Atlético x Flamengo - uma rivalidade eterna


O Campeonato Brasileiro será aberto neste sábado, dia 13, com um dos maiores clássicos nacionais e uma das maiores rivalidades interestaduais do país: Flamengo e Atlético se enfrentam no Maracanã e, sempre que se encontram, vem à tona uma longa história de grandes decisões, classificações históricas e muita polêmica. Neste post, relembro algumas histórias que envolvem o duelo e os números do confronto.




Mata-matas inesquecíveis
Atlético e Flamengo já protagonizaram duelos inesquecíveis, mas não teve uma classificação tão heroica e emocionante quanto a do Galo para a final da Copa do Brasil de 2014. No jogo de ida da semifinal, o Flamengo fez 2 a 0 no Maracanã e, de quebra, abriu o placar no Mineirão na volta. O primeiro tempo terminou 1 a 1 e o Galo fez na etapa final os três gols que precisava, conseguiu os 4 a 1, incendiou o estádio e garantiu vaga na final (relembre abaixo), quando venceu o Cruzeiro e levantou a taça.




Em 1987, os rivais fizeram dois duelos eliminatórios. No início do ano, ainda pelo Brasileirão de 1986, nas oitavas de final, empate no Rio em 1 a 1, com direito a golaço de bicicleta do zagueiro atleticano Batista. Na volta, diante de mais de 107 mil pagantes no Mineirão, o Galo venceu por 1 a 0, gol de Nelinho, e eliminou o Flamengo (vídeo abaixo). Já pela Copa União, no fim do ano, o Atlético chegou invicto à semifinal e com um ponto de vantagem, podendo empatar os dois jogos para ir à final. No Rio, perdeu a invencibilidade (1 a 0). No Mineirão, um jogo eletrizante. O Flamengo abriu 2 a 0, o Galo empatou e, quando pressionava, levou o terceiro gol em um contra-ataque puxado por Renato Gaúcho.



O outro mata-mata disputado pelos dois clubes foi nas quartas de final da Copa do Brasil de 2006, quando o Galo passava por um período de reformulação e montagem do time que disputaria a Série B daquele ano. Na ida, os 4 a 1 para o Flamengo no Maracanã praticamente definiram a disputa. Na volta, mesmo empurrado pela torcida, o Atlético ficou no 0 a 0. 

A decisão
Apesar da forte rivalidade e de terem se encontrado regularmente, Atlético e Flamengo fizeram apenas uma decisão, a do Campeonato Brasileiro de 1980. No jogo de ida, no Mineirão, vitória atleticana por 1 a 0, gol de Reinaldo. A volta, no Maracanã, foi vencida pelo Flamengo por 3 a 2, em jogo com arbitragem de José de Assis Aragão que revoltou os atleticanos. Chicão, Palhinha e Reinaldo, autor dos dois gols atleticanos, foram expulsos e o Galo terminou o jogo com oito em campo. A partida, vista por mais de 154 mil pessoas no Rio, detonou de vez a grande rivalidade. 


Goleadas
A maior goleada desse confronto não aconteceu nem no Mineirão e muito menos no Maracanã. Proibido de jogar em Belo Horizonte, o Galo mandou seu confronto contra o Flamengo pelo Brasileirão de 2004 no Ipatingão e massacrou o rival pelo returno da competição: 6 a 1, com direito a revolta da torcida flamenguista no retorno ao Rio de Janeiro. A goleada ajudou o Galo a sair da parte de baixo da tabela - a equipe terminou com 53 pontos, em 19º lugar. O Flamengo, que também corria risco de rebaixamento, terminou em 17º, apenas com um ponto a mais. Naquele ano, 24 clubes participaram da Série A. Confira os lances do jogo:






De 2010 para cá, o Galo se acostumou a golear o rival. Foram nada menos do que quatro vitórias com quatro gols marcados. Em 2010, na Arena do Jacaré, pelo Brasileirão, um 4 a 1 iniciou a série. Em 2014, duas semanas depois da histórica virada na Copa do Brasil também com um 4 a 1, o Atlético fez 4 a 0 no Independência pelo Brasileirão. Em 2015, também no Horto pelo Brasileirão, show de Dátolo e outros 4 a 1 para o Galo. Neste período, o Flamengo teve uma vitória por 4 a 1, em 2011, no Engenhão, também pelo Brasileirão. A maior goleada do time carioca foi em um amistoso no Maracanã, em 1979: 5 a 1.

