Galo e Inter já brigaram por vaga seis vezes na história. Relembre como foram as disputas.


Atlético e Inter vão decidir na quarta uma vaga nas quartas de final da Libertadores e dar continuidade a uma história de confrontos decisivos que já dura 44 anos. Entre disputas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, Galo e Colorado já ficaram frente a frente seis ocasiões em mata-mata ou em quadrangulares que decidiam passagem para a etapa final de um torneio. 

Até o momento, o retrospecto é favorável aos mineiros, que eliminaram os gaúchos em três oportunidades. O Inter tirou o Galo em duas e, em 1997, ambos foram eliminados na fase semifinal do Brasileirão, quando dividiram o mesmo grupo. Outro fato histórico que favorece o Atlético é o número de classificações na casa do rival, onde vai definir. Em 1971 e 1980, pelo Brasileirão, o Galo conquistou o resultado decisivo no Beira-Rio, assim como na Copa do Brasil de 2002. Jogando o segundo jogo decisivo em Belo Horizonte, o Inter nunca conseguiu eliminar o Atlético.

Conheça abaixo a história dos confrontos decisivos entre os dois clubes:

  • Campeonato Brasileiro de 1971 - Atlético e Internacional chegaram à segunda fase e ficaram no mesmo grupo, ao lado de Santos e Vasco. Apenas um se classificaria para o triangular final. Os jogos eram entre todos no grupo, ida e volta. E os jogos entre Galo e Inter decidiram a classificação alvinegra. Em 28 de novembro, o Atlético fez 4 a 1 no Inter em Porto Alegre. Na última rodada, no dia 9 de dezembro, o Inter venceu em Belo Horizonte, mas por 1 a 0. Empatados em pontos, 7, a vaga foi definida no saldo de gols. Favorecido pela vitória no Sul, o Galo fechou a segunda fase com o primeiro lugar no grupo e a vaga no triangular final, que acabaria lhe rendendo o título nacional.
  •  Campeonato Brasileiro de 1976 - Novamente os dois se encontraram em uma fase decisiva e que valia vaga na decisão. Desta vez, a semifinal foi disputada em um só jogo, no Beira-Rio. Em caso de empate, a vaga seria decidida nos pênaltis. O Atlético saiu na frente com Vantuir, no primeiro tempo. No segundo, Batista empatou e, nos acréscimos, Falcão fez 2 a 1 e colocou o Inter na final. O Colorado conquistaria o bicampeonato brasileiro diante do Corinthians. Veja abaixo os gols do jogo.



  • Campeonato Brasileiro de 1980 - Outro encontro em uma semifinal e novamente com jogo decisivo em Porto Alegre.  Desta vez, a vaga na final seria definida após dois jogos. Na ida, 1 a 1 no Mineirão, gols de Reinaldo e Cléo, no dia 21 de maio. Quatro dias depois, o Galo garantiu a vaga na decisão com um 3 a 0, garantido com um gol de Reinaldo e dois de Éder. Na decisão, o time mineiro seria derrotado pelo Flamengo. Confira abaixo os gols da vitória atleticana em Porto Alegre:


  • Campeonato Brasileiro de 1981 - Desta vez o encontro foi nas oitavas de final do Brasileirão e o segundo jogo mais uma vez foi em Porto Alegre. Na ida, o Inter venceu o Galo por 1 a 0 no Mineirão, gol de Silvinho, e se aproximou da vaga, fato que se confirmou com o a 1 a 1 no Beira-Rio. No Sul, o Galo chegou a sair na frente, gol de Éder, mas tomou o empate com gol de Nílson Dias. Nas quartas, o Inter foi eliminado pelo São Paulo. Veja abaixo o gol de Silvinho no Mineirão.


  • Campeonato Brasileiro de 1997 - Depois de 26 anos, Inter e Galo voltaram a compor o mesmo grupo em uma fase semifinal de Brasileirão. Palmeiras e Santos eram os outros integrantes. Apenas o primeiro garantia vaga e tanto Atlético quanto Inter se deram mal, já que o Palmeiras garantiu a vaga - e perdeu na final para o Vasco. Nos jogos entre Colorado e Galo, uma vitória para cada lado. Inter 2 a 0 em Porto Alegre e Atlético 3 a 2 em Belo Horizonte.
  • Copa do Brasil de 2002 - O último mata-mata entre os dois clubes ocorreu nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2002. E desta vez, o Atlético eliminou o Inter e avançou na competição - só pararia na semifinal, eliminado pelo Brasiliense. No jogo de ida, Galo 2 a 0 no Mineirão. A classificação veio no segundo jogo, mesmo com a derrota por 3 a 2 no Beira-Rio. Confira abaixo os gols atleticanos no jogo de ida no Mineirão, marcados por Marques e Guilherme.




Comentários