Baloncieri. Disputou também as Eurocopas de 1980 e 1988 (esta como capitão).



Artilheiro com ótimos números
O atacante de 1,81m também fez história nos clubes. É o segundo maior artilheiro da história da Internazionale, com 209 gols em 466 jogos (o nono com mais partidas pela Inter). Pelo clube, conquistou o Campeonato Italiano em 1980 e a Copa da Itália em 1978 e em 1982. Foi ainda artilheiro da Recopa Europeia em 1979 e da Copa da Itália em 1982. Ainda hoje, é o nono maior artilheiro da história da primeira divisão italiana. 

Confira os gols de Itália 1 x 1 Bulgária e veja o tento de Altobelli



Altobelli, que tinha 30 anos na Copa do México, começou sua carreira no pequeno Latina e passou pelo Brescia antes de chegar em Milão para defender a Inter. Depois, teve uma breve passagem pela Juventus antes de encerrar a carreira no Brescia. 

A Copa de Maradona
A Argentina, que levou um gol de Altobelli no início da Copa, só não venceu a Itália em sua trajetória na Copa de 1986. Com Maradona no auge e inspiradíssimo, a equipe, que tinha ótimos coadjuvantes, como Ruggeri, Valdano e Burruchaga, eliminou Uruguai, Inglaterra (com dois de Maradona: o fatídico gol de mão que se transformou em La Mano de Dios e outro em que driblou todo o time adversário) e Bélgica, antes de despachar a Alemanha na final. 


Comentários