Brasil x Uruguai - quando o bicho pega


A seleção brasileira está bem perto de se classificar para a Copa do Mundo da Rússia e os jogos pelas eliminatórias a partir de agora serão praticamente meros compromissos para Tite carimbar o passaporte e arrumar o time que vai jogar o Mundial. Nem todos os jogos serão interessantes, mas esse de hoje, às 20h, contra o Uruguai, no estádio Centenário, em Montevidéu, vale a pena dar uma conferida.

O cenário para o jogo de hoje nem parece o do último encontro entre os dois rivais, em março do ano passado, um 2 a 2 na Arena Pernambuco, também pelas eliminatórias. Ainda com Dunga no comando, o Brasil fez 2 a 0, tomou o empate e sofreu para manter o resultado. Hoje, com seis vitórias em seis jogos, o time de Tite, melhor arrumado taticamente apesar de ter praticamente a mesma base de Dunga, entra em campo com muito mais tranquilidade. Por falar em seis vitórias, é o que o Uruguai conquistou em seis jogos pelas eliminatórias jogando em casa. O time de Suárez, que não joga hoje, também está perto de uma vaga na Copa.


No último encontro, 2 a 2 em Pernambuco, também pelas eliminatórias:



Histórico em eliminatórias
O confronto entre Brasil e Uruguai é antigo e começou no início do século passado, mas os rivais se encontraram em eliminatórias para a Copa pela primeira vez apenas em 1993, quando houve um empate em 1 a 1 em Montevidéu, em agosto. Um mês depois, Romário fez 2 a 0 no Maracanã e levou o Brasil para a Copa dos Estados Unidos.

O dia que Romário salvou a seleção brasileira em 1993:


A partir daí, os encontros pelas eliminatórias foram mais regulares, com alguns jogos em destaque. Em 2001, Felipão estreou em eliminatórias perdendo por 1 a 0 no Centenário, em 2003 teve um empate em 3 a 3 em Curitiba, e, em 2009, uma goleada brasileira por 4 a 0 em Montevidéu. No total, pelas eliminatórias, são três vitórias brasileiras, 5 empates e uma vitória uruguaia.

Decisões
Brasil e Uruguai já fizeram jogos históricos e várias decisões. A mais importante de todas, apesar de ser apenas o jogo final de um quadrangular, deu ao Uruguai a Copa do Mundo de 1950, com a vitória por 2 a 1. No Mundialito, em 1981, outro 2 a 1 a favor dos uruguaios. 

O título uruguaio no Mundialito de 1981:


Os dois fizeram seis finais de Copa América. Confronto mais do que equilibrado, com três títulos para cada lado. O Brasil foi campeão em cima do Uruguai em 1919, 1989 e 1999, enquanto os uruguaios levaram a melhor em 1956, 1983 e 1995.

Comentários