Rahn, o herói alemão de 1954


Conhecido como Der Boss, o chefe, Helmut Rahn é mais do que um jogador histórico das Copas do Mundo. Foi um dos atletas que colocou a Alemanha no patamar de potência futebolística. Rahn foi decisivo na Copa de 1954 ao fazer dois gols na final contra a Hungria, que deu aos alemães seu primeiro Mundial. Além disso, foi importante para a seleção ter chegado à final. Na história das Copas, Rahn fez outros oito gols, por isso é retratado aqui, nessa série especial sobre os maiores artilheiros da história das Copas, com desenhos dos craques feito pelo André Fidusi e textos meus.



Rahn começou a Copa de 1954, na Suíça, como reserva. E fez seu primeiro gol exatamente na maior derrota sofrida pela Alemanha em Mundiais, o 8 a 3 para a Hungria. Neste jogo, o técnico Sepp Herberger, prevendo que já perderia para o time de Puskás, colocou em campo um time reserva e poupou seus jogadores para o confronto decisivo e que valeu a vaga nas quartas, o 7 a 2 contra a Turquia, em jogo desempate. Nas quartas, Rahn foi titular e fez o segundo gol da vitória contra a Iugoslávia por 2 a 0. Na semifinal, a Alemanha fez 6 a 1 na Áustria, mas Rahn deixou para fazer seus gols na final contra a Hungria. Com 8 minutos de jogo, a Alemanha perdia por 2 a 0. Morlock diminuiu aos 10 e Rahn empatou aos 18. Mas o gol histórico e decisivo da Copa e carreira do atacante aconteceria aos 39 minutos do segundo tempo. O 3 a 2 se transformaria até em filme, "O Milagre de Berna", lançado em 2003 e dedicado a Rahn, que morreu no mesmo ano.

Na Copa de 1958, na Suíça, Rahn fez mais gols, mas a Alemanha não teve o mesmo sucesso. Logo no primeiro jogo, fez dois na vitória de 3 a 1 contra a Argentina. A Alemanha empataria mais duas vezes na primeira fase, em 2 a 2, contra Irlanda do Norte e Tchecoslováquia. Rahn deixou sua marca com um gol em cada partida. Nas quartas, Rahn foi decisivo para a classificação alemã, ao fazer o único gol da vitória contra a Iugoslávia. Na semifinal, a Alemanha foi derrotada pelos donos da casa, a Suécia, por 3 a 1, e Rahn faria seu último gol em Copas na disputa do terceiro lugar, quando os alemães foram goleados pela França por 6 a 3.

Confira abaixo o vídeo com os lances da final de 1954, com os dois gols de Rahn, o segundo e o terceiro da Alemanha:

Rahn é uma lenda do Rot-Weiss Essen, clube que defendeu entre 1951 e 1959 e pelo qual fez 88 gols em 201 jogos. O Rot-Weiss foi campeão alemão com Rahn em 1954/1955 e foi o primeiro time a representar o país na então Copa dos Campeões, a atual Champions League. O jogador tem uma estátua em frente ao estádio Georg-Melches, em Essen. Rahn defendeu também o Colônia, o Enschede e o Duisburg, todos da Alemanha, o último já na época de criação da Bundesliga, no início da década de 1960.

Comentários