"Campeonato de pontos corridos é chato". A opinião do Fernando é essa. E a sua?


O amigo publicitário Fernando Gregori é um ferrenho defensor do sistema mata-mata e está na torcida para a volta dessa forma de disputa ao Campeonato Brasileiro. Eu, como deixei bem claro no último post aqui no blog, sou defensor dos pontos corridos. E com o objetivo de mostrar um outro ponto de vista, convidei o Fernando para apresentar sua defesa. E ele não fugiu do debate. Está aí, logo abaixo. Leiam, concordem, discordem, palpitem. Enquanto isso, segue em aberto, no lado direito da tela, uma enquete sobre os dois sistemas. Não deixe de votar!




"A nova polêmica que agora balança o futebol brasileiro é sobre qual o melhor sistema de disputa do Brasileirão. Hoje, depois de 13 anos de pontos corridos (PCs), já dá pra se fazer uma comparação com os 29 anos de mata-mata (MM). Há quem ame os PCs, assim como tem a turma que ama o MM. E quando o Fred Jota me perguntou por que eu não sou a favor do sistema de pontos corridos, eu resumi em uma só frase: Porque é chato! Só isso já bastaria para ser contra esse sistema europeu que vem destruindo a graça de assistir futebol. Mas para efeito de embasamento, vou detalhar um pouco mais:

É chato ver seu time passar 38 rodadas jogando sem emoção.
É chato porque não tem aquela semana decisiva, quando a imprensa nacional inteira ficava acampada na frente dos CTs dos finalistas, passando todas as notícias minuto a minuto, criando aquele clima de decisão que deixava até o não torcedor com frio na barriga.
É chato porque os PCs são incapazes de produzir os heróis e vilões das decisões. Aqueles jogadores que vão entrar para história do campeonato e virar ídolos ou personas non gratas para sempre.
É chato porque nos PCs se o seu time não tiver mais chances de ser campeão, você simplesmente esquece que tem um campeonato acontecendo. Já no MM vc pelo menos assiste aos jogos decisivos dos outros times, só pelo fato de eles serem decisivos.
É chato ficar 8 meses esperando o campeonato acabar pra saber quem é o campeão.
É chato ser campeão e nem poder levantar a taça no estádio diante da sua torcida.
É chato não ter uma disputa final, o jogo derradeiro que entra para história.
É chato não ter o lance que vai ser falado durante anos, o gol perdido, o frango, o erro do juiz, o gol no último minuto, a defesa espetacular e todos aqueles detalhes que valem um título.

É chato ser campeão em cima da Chapecoense mesmo perdendo os 2  jogos para seu maior rival.
É chato ver times entregando jogos para prejudicar seus rivais.
É chato ver um campeonato ser decidido 5 rodadas antes do fim.
É chato porque. quase sempre. a maior emoção de um campeonato de PCs é a briga pelo rebaixamento, já que o campeão será apenas um time e os rebaixados serão quatro.
É chato ouvir que os PCs são a evolução e o MM um atraso, quando o cenário atual do futebol brasileiro pós-7 a 1 mostra exatamente o contrário.
É chato dizer que um Eurico Miranda defende o MM sem lembrar que Zezé Perrella, Andrés Sanchez, entre outros “santos”, defendem os PCs.
É chato ver que a seleção brasileira, antes dos PCs, foi 5 vezes campeã do mundo e, coincidentemente,  desde 2003 só dá vexames.
É chato porque esse sistema privilegia os times mais ricos.
É chato porque desde que os PCs foram implantados, só times de 3 estados foram campeões (SP/RJ/MG), enquanto na era do MM, os campeões vieram de 6 estados (SP/RJ/MG/RS/PR/BA).
É chato porque nos PCS, o vice campeão pode não perder para o campeão. (Sim, isso também já  aconteceu no MM, mas em jogos diretos, com toda chance para ambos os times)
É chato ouvir que os PCS são mais justos que o MM, que pode eliminar um time melhor pontuado. Ora, se esse time melhor pontuado conseguir perder 2  jogos seguidos para um time inferior que ele, não merece ser campeão. Simples.

É chato porque não tem nada de justo em ganhar um campeonato de PCs apenas vencendo os times pequenos e perdendo para os grandes ou para primeiros colocados como fez o último campeão.
É chato porque se você fizer uma pesquisa entre os torcedores dos times que já foram campeões nos PCs, duvido que se lembrem de 2 jogos inesquecíveis na campanha vitoriosa deles.
É chato porque quem brada que esse é um sistema mais seguro contra roubos ou esquemas para favorecer um time, não se lembra de 2005 ou 2012.
É chato porque esse sistema é muito mais favorável a um campeonato restrito a 2 ou 3 times, como é em quase toda a Europa.
É chato porque com essa atual divisão de cotas da TV, muito em breve a briga pelo título Brasileirão vai se resumir a um eterno Corinthians x Flamengo e o resto vai disputar vaga para a Sul-Americana.
É chato esse sistema tem tudo a ver com a 'gourmetização' do futebol brasileiro, que proíbe tudo que se refere à festa nos estádios, que agora nem são estádios, são “arenas”.

É chato porque, diferente da Copa do Brasil e dos Estaduais, o MM do Brasileirão sempre teve muito mais peso, muito mais tradição, muito mais emoção e nunca rivalizou com esses outros torneios no coração do torcedor.
É chato porque a famosa e decantada profissionalização do futebol brasileiro, que viria com esse sistema, nunca chegou a acontecer. Clubes continuam sendo amadores, a arbitragem continua sendo amadora, jogadores continuam sendo mimados, dirigentes continuam sendo bandidos e a CBF continua sendo bandida e incompetente. Ou seja, é a mesma coisa, só que sem a emoção do MM.
E se todos esses motivos chatos não fossem suficientes para eu ser contra o famigerado, gourmetizado e burocrático sistema de PCs, ainda tem um mais pessoal. Nesses 13 anos de PCs, meu time só fez bonito em um ano. Enquanto que, na era do MM, ele simplesmente era o Rei das Semifinais, ficando 14 vezes entre os 4 melhores, em disputas que, até hoje, perdendo ou ganhando, não saem da memória.
Por tudo isso, e pela volta da emoção, pela volta do futebol espetáculo, VIVA O MATA MATA!"


Comentários

  1. Concordo com você e ainda acrescento que nos pontos corridos estamos vendo o campeonato brasileiro virar campeonato sul-sudeste. Fora desse eixo só o Goiás e o Sport.

    ResponderExcluir

Postar um comentário