Batistuta, o matador argentino, autor de dez gols em Copas


Um dos mais temíveis atacantes das últimas décadas é o segundo personagem da série que apresento sobre os maiores artilheiros de todos os tempos em Copas do Mundo, trabalho ilustrado pelos desenhos de André Fidusi, parceiro e colaborador do blog. Depois do capítulo sobre Gary Lineker (clique aqui para conferir), chegou a vez de Gabriel Batistuta, o Batigol, maior artilheiro da Seleção Argentina em todos os tempos, com 56 gols em 78 jogos. Destes gols, dez foram feitos em Copas do Mundo.


Aos 25 anos Batistuta estreou com tudo em Copas do Mundo. Em seu primeiro jogo em Mundiais, a Argentina destruiu a Grécia por 4 a 0, três gols do atacante nascido em Reconquista. O outro gol da partida, marcado por Maradona, teve participação de Batistuta, que estava na troca de passes que resultou no gol do craque, que correu para as câmeras de TV em uma das comemorações mais famosas em Copas. No jogo seguinte, vitória contra a Nigéria no jogo em que Maradona acabou sendo flagrado no antidoping. Abalada, a Argentina perdeu o último jogo da primeira fase para a Bulgária e parou nas oitavas de final com a derrota de 3 a 2 para a Romênia, quando Batistuta fez seu quarto gol na Copa.

Em 1998, a Argentina estreou contra o Japão e a vitória de 1 a 0 veio com o gol e Batistuta. No jogo seguinte, goleada por 5 a 0 contra a Jamaica e o segundo hat-trick de Batigol em Mundiais. A Argentina ainda venceria a Croácia e se classificaria como líder do grupo, encarando a Inglaterra nas oitavas. O 2 a 2 no tempo normal teve gol de Batistuta. Nos pênaltis, a Argentina se classificou e acabou eliminada pela Holanda nas quartas.

A última Copa de Batistuta foi a de 2002 e a Batistuta fez o gol da única vitória argentina no torneio, o 1 a 0 contra a Nigéria, na estreia. Derrota para a Inglaterra e empate com a Suécia acabaram com a eliminação ainda na primeira fase.

Confira abaixo os gols de Batistuta contra a Grécia em 1994

Pela seleção, Batistuta venceu duas vezes a Copa América (1991 e 1993) e ganhou a Copa das Confederações (1992). Foi campeão italiano pela Roma (2000/2001) e levantou títulos por River e Boca, mas foi na Fiorentina que teve sua melhor fase. Defendeu a Viola de 1991 a 2000, ficou no clube mesmo na temporada em que jogou a segunda divisão e deixou Florença com uma Copa da Itália e uma Série B, mas também com a idolatria absoluta. Batistuta é o maior artilheiro da história do clube, com 168 gols, e o sexto jogador com o maior número de jogos, 269.

Confira os outros artilheiros da série:
Lineker (Inglaterra) - 10 gols
Cubillas (Peru) - 10 gols

Comentários