Lampard, o recordista de Stamford Bridge


São raros os jogadores de 35 anos que chegam em alta em um final de temporada. Normalmente são poupados, participam de poucos jogos, têm papel de coadjuvante e fazem poucos gols. Nenhuma dessas características pode ser atribuída a Frank Lampard. O meio-campista do Chelsea, que completou 35 anos em 20 de junho, fechou a temporada 2012/2013 com moral e contrato renovados, depois de participar de 29 jogos e fazer 15 gols na Premier League, por meio da qual o clube de Londres mais uma vez chegou à Champions League. Competição, aliás, que Lampard, como capitão do time na histórica final de 2012 contra o Bayern, levantou. Nesta temporada que acabou de ser encerrada, outra taça continental erguida, a da Liga Europa. Mas o mais impressionante foi fechar a temporada como o maior artilheiro da história do clube, com 203 gols. É esse o personagem do futebol inglês que é retratado e homenageado pelo blog, inclusive com caricatura exclusiva feita pelo ilustrador André Fidusi, que pode ser conferida abaixo.  Ao longo do post, alguns gols históricos de Lampard.


Ser o maior artilheiro da história de um clube tradicional e centenário já é um feito por si só, ainda mais surpreendente se levarmos em conta que Lampard é um volante de origem e não um meia que sempre chega na cara da gol. Lampard quebrou um recorde que durava 42 anos, quando Bobby Tambling completou 202 gols com a camisa dos Blues, mas foi peça fundamental para o clube mudar de patamar. Quando chegou ao Chelsea, em 2001, o clube de Stamford Bridge tinha um Campeonato Inglês, 3 FA Cups, duas Copas da Liga, uma Supercopa Inglesa, uma Supercopa Europeia e duas Recopas Europeias. Com ele em campo, o número de troféus multiplicou. Foram três Campeonatos Ingleses, 4 FA Cup, duas Copas da Liga, 2 Supercopas Inglesas, uma Liga Europa e a cereja do bolo, a Champions League.

 O gol de Lampard contra o Liverpool, em 2008, dias após a morte da mãe.


Revelado pelo West Ham, Lampard jogou pelo clube de Upton Park entre 1995 e 2001, período em que jogou 187 jogos e marcou 39 gols. Na temporada 1995/1996, foi emprestado sem grande destaque ao Swansea, pelo qual jogou apenas nove partidas e marcou um gol. O salto se deu com a contratação pelo Chelsea, por 11 milhões de libras, realizada antes da era Abramovich. Naquela época, Lampard tinha no currículo apenas dois jogos pela Seleção Inglesa. Número que chega hoje a 97 (é o oitavo atleta com mais jogos pela equipe e o nono maior artilheiro, com 29 gols).

Golaço de Lampard contra o Barcelona em 2006


No Chelsea, além dos troféus, acumulou 608 jogos e é hoje o terceiro jogador que mais vezes entrou em campo pelos Blues (perde para Ron Harris, com 795, e Bonetti, com 729). Foi ele quem fez mais gols pelo clube na elite inglesa, 141, o maior artilheiro do clube em FA Cups, com 26 gols, bateu os recordes de jogos consecutivos pelo Chelsea na elite inglesa, 164 (entre 2001 e 2005), e em competições europeias (106) e é o jogador do clube mais vezes em campo pela Seleção Inglesa, 95 (os outros dois foram pelo West Ham).

Belo gol contra o Everton, de fora da área, em 2006


A maior vítima de Lampard pelo Chelsea foi o Aston Villa, que levou 14 gols (quatro deles em um único jogo, em 2010). O Bolton, que levou o primeiro gol de Lampard pelo Chelsea, em 2001, aparece depois, com 12 gols sofridos. Dos maiores rivais, o Tottenham levou 9, mesmo número do vizinho Fulham. Liverpool e Manchester City sofreram 7, o Manchester United, 6, e o Arsenal, 5. No caso de Lampard, números não podem ser tratados com frieza. São a prova de um futebol de primeiro nível.

Lampard no início da carreira, no West Ham
Confiram mais três posts especiais sobre o Chelsea no blog:
Por dentro do Stamford Bridge
Museu do Chelsea
Homenagem a Didier Drogba


Comentários