Os times alemães no Mundial de Clubes


O Bayern de Munique vai ser o primeiro clube alemão a disputar o Mundial de Clubes neste novo formato, instituído em 2000 pela Fifa, em torneio disputado no Brasil com critérios confusos, e regularmente desde 2005, em vários países. Favorito para fazer a final neste ano, o time de Munique pode conquistar a quarta taça mundial do país, incluindo a antiga Copa Intercontinental, disputada entre 1960 e 2004 apenas por europeus e sul-americanos. 

Das três conquistas, duas são do Bayern. A primeira foi em 1976, contra o Cruzeiro, em jogos em Munique e em Belo Horizonte, e a segunda, em 2001, contra o Boca Juniors. O curioso é que o clube abriu mão de jogar a Copa em duas ocasiões. A outra taça é do Borussia Dortmund, campeão em 1997. Das cinco decisões disputadas pelos alemães, Borussia Moenchengladbach, em 1977, e o Hamburgo, em 1983, foram derrotados. Confira abaixo um resumo dos jogos:

As duas primeiras oportunidades que um time alemão teve de ser campeão do mundo, ainda na antiga Copa Intercontinental, foram deixadas de lado pelo Bayern de Munique. Em 1974, abriu mão de decidir, na época em dois jogos, o título contra o Independiente. O Atlético de Madrid, vice-campeão europeu, foi em seu lugar, perdeu na Argentina por 1 a 0 e ganhou na capital espanhola por 2 a 0, se tornando o primeiro campeão mundial sem ter sido campeão continental. Em 1975, novamente o Bayern não disputou o título. Como não chegou a um acordo de datas com o Independiente, a taça nem chegou a ser disputada.

Em 1976, enfim, o Bayern topou jogar a decisão intercontinental. Em 23 de novembro, debaixo de neve, o Bayern fez 2 a 0 no Cruzeiro, campeão da Libertadores, e segurou um 0 a 0 no Mineirão, no dia 21 de dezembro, com grande atuação de Sepp Mayer, goleiro que, assim como boa parte do time de Munique, foi campeão mundial com a Alemanha em 1974. Em 1978, válido por 1977, foi a vez de um time alemão perder a decisão em casa. Naquele ano, o Liverpool, campeão europeu, abriu mão da decisão. O Borussia Moenchengladbach foi em seu lugar e arrancou um empate em 2 a 2 com o Boca Juniors, em La Bombonera, em 22 de março. Em 26 de julho, o Boca passeou na Alemanha, 3 a 0 no Borussia M'Gladbach e primeiro título mundial assegurado para o clube amarelo e azul.

Já em jogo único, em Tóquio, o Hamburgo não segurou o Grêmio de Renato Gaúcho, que fez os dois gols na vitória de 2 a 1. Novamente um brasileiro cruzou o caminho de um time alemão no Japão em 1997, quando o Borussia Dortmund venceu o Cruzeiro por 2 a 0. Em 2001, nova vitória alemã contra um sul-americano. Na ocasião, o Bayern de Oliver Kahn fez 1 a 0 no Boca Juniors e levantou sua segunda taça.


Comentários