Alemanha x Inglaterra - rivalidade histórica em campo


Quer uma boa rivalidade esportiva para animar a quarta-feira? Hoje tem Alemanha x Inglaterra, às 16h45, em Dortmund, com transmissão pela ESPN. O encontro histórico foi marcado por polêmicas em jogos decisivos de Copa do Mundo, eliminações traumáticas para os dois lados, disputas em Eurocopa e eliminatórias. Neste post, falo um pouco dos times que entram em campo neste amistoso e também dos embates históricos entre os dois rivais.

No último encontro entre os dois, vitória inglesa por 3 a 2 em amistoso no ano passado. Veja resumo:


Despedida de Podolski
O capitão da Alemanha hoje será Lukas Podolski, que fará seu último jogo pela seleção nacional. A equipe que o técnico Joachim Low deve colocar em campo nem de longe lembra aquela que conquistou a Copa de 2014 e deu aquele sacode histórico de 7 a 1 no Brasil. Entre os mais conhecidos do grande público estão Ter Stegen, goleiro do Barcelona, Emre Can, do Liverpool, Sané, do Manchester City, e Draxler, do PSG. Time provável: Ter Stegen; Kimmich, Ruediger, Suele e Hector; Can e Weigl; Sané, Draxler e Podolski; Werner.

Nas eliminatórias para a Copa do ano que vem, a Alemanha segue a passos firmes para garantir sua vaga. Lidera com folga o grupo C, com quatro vitórias em quatro jogos, 16 gols a favor e nenhum sofrido. Fazem parte do grupo Irlanda do Norte, Azerbaijão, República Tcheca, Noruega e San Marino. Domingo a Alemanha visita o Azerbaijão.

Teste para Southgate
O técnico inglês Gareth Southgate, que substituiu Sam Alardyce, faz, até aqui um trabalho seguro e segue renovando o time, que não terá uma de suas maiores estrelas hoje, Kane, artilheiro do Tottenham. Os Spurs formam uma base interessante para a montagem da equipe, exatamente por contar com mais jogadores ingleses em sua estrutura. Hoje, representando o clube, estarão em campo Walker, Dier e Dele Alli. Time provável: Hart; Walker, Cahill, Stones e Bertrand; Dier e Chamberlain; Lallana, Alli e Sterling; Vardy.

A Inglaterra é líder do grupo F das eliminatórias, com três vitórias e um empate. Fez seis gols e não sofreu nenhum em quatro jogos. Volta a jogar pela competição domingo, quando recebe a Lituânia em Wembley. Também fazem parte do grupo Escócia, Eslovênia, Eslováquia e Malta.

Jogos históricos
A rivalidade entre os países, acentuada pela Segunda Guerra Mundial, teve seu capítulo esportivo de maior destaque em 1966, na final da Copa do Mundo disputada na Inglaterra, quando os donos da casa fizeram 4 a 2 e levantaram a taça em uma partida marcada pelo polêmico terceiro gol, já na prorrogação. A bola de Hurst entrou ou não?

Em Copas do Mundo, os rivais se encontraram novamente em 1970, quando foi a vez da Alemanha eliminar a Inglaterra na prorrogação, 3 a 2 nas quartas de final. Em 1982, um empate em 0 a 0 na segunda fase ajudou a Alemanha a seguir na competição. Na semifinal de 1990, nova classificação alemã, desta vez nos pênaltis. Em 2010, um chute de Lampard que bateu na trave e dentro do gol não foi validado. A Alemanha fez 4 a 1 nas oitavas e seguiu em frente.

A goleada da Alemanha na Copa de 2010, com direito a lance polêmico:



Na Eurocopa, dois encontros. Em 1996, jogando em casa, a Inglaterra sucumbiu frente aos alemães nos pênaltis, assim como na Copa de 1990, e ficou de fora da final. Em 2000, os ingleses venceram por 1 a 0 na primeira fase, mas os dois rivais foram eliminados. 

Se os ingleses se deram mal em jogos decisivos, exceto na Copa de 1966, em 2001, pelas eliminatórias para o Mundial de 2002, deram um verdadeiro chocolate nos alemães em Munique: 5 a 1, com três gols de Owen (Gerrard e Heskey fizeram os outros dois). Foi um dos pontos altos de uma seleção inglesa recheada de bons jogadores (além dos já citados, Beckham, Ferdinand, Ashley Cole e Scholes, entre outros), mas que não conseguiu nenhum título. 

Relembre Alemanha 1 x 5 Inglaterra, pelas eliminatórias da Copa de 2002


Comentários