Polêmicas
O episódio mais lamentável da história do duelo aconteceu exatamente em um jogo que poderia entrar para a história como o mais importante do confronto. Manchado pela atuação descontrolada (para dizer o mínimo) do juiz José Roberto Wright, o jogo desempate que definiria uma vaga na fase semifinal da Libertadores de 1981, no estádio Serra Dourada, acabou aos 36 minutos do primeiro tempo após a expulsão de cinco jogadores atleticanos de forma arbitrária. Até então, o jogo estava 0 a 0. Dias depois, a Conmebol confirmou a classificação do Flamengo. O fato acirrou ainda mais a rivalidade e o final vergonhoso do confronto jamais foi esquecido - inclusive por torcidas que não foram envolvidas neste duelo.

Naquela época, a Libertadores era menor e a primeira fase reunia 20 times, divididos em cinco grupos de quatro. Apenas o líder de cada chave se classificava e se juntava ao campeão da temporada anterior na fase semifinal, dividida em dois grupos de três. Na etapa inicial, Atlético e Flamengo, que estavam no mesmo grupo dos paraguaios Olimpia e Cerro Porteño, empataram os dois jogos em 2 a 2 e terminaram com o mesmo número de pontos, o que forçou o jogo em Goiânia. No Mineirão, o Galo vencia por 2 a 0 até os 25 minutos do segundo tempo e tomou o gol de empate aos 40 da etapa final. Confira abaixo o vídeo deste jogo e, para saber mais sobre a Libertadores de 1981, clique aqui:



A arbitragem contestada em 1980 e em 1981, pivô de toda a rivalidade entre os clubes, sempre é relembrada em episódios de menores proporções, mas também polêmicos, como em 2012, quando uma bizarra alteração na tabela tirou e recolocou um jogo entre Atlético e Flamengo no mesmo lugar pelo Brasileirão. Na época, Galo liderava o campeonato e, em ótima fase, iria enfrentar o Flamengo no Rio. Com a alegação de que o Engenhão estava recebendo vários jogos em sequência, a partida foi adiada e transferida para Volta Redonda. Dias depois, o Engenhão voltava a ser usado. E pouco depois, o Flamengo recebia o Galo no próprio Engenhão e vencia por 2 a 1. O adiamento do jogo exatamente em um momento de alta do Galo irritou os atleticanos.

Números
O confronto entre Atlético e Flamengo tem números muito equilibrados. Pelo Campeonato Brasileiro, desde 1971, são 22 vitórias para cada lado e 14 empates. O Galo leva vantagem no número de gols marcados: 84 a 74. Se considerarmos apenas os números da era dos pontos corridos, são 26 jogos, com 10 vitórias atleticanas, 9 do Flamengo e 7 empates.

No total, os rivais se enfrentaram 109 vezes, sendo que 35 destes jogos foram amistosos. Além disso, os dois duelaram pelo Brasileirão (58 jogos), Copa do Brasil (4 jogos), Libertadores (3 partidas), Robertão (4 jogos), Primeira Liga (um jogo) e Torneio do Povo (4 partidas). Somando todas as competições nacionais (Brasileiro, Copa do Brasil e Robertão), são 25 vitórias para cada lado. Incluindo as disputas da Primeira Liga e do Torneio do Povo, o Flamengo tem 28 vitórias contra 25 do Galo. Como o time do Rio venceu mais amistosos, considerando todos os números, a vantagem é carioca, com 44 vitórias contra 34 do Galo.

Galo no Maracanã e no Rio
No Maracanã, o Galo já enfrentou o Flamengo 21 vezes pelo Brasileirão e venceu quatro vezes: 1 a 0 em 1971, 1 a 0 em 1985, 3 a 0 em 2008 e, no último confronto no local, 2 a 0, em 2015 (veja abaixo). Aconteceram também quatro empates e 13 vitórias cariocas. No Rio de Janeiro, pela mesma competição, o Atlético derrotou o Flamengo também na Gávea (3 a 1, em 1991) e na Ilha do Governador (2 a 1, em 2005). Outra vitória atleticana com mando do Flamengo foi no estádio Serejão, em Brasília (2 a 1, em 2001).



No total, pelo Brasileirão, o Galo fez 67 partidas no Maracanã. Venceu 18, empatou 18 e perdeu 31. A maior goleada atleticana no estádio, curiosamente, foi contra o Corinthians. Em 1999, o Atlético fez 4 a 0 na equipe paulista, que mandou seu jogo na capital do Rio. O clube que mais perdeu para o Atlético no estádio foi o Fluminense (5 vezes). Flamengo e Vasco perderam quatro vezes cada e o Botafogo foi derrotado duas vezes. América e Bangu (uma vez cada) também perderam para o Galo no Maracanã.

Somando também amistosos e jogos pela Copa do Brasil, Libertadores, Robertão, Taça Brasil, Torneio do Povo (1973), Torneio dos Campeões (1978) e Copa dos Campeões (1982), o Galo fez 92 jogos no Maracanã (21 vitórias, 25 empates e 46 derrotas).

Comentários