Pitacos sobre a convocação da Seleção Brasileira


Com a habitual expectativa e o alvoroço de sempre, a Seleção Brasileira foi convocada hoje para a disputa da Copas das Confederações. Fazendo uma análise dos nomes, muita coisa cai por terra com a lista de Luiz Felipe Scolari. Cada técnico tem sua análise, suas preferências e seus planos táticos, mas, na média, algumas questões sempre são levadas em conta nas convocações: o bom momento de determinado atleta, a confiança do treinador nesse ou naquele jogador e, se tratando de uma competição, nomes com os quais o técnico já trabalhou e tem confiança.

Se o momento faz diferença na hora da convocação, Ronaldinho Gaúcho deveria ser convocado. Ok, ele não foi bem nos amistosos que fez neste ano com Felipão, mas treinando com o grupo por mais tempo e sabendo ser aproveitado no esquema de jogo, coisa que Cuca sabe como fazer, poderia ser extremamente útil na Seleção Brasileira. Difícil acreditar que Jádson, o escolhido para a posição, está em um momento melhor em seu clube ou fez muito mais coisa nos últimos jogos do time de Felipão. Oscar, Lucas e Bernard foram os outros meias. Os três jovens merecem ser convocados e, no caso de Lucas e Bernard existe também a opção de usá-los no ataque, o que pode ser importante.

Ramires foi a outra ausência sentida e surpreendente. Acho o jogador do Chelsea extremamente útil, pois defende bem, pode atuar como meia e chega com qualidade ao ataque, além da experiência. Luiz Gustavo foi a escolha e, pela Champions League que fez, pode começar a garantir seu espaço. Baseando na questão de que o melhor do momento deve sempre ser chamado, aliás, nada mais justo do que Paulinho fazer parte da lista. O volante do Corinthians está um degrau acima dos demais. Hernanes, que também pode jogar mais avançado, e Fernando (Grêmio), que tem ótima saída de bola foram os outros escolhidos para a posição. Nenhum deles com a experiência de Ramires na seleção.

O ataque ainda gera dúvidas. Neymar deve sempre ser chamado, mas o 2013 dele anda abaixo da média. Fred é o melhor camisa 9 em ação no futebol brasileiro e um matador nato. Por outro lado, Leandro Damião é irregular e Hulk não me convence. Não vejo o jogador do Zenit como um atleta de Seleção Brasileira. 

Algumas unanimidades são evidentes na defesa. Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo são incontestáveis. Pode-se debater alguns reservas. Eu prefiro Rafael, do Manchester United, do que o volante improsivado Jean como lateral-direito reserva e Filipe Luís não encanta. Dante e Réver, a dupla de zaga reserva, fez por onde ser chamada. Um é finalista da Champions League com méritos e titular do baita time do Bayern de Munique. Outro é o melhor zagueiro em ação no país. E, para ser sincero, o país não vive um momento excepcional no gol. Júlio César tem experiência e técnica, mas não está em sua melhor fase. Diego Cavalieri é muito bom no Fluminense, assim como Jefferson no Botafogo, mas não transmitem ainda aquele 100% de confiança quando se trata de Seleção Brasileira.

Óbvio que cada brasileiro tem suas opções, preferências e opiniões e acho muito difícil existir o dia em que uma convocação não tenha uma contestação que seja. Felipão fez as opções dele. Se vai transformar em um time competitivo, só o tempo vai dizer. Hoje eu acho que o Brasil tem mais chance de sucesso nos próximos anos, quando a atual geração jovem estiver mais amadurecida.


Comentários

  1. O que tenho a acrescentar é em relação aos atacantes convocados. Em tese são Neymar, Fred, Leandro Damião e Hulk. Deste quarteto 3 são centroavantes. Felipão não convocou nenhum atacante que cai pelos flancos no banco de reserva. Alguém poderia pensar no Bernard mas pelo que vejo ele colocará o menino atleticano no lugar do Lucas que por sinal vai jogar do lado direito que não é do meia atacante alvinegro. Vejo Osvaldo como otima opção no lugar de Leandro Damião. Vamos observar os treinamentos e tomara que ele arme um bom esquema tático para vencermos esta Copa!

    ResponderExcluir
  2. Talvez eu cause discórdia, mas vejo que o verdadeiro problema da seleção hoje, chama-se Neymar. Não por achar que ele é um mau jogador ou pipoqueiro, pois realmente ele joga muito, mas acho que o Felipão não está encontrando um esquema adequado para encaixa-lo (visto que ele é peça insubstituível). Ronaldinho e Kaká não conseguiram demonstrar um bom futebol junto dele e Ganso que tanto é familiar também vem jogando mal, logo, acredito que a Copa das Confederações servirá para mais um teste e caso não dê certo vão mesmo Ronaldinho e Oscar para a Copa 2014 pois esses acho que são mesmo o voto do povo.
    Acho que a solução hoje era testar outras opções de ataque, sem Neymar. Gostaria muito de ver Bernard de um lado, Lucas pelo outro, Fred na frente e Oscar ou Ronaldinho armando, esquema bem parecido com o de Cuca no Atlético, visto que Daniel Alves sobe muito como Marcos Rocha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário