A história dos confrontos estaduais brasileiros na Libertadores


Pela primeira vez na história, Atlético e Cruzeiro vão disputar uma mesma edição da Copa Libertadores da América. Reflexo do bom momento dos dois grandes mineiros, atuais campeões da própria Libertadores (Atlético) e do Brasileirão (Cruzeiro), a participação no torneio pode resultar no encontro mais importante entre Galo e Raposa, caso os dois meçam forças na competição.

Vai ser a tercerira vez que um encontro entre duas forças de um mesmo estado acontece sem que estejam envolvidos paulistas ou cariocas. Em 2007 e em 2011, Grêmio e Internacional participaram do torneio, mas não se enfrentaram. 

O recorde de participações do mesmo estado em uma única Libertadores é de São Paulo, que em 2005 e em 2006 colocou quatro equipes no torneio. Em 2012, o Rio de Janeiro quase igualou a marca, ao classificar três clubes na competição.

Ao longo dos anos, clubes do mesmo estado se enfrentaram várias vezes em jogos pela Libertadores, nenhuma delas em decisões, mas em jogos marcantes como os mata-matas entre Palmeiras e Corinthians na virada dos anos 1990 e 2000 ou o confronto entre Corinthians e Santos, em 2012.  Confira neste post quando jogaram clubes de mesmo estado no torneio e como foram os encontros estaduais na história da Libertadores.

1974: Palmeiras e São Paulo
Pela fase de grupos, duas vitórias do São Paulo: 2 a 0 e 2 a 1. O tricolor seguiu e foi vice-campeão e o Palmeiras parou na primeira fase.

1979: Palmeiras e Guarani
Também na fase de grupos, novamente duas derrotas do Palmeiras, 1 a 4, em casa, e 0 a 1, em Campinas. O Verdão foi eliminado e o Bugre seguiu, parando na fase semifinal.

1985: Vasco e Fluminense
Flu e Vasco deram vexame e foram eliminados na primeira fase sem qualquer vitória. Os jogos entre os dois terminaram empatados, 3 a 3 e 0 a 0.

1987: São Paulo e Guarani
Na fase de grupos, os dois foram eliminados. Em Campinas, vitória do Bugre, 3 a 1. No Morumbi, empate em 2 a 2.

1994: São Paulo e Palmeiras
Campeão de 1993, o São Paulo estreou na segunda fase e, no mata-mata, eliminou o Palmeiras com um empate em 0 a 0 e uma vitória por 2 a 1. O tricolor terminou vice-campeão.

1999: Corinthians e Palmeiras
Na primeira fase, os dois se encontraram, com uma vitória para cada lado, 1 a 0 para o Palmeiras e 2 a 1 para o Corinthians. Mas foi nas quartas de final que os rivais fizeram dois jogos históricos, um 2 a 0 para cada lado e a vitória palmeirense nos pênaltis.

2000: Palmeiras e Corinthians
Mais dois jogões. No primeiro, 4 a 3 para o Corinthians. Na volta, 3 a 2 para o Palmeiras. Mais uma vez, nos pênaltis, vitória palmeirense com direito à defesa histórica de Marcos em chute de Marcelinho Carioca.

2001: Palmeiras e São Caetano
Os dois se encontraram nas oitavas de finais e novamente o Palmeiras se classificou com uma vitória nos pênaltis, após um 1 a 0 para cada lado.

2003: Santos e Corinthians
Não se enfrentaram.

2004: São Paulo, São Caetano e Santos
Não se enfrentaram.

2005: São Paulo, Santos, Palmeiras e Santo André
Nas oitavas, nova classificação do São Paulo contra o Palmeiras, com duas vitórias, 1 a 0 e 2 a 0. O tricolor acabaria campeão.

2006: São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Paulista
Novamente, São Paulo e Palmeiras nas oitavas de final. E outra classificação são-paulina, desta vez com empate em 1 a 1 e uma vitória por 2 a 1.

2007: São Paulo e Santos/ Internacional e Grêmio
Não se enfrentaram.

2008: São Paulo e Santos/ Flamengo e Fluminense
Não se enfrentaram.

2009: São Paulo e Palmeiras
Não se enfrentaram.

2010: São Paulo e Corinthians
Não se enfrentaram.

2011: Grêmio e Internacional/ Santos e Corinthians
Não se enfrentaram.

2012: Santos e Corinthians/ Flamengo, Fluminense e Vasco
Santos e Corinthians se enfrentaram na semifinal, com vantagem para o Timão, que venceu na Vila por 1 a 0 e empatou no Pacaembu. Acabaria campeão.

2013: São Paulo, Palmeiras e Corinthians
Não se enfrentaram.

Comentários