Os confrontos entre Atlético e Olimpia pela Libertadores


Apesar de o Atlético estar disputando apenas sua quinta Libertadores, confrontos contra o adversário da final deste ano, o Olimpia, são relativamente comuns. Nas duas das quatro participações anteriores do Galo, o time paraguaio esteve duas vezes no caminho do clube mineiro. Foram quatro jogos, com uma vitória do Atlético e três empates.

Logo na primeira participação atleticana, em 1972, o Olimpia fazia parte do grupo do Galo, o 3, ao lado de São Paulo e Cerro Porteño. O primeiro jogo entre os dois foi no Mineirão e terminou em um empate em 0 a 0. O jogo da volta, no estádio Puerto Sajonia, terminou em confusão. A partida estava empatada em 2 a 2 quando o juiz chileno Lorenzo Cantillana expulsou Oldair. Era a quinta expulsão de um atleticano na partida. Antes, Ronaldo, Grapte, Dario e Lola já haviam sido expulos. A partida foi interrompida e os pontos foram dados ao time paraguaio. Naquela época, apenas o líder do grupo se classificava. O São Paulo seguiu em frente e foi finalista, sendo derrotado pelo Independiente.

O regulamento era o mesmo em 1981, com o campeão de cada grupo seguindo em frente na Copa Libertadores. Era a terceira participação do Atlético, que foi semifinalista em 1978. Novamente o grupo era dividido por paraguaios e brasileiros, desta vez, além do Galo, Flamengo, Olimpia e Cerro Porteño. O Atlético deixou um ponto importante no mesmo Defensores del Chaco que sedia a primeira partida da atual final. O empate em 0 a 0 com o Olimpia faria falta na soma dos pontos.

Disputando ponto a ponto a classificação com o Flamengo, o Atlético recebeu o Olimpia no Mineirão e, diante de mais de 56 mil pessoas, venceu o Olimpia por 1 a 0, gol de Palhinha. Um empate com o Cerro em casa e outro diante do Flamengo no Maracanã resultaram no empate em pontos entre os times brasileiros. A decisão da vaga terminou no polêmico jogo do Serra Dourada.

A história das participações atleticanas na Libertadores pode ser conferida nos links abaixo:


Comentários