Uma disputa que já dura mais de 100 anos: Manchester United ou Liverpool? Qual clube inglês venceu mais campeonatos de primeiro escalão?


A conquista da Copa Liga no último domingo pelo Manchester United fez com que voltasse à tona um assunto que parecia deixado de lado, especialmente fora da Inglaterra: qual o time inglês com mais títulos do primeiro escalão? Manchester United ou Liverpool? Até recentemente, o Liverpool ostentava em suas redes sociais a glória de ser o clube inglês com mais conquistas, tema retirado há pouco tempo. Neste post, falo sobre quais são os títulos considerados de primeiro nível e como foi a evolução dos rivais ao longo das décadas. E, claro, dou a resposta para este embate.

A alternância de forças na Inglaterra é uma característica histórica no país que inventou o futebol, assim como a divisão de conquistas. Para se ter uma ideia do panorama histórico, vou focar no Campeonato Inglês, que, claro, faz parte dos torneios de primeiro nível. No seu primeiro momento, da criação (1888/89) até a interrupção para a Primeira Guerra Mundial (1914/15), o Aston Villa era o maior campeão, com 6 conquistas, número igualado pelo Sunderland antes da nova interrupção em 1938/39 por causa da Segunda Guerra Mundial. Até então, o Liverpool tinha quatro conquistas e o Manchester United, duas.

No período pós-guerra, o Arsenal assumiu a liderança das conquistas em 1953, quando levantou sua sétima taça, feito igualado pelo Liverpool em 1966, pelo Manchester United em 1967 e pelo Everton em 1970. Ou seja, na virada da década de 1970, quatro clubes eram os maiores campeões ingleses - isso quando o campeonato já caminhava para se tornar centenário! Em 1968, o Manchester United se transformou no primeiro inglês a vencer a então Copa dos Campeões, a atual Champions League. 

Manchester United foi o primeiro inglês a vencer a Champions League (então Copa dos Campeões), em 1968, contra o Benfica:

A década de 1970 marca o início da incrível ascensão do Liverpool, que até 1990 conquista 11 títulos ingleses, 4 Copa dos Campeões, 2 Copas da Uefa, além de sete copas inglesas (FA Cup e Copa da Liga). No mesmo período, o United não foi campeão inglês, jogou a segunda divisão e conquistou apenas a FA Cup (4 vezes). Em 1990, o Liverpool somava 32 títulos de primeiro nível contra 15 do United. Os Reds tinham 18 campeonatos ingleses, o dobro de Arsenal e Everton na ocasião, ambos com 9 conquistas no segundo lugar. Aston Villa e Manchester United tinham 7 na virada da década.

Veja abaixo lances do jogo que deu ao Liverpool seu último Campeonato Inglês, em 1990:


Os Red Devils começaram a equilibrar os números na era Premier League (a partir de 1992/93). Foram cinco títulos entre 1993 e 1999 e outros seis entre 2000 e 2009, quando igualou os 18 campeonatos ingleses do Liverpool. No período, o United ainda venceram a Champions League em 1999 e em 2008, temporadas em que venceram também a Copa Intercontinental e o Mundial de Clubes da Fifa. Já o Liverpool levantou a Copa da Uefa em 2001 e a Champions League em 2005. Ainda assim, com as conquistas de 3 FA Cups e 3 Copas da Liga, o Liverpool somava 40 títulos contra 39 do rival em 2010.

A virada a favor do Manchester United ocorreu nesta década. O Liverpool foi campeão da Copa da Liga Inglesa em 2012 e chegou a 41 títulos de primeiro escalão. O United venceu o Campeonato Inglês em 2011 e em 2013, se transformou no maior campeão do torneio e empatou a disputa. Em 2016, levantou sua 12ª FA Cup (recordista, ao lado do Arsenal), desempatou o embate e, no último final de semana, ampliou a distância com o 43º troféu, a Copa da Liga.

Em 2011, neste jogo contra o Chelsea, o United levantou seu 19º Campeonato Inglês e superou o Liverpool:


Considerei no estudo acima os seguintes torneios: Campeonato Inglês, FA Cup, Copa da Liga Inglesa, Champions League, Copa da Uefa, Recopa Europeia, Copa Intercontinental e Mundial de Clubes da Fifa. Considerando as competições locais, a vantagem do Manchester United é de 37 a 33. Levando em conta apenas os torneios internacionais, quem está na frente é o Liverpool, 8 a 6 - os dois títulos a mais da Champions League fazem a diferença.

O incrível título de 2005 da Champions League - Liverpool tem mais conquistas internacionais


A lista de conquistas dos gigantes ingleses pode ser encorpada por conquistas como a Supercopa Inglesa, a popular Community Shield, e a Supercopa Europeia. O United venceu 21 vezes a supercopa nacional e uma vez a continental. O Liverpool mantém a supremacia quando a questão envolve conquistas internacionais - foram três supercopas europeias e 15 nacionais. Somando essas taças, porém, a vantagem do United sobe para seis (65 a 59).

A diferença de Liverpool e Manchester United para os demais é confortável. Sem considerar as supercopas, o Arsenal vem a seguir, com 29 títulos de primeiro escalão. O Chelsea é o quarto colocado, com 21 troféus. A lista dos dez maiores vencedores ingleses se completa com Aston Villa (20), Tottenham (17), Everton (15), Manchester City (14), Newcastle (11) e Nottingham Forest (9). 

Comentários