Eliminatórias - O caminho para a Copa da Rússia


Sim, a Copa do Mundo da Rússia é no ano que vem, pode acreditar. Nem parece que já se passaram praticamente três anos do Mundial do Brasil, do 7 a 1 da Alemanha, da mordida do Suárez e de outros fatos que marcaram a passagem da Copa por aqui. Enquanto isso, as eliminatórias (ou classificatórias, como preferem os europeus) já começam a desenhar quem está mais perto de carimbar o passaporte e quem vai ver a Copa no sofá. Vamos a um resumo da situação atual em todos os continentes.

Com a vitória sobre o Paraguai, o Brasil foi o primeiro a garantir, em campo, uma vaga 


América do Sul
Já tem gente falando que o time de Tite é o favorito a conquistar a taça, que o futebol alegre do Brasil voltou, que a amarelinha isso e aquilo, entre outros arroubos ufanistas futebolísticos que a gente conhece. Mas, calma, por enquanto só dá para dizer que o Brasil vai para a Rússia e que a briga pelas demais vagas sul-americanas promete.

Faltam apenas quatro jogos e a diferença do segundo colocado, a Colômbia, para o oitavo, o Paraguai, é de apenas seis pontos, o que indica uma briga ferrenha pelas três últimas vagas diretas para a Copa. O quinto colocado disputa a repescagem contra o vencedor da disputa na Oceania. Nas próximas rodadas não serão poucos os confrontos diretos. Previsão de jogos emocionantes nesta reta final.

O Peru venceu ontem o Uruguai, classificou o Brasil e entrou na briga por uma vaga



Situação atual:
Classificado: Brasil
Se classificariam no momento: Colômbia, Uruguai e Chile. 
Jogaria a repescagem: Argentina. Enfrentaria o vencedor da eliminatória da Oceania.


Europa
Praticamente, metade do caminho já foi percorrido e, até agora, a maior surpresa é a Holanda estar em quarto lugar no seu grupo. Ainda faltam muitos jogos e a situação pode mudar - nem que seja para conseguir uma vaguinha na repescagem. Na Europa, os líderes dos grupos vão direto para a Copa e os oito melhores segundos colocados disputam a repescagem, de onde saem mais quatro seleções classificadas.

A Alemanha venceu todos os jogos nas eliminatórias, incluindo um 8 a 0 sobre San Marino


Se a competição terminasse hoje estariam na Copa: Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha, França, Inglaterra, Polônia, Sérvia e Suíça, além da Rússia, sede do Mundial e já classificada. 

Estariam na repescagem: Eslováquia, Grécia, Irlanda, Irlanda do Norte, Islândia, Itália, Portugal e Suécia. Montenegro, que é segundo colocado no grupo E, estaria fora pela sua campanha. Na repescagem os confrontos são decididos por sorteio, o que poderia, por exemplo, colocar frente a frente Itália e Portugal. Só um seguiria em frente.

Espanha e Itália estão no mesmo grupo e uma delas vai para a repescagem. No primeiro encontro, 1 a 1, na Itália


Seleções tradicionais que estariam fora da Copa hoje: Dinamarca, Holanda, República Tcheca, Romênia e Ucrânia.

África
Cinco seleções vão representar o continente na Rússia. Atualmente, a eliminatória africana está dividida em cinco grupos, com quatro seleções cada. Apenas o líder de cada chave vai para a Copa. Até o momento, cada seleção fez apenas dois dos seis jogos programados no seus respectivos grupos.

Estariam classificados: Burkina Faso, Costa do Marfim, Egito, Nigéria e República Democrática do Congo.  (No momento, teríamos dois estreantes em Copas do Mundo: Burkina Faso e R.D. Congo)

O Egito, que fez 2 a 0 em Gana, seu principal adversário, lidera o grupo E no momento:


Ásia
Dois classificados saem de cada grupo da terceira fase, formados por seis seleções. Os dois primeiros se garantem direto no Mundial, enquanto os terceiros colocados disputam entre si uma vaga para a repescagem internacional. O vencedor encara o quarto colocado das eliminatórias da Concacaf.

Estariam na Copa: Arábia Saudita, Coreia do Sul, Irã e Japão.
Disputariam uma vaga para a repescagem internacional: Austrália e Uzbequistão (o vencedor enfrentaria, neste momento, os Estados Unidos)

O Japão lidera seu grupo e hoje estaria na Copa. Abaixo, a vitória contra o Iraque:



Concacaf
A disputa que reúne seleções da América Central e da América do Norte já está na reta final, o hexagonal decisivo, que põe os três melhores no Mundial. O quarto colocado disputa uma vaga na repescagem contra um representante asiático. Até agora foram disputadas apenas quatro rodadas. Faltam seis para o término da etapa final.

Estariam classificados: México, Costa Rica e Panamá
Estaria na repescagem: Estados Unidos (enfrentaria, neste momento, o vencedor do confronto entre Austrália e Uzbequistão)

Costa Rica e Panamá estão no hexagonal final da Concacaf e, hoje, estariam no Mundial. Abaixo, jogo entre as duas seleções pela fase de classificação

Oceania
O vencedor da eliminatória mais obscura do planeta vai decidir uma vaga na Copa contra o quinto colocado da América do Sul. Atualmente, a disputa está na penúltima etapa, formada por dois grupos de três seleções. Os dois vencedores dos grupos fazem a final continental, que decide quem vai enfrentar a equipe sul-americana. A Nova Zelândia já é uma das finalistas e espera a decisão do grupo entre Taiti, Papua Nova Guiné e Ilhas Salomão para saber quem será seu rival na decisão. Todos ainda têm chances.

Decidiriam uma vaga para a repescagem no momento: Nova Zelândia e Taiti

Sim, esse é um vídeo da partida entre Ilhas Cook e Tonga, pela fase de classificação das eliminatórias da Oceania:


Comentários