Muller, a máquina alemã de fazer gols


Um dos maiores atacantes de todos os tempos não poderia ficar de fora de uma lista que reúne os maiores artilheiros da Copa do Mundo, série que estou publicando aqui no blog com textos meus e ilustrações do André Fidusi. O personagem destacado neste post é Gerd Muller, a máquina alemã de fazer gols que por muito tempo manteve o posto de maior artilheiro de todas as Copas, mesmo tendo participando de apenas duas, em 1970 e em 1974. Muller fez 14 gols em Mundiais e uma série brilhante também em competições nacionais e continentais com o Bayern. 



Muller estreou na Seleção Alemã em 1966, após a perda da Copa para a Inglaterra. E mostrou a que veio nas eliminatórias da Eurocopa de 1968, quando fez seis gols em três jogos. Dois anos depois disputaria sua primeira Copa, da qual seria artilheiro com impressionantes dez gols em seis jogos. Na estreia, contra o Marrocos, vitória suada por 2 a 1, com Muller fazendo o gol de desempate. Contra a Bulgária, show e três gols no 5 a 2 da Alemanha. Para fechar com chave de ouro a primeira fase, mais três gols, agora nos 3 a 1 contra o Peru. O gol mais importante de Muller em 1970 foi o que decretou a classificação da Alemanha para a semifinal, o da vitória de 3 a 2 sobre a Inglaterra, na prorrogação, pelas quartas de final. Na emocionante semifinal contra a Itália, na qual a Alemanha perdeu por 4 a 3, novamente em uma prorrogação, Muller fez seus últimos dois gols no Mundial, passando em branco no 1 a 0 contra o Uruguai, pela disputa do terceiro lugar. 

Na Copa de 1974, em casa, a Alemanha era uma das favoritas e a base do time era o Bayern de Munique, equipe de Muller, que começaria naquele mesmo ano sua série consecutiva de três títulos da então Copa dos Campeões da Europa. Em 1974, Muller fez menos gols, mas fez mais tentos decisivos. Na primeira fase, fez apenas um, nos 3 a 0 contra a Austrália. Passou em branco no 1 a 0 contra o Chile e, claro, na derrota para a Alemanha Oriental por 1 a 0. Na segunda fase, a semifinal, jogada em dois grupos de grupo, Muller foi fatal. Fez o segundo gol, que garantiu os 2 a 0 contra a Iugoslávia, e o gol que garantiu a vitória de 1 a 0 contra a Polônia, partida que garantiu a Alemanha na final. Na decisão, contra a Holanda de Cruyff, Muller fez o gol do título, o segundo dos 2 a 1, de virada, ainda no primeiro tempo.

 Quer ver todos os gols de Muller em Copas? Confira o vídeo abaixo:

Muller só foi superado por Ronaldo em 2006, mas seus números na Alemanha impressionam. Fez 68 gols em 62 jogos. O número de gols foi equiparado por Klose, mas o polonês naturalizado precisou de 131 jogos para atingir a marca. Os outros recordes de Muller também são espetaculares. Fez 365 gols em 427 jogos na Bundesliga e 66 em 74 jogos por competições europeias. Bola de Ouro da Europa em 1970, Muller fez 51 gols em 31 jogos pelo Nördlingen, de sua cidade natal, e 398 em 453 jogos pelo Bayern. Encerrou a carreira nos Estados Unidos, no Fort Lauderdale Strikes. Campeão do mundo pela Alemanha (1974) e pelo Bayern (1976), tri continental, tetra nacional pelo Bayern, Muller ainda tem no currículo uma Eurocopa (1972), quando foi artilheiro, sete artilharias da Bundesliga. Um verdadeiro matador.

Confira os outros artilheiros retratados na série:
Fontaine (França) - 13 gols

Comentários