Pelé e a Copa que teve seus dois primeiros gols marcados simultaneamente


Em 1966, na Inglaterra, Brasil e Alemanha jogavam em cidades diferentes e coube aos 
camisas 10 Pelé e Held marcarem ao mesmo momento os primeiros gols daquele Mundial

Estádio Hillsborough, Sheffield, 12 de julho de 1966. Grupo 2 da Copa do Mundo da Inglaterra. Aos 15 minutos de jogo (iniciado às 19h30 locais), Sigi Held abre o placar para a Alemanha diante da Suíça. Os alemães acabariam vencendo o jogo por 5 a 0 e chegariam à final no dia 30 de julho, em Wembley, quando foram derrotados pela Inglaterra.

Estádio Goodison Park, Liverpool, 12 de julho de 1966. Grupo 3 da Copa do Mundo da Inglaterra. Aos 15 minutos do primeiro tempo (iniciado às 19h30 locais), Pelé faz o primeiro gol da vitória do Brasil contra a Bulgária por 2 a 0. Seria o único triunfo da seleção brasileira no Mundial, eliminada na primeira fase após derrotas para Hungria e Portugal.

Sim, em 1966, dois jogadores marcaram ao mesmo tempo os primeiros gols daquela Copa. Copa que não teve a rede balançada no dia anterior, quando Inglaterra e Uruguai empataram em 0 a 0 em Wembley no primeiro jogo da competição. Por isso, pela primeira - e até aqui única vez - dois jogadores podem comemorar o fato de serem os primeiros a marcarem o gol inicial de um Mundial. Portanto, coube ao ilustrador André Fidusi caprichar no desenho de dois jogadores para este post, que faz parte da série que apresenta os atletas que fizeram os primeiros gols de cada Copa do Mundo.

Mais um feito para Pelé
Um dispensa qualquer apresentação. E quando eu achava que não iria encontrar mais nenhum feito sobre Pelé, eis que ele aparece nesta pesquisa marcando o primeiro gol da Copa da Inglaterra. E justamente naquele Mundial que foi o pior de sua carreira. A vitória contra a Bulgária marcou também o último jogo que Pelé e Garrincha fizeram juntos pelo Brasil - Garrincha fez o outro gol, inclusive. Pelé (abaixo, no desenho do Fidusi) não entrou em campo contra a Hungria e longe de suas condições ideais e sofrendo com a marcação, foi mal contra Portugal. Duas derrotas por 3 a 1.



Como todos sabem, Pelé, que já era bicampeão mundial, fez uma Copa sublime em 1970, conquistou o tri e optou por não defender mais a Seleção Brasileira em 1971. Continuou empilhando gols no Santos e encerrou a carreira de mais de 1.200 gols no Cosmos, dos Estados Unidos, com uma quantidade considerável de troféus. O que eu escrever aqui sobre Pelé será clichê. Merecido clichê.

Veja abaixo o gol de Pelé contra a Bulgária, cobrando falta



O camisa 10 da Alemanha
Sigi Held (abaixo, desenhado pelo Fidusi) também usava a camisa 10 naquela Copa do Mundo. Aos 23 anos, era um dos destaques do Borussia Dortmund, que conquistou a Recopa Europeia em maio, contra o Liverpool. A Recopa, hoje extinta, era uma competição continental que reunia os campeões de copas nacionais. Pelo clube, foi vice-campeão alemão também em 1966. Held, um atacante de 1,81m, não foi um destaque apenas no seu clube.



Held foi titular em todos os jogos daquele Mundial de 1966. E, ainda como atleta do Dortmund, disputou a Copa do Mundo de 1970 sendo titular em parte da campanha. No total, entre 1966 e 1973, fez 41 jogos e 5 gols pela Alemanha. Em duas Copas, foi vice em 1966 e terceiro colocado em 1970. O atacante fez toda sua carreira na própria Alemanha. Nascido durante a Segunda Guerra Mundial na cidade de Freudenthal, hoje parte do território da República Tcheca, Held defendeu também o Kickers Offenbach, o Preusser Munster e o Bayer Uerdengin.

Veja os gols de Alemanha 5 x 0 Suíça e o tento marcado por Sigi Held





Como treinador, Held dirigiu as seleções de Malta, Islândia e Tailândia e diversos clubes, entre eles o Schalke 04, o Dynamo Dresden, o Gamba Osaka e o Galatasaray. Hoje, aos 75 anos, curte a aposentadoria.

Confira os outros capítulos desta série
1930 - Lucient Laurent
1934 - Ernesto Belis
1938 - Joseph Gauchel
1950 - Ademir de Menezes
1954 - Milos Milutinovic
1958 - Agne Simonsson
1962 - Héctor Facundo


Comentários