Especial Libertadores: Sem alguns de seus principais jogadores, Grêmio volta ao torneio e tem a seu favor um grupo teoricamente tranquilo


Bicampeão da Libertadores (1983 e 1995) e atual campeão da Copa do Brasil, o Grêmio estreia hoje na atual competição com uma equipe bem desfigurada em relação àquela que se garantiu no torneio. Os gaúchos perderam o volante Walace, vendido para o Hamburgo, da Alemanha, o meia Douglas e o zagueiro Geromel, ambos contundidos. São três peças fundamentais para o funcionamento do time e que não foram repostas. Reforço de peso, até agora, apenas o atacante paraguaio Lucas Barrios, que teve uma passagem mais do que discreta pelo Palmeiras. O Grêmio enfrenta o Zamora, da Venezuela, na estreia pelo grupo 8, que já teve a vitória do Guaraní, do Paraguai, sobre o Iquique, do Chile, por 1 a 0, fora de casa. Apesar dos problemas, o grupo é bem acessível para o Grêmio.

O tricolor gaúcho já entrou em campo em duas competições em 2017. Na Primeira Liga, não chegou a usar os titulares e fez um ponto em dois jogos (um empate e uma derrota). No Campeonato Gaúcho, é o terceiro colocado, a quatro pontos do líder Novo Hamburgo, que tem um jogo a menos. A campanha é bem discreta, com três vitórias, dois empates e uma derrota. A defesa, que levou cinco gols em seis jogos, segue como destaque.

Elenco
A estrutura da equipe sofreu um baque com a saída do volante Walace, fundamental na saída de bola e na aproximação com os meias. Situação que complicou com a contusão de dois jogadores importantes, como Geromel e Douglas. Contratações como as de Leo Moura, Cortez e Jael são mais para completar o elenco do que para realmente acrescentar ao time titular. O esquema de manutenção de posse de bola, acrescido pelo bom posicionamento defensivo, que deu bons resultados desde a época do técnico Roger Machado, continua em vigor. Resta saber a adaptação dos novos jogadores ao estilo.

Para a zaga, o reforço foi Bruno Rodrigo, ex-Cruzeiro. No meio, Bolaños, que fez uma temporada irregular no ano passado, vai tentar ocupar o espaço de Douglas. Na frente, Luan seguirá se movimentando e chegando sempre à área. Agora, pode servir Lucas Barrios, que tem a chance de mostrar serviço no Brasil tendo mais oportunidades de atuar. No meio, sem Walace e, no momento, sem Maicon, também contundido, Renato Gaúcho aproveita Ramiro e Michel, além de Jaílson.  Pouco tempo e poucos novos jogadores para o treinador fazer o time começar a funcionar.

História na Libertadores
Um dos brasileiros com mais tradição na competição, o Grêmio já participou de 16 edições do torneio. Foi campeão em 1983 e em 1995 e vice em 1984 e em 2007. Outras boas campanhas foram em 1996, 2002 e 2009, quando chegou à semifinal. Foi campeão da Recopa em 1996 e já disputou cinco edições da Copa Sul-Americana.

Os adversários estrangeiros

Zamora
Campeão venezuelano, o Zamora é sediado em Barinas e vai disputar sua quarta Libertadores. Nas outras três (2012, 2014 e 2015), não passou da primeira fase. Também participou de quatro edições da Copa Sul-Americana, sem muito destaque. É o atual vice-líder do Campeonato Venezuelano, com um ponto a menos e um jogo a menos que o líder Lara. O elenco tem poucos estrangeiros, entre eles o meia-atacante peruano Manco, contratado nesta temporada.

Iquique
Vice-campeão do Apertura chileno no ano passado, o Iquique mantém o bom retrospecto neste ano. É o atual vice-líder do Clausura, invicto e atrás apenas do Colo-Colo. O clube, que já disputou quatro edições da Copa Sul-Americana, estreia na Libertadores. O experiente meia argentino Gonzalo Bustamante é seu maior destaque.

Guaraní
Adversário mais tradicional do Grêmio nesta primeira fase, o Guaraní, do Paraguai, já participou de 15 edições da Libertadores. Foi campeão do torneio Clausura do ano passado e teve como treinador no ano passado um velho conhecido dos gremistas, o ex-lateral Arce - hoje o técnico é o argentino Daniel Garnero. Semifinalista do torneio em 2015, quando, inclusive eliminou o Corinthians, o Guaraní tem no elenco vários jogadores bem rodados, entre eles o zagueiro Cáceres, que já defendeu o Atlético-MG, o volante Pittoni e o atacante Nery Cardozo. O destaque do time é o artilheiro Néstor Camacho, que já passou pelo Avaí.

Comentários