Ryan Giggs, um craque recordista


A lista dos maiores jogadores da história do futebol inglês certamente inclui nomes como Bobby Charlton, Gordon Banks e Stanley Matthews, mas tranquilamente a lista de maiorais de todos dos tempos tem que ter o nome de um galês, Ryan Giggs. O canhoto camisa 11 do Manchester United defendeu apenas os Red Devils em sua carreira clubística e escreveu para sempre seu nome na história do futebol na terra da rainha. Esse baita jogador, que hoje completa 40 anos, a cada dia que passa, atinge números expressivos em sua carreira e ganha este post especial e uma caricatura exclusiva, feita pelo ilustrador André Fidusi, antigo parceiro do blog. O desenho pode ser conferido abaixo. Logo depois estão dados e curiosidades que transformaram o craque galês um atleta da prateleira de cima da história da bola.





Muitos até hoje lamentam o fato de ele não ser inglês e, quem sabe, ter levado a seleção nacional a voos mais altos ao lado de jogadores que formaram um esquadrão no Old Trafford, como Beckham e Scholes, ou atletas de alto nível contemporâneos, como Gerrard e Lampard, dos rivais Liverpool e Chelsea.  O fato é que Giggs jamais disputou uma Copa do Mundo ou mesmo uma fase decisiva de Eurocopa e seus 64 jogos pela seleção do País de Gales nem são assim uma marca fora do normal. Mas somados aos quatro jogos pela seleção da Grã-Bretanha e aos 952 feitos com a camisa do Manchester United dão a ele o privilégio de mais de mil partidas como profissional e um rol de conquistas de dar inveja.
Giggs segue praticando um futebol de altíssimo nível, capaz de boas partidas em fases decisivas de Champions League ou de resolver partidas no equilibrado Campeonato Inglês.




Para se ter ideia da diferença da idade de Giggs em relação aos parceiros de United, Phil Jones nem era nascido quando Giggs estreou pelo clube em uma partida contra o Everton, em 2 de fevereiro de 1991 em Old Trafford. O lateral brasileiro Rafael tinha 9 meses, Wayne Rooney, 5 anos, e Van Persie, 7. Desde aquele dia, Giggs não só mostrou talento acima da média como acumulou uma série de números impressionantes. Vamos a eles:

  • É o único jogador a atuar em todas as edições da Premier League (criada em 1992/1993) e fazer gols em todas as temporadas da competição.
  • É o maior vencedor da história do futebol inglês, incluindo 13 Premeir Leagues, quatro FA Cup, três Copas da Liga e duas Champions League. No total, somando todas as taças, são 35 troféus.
  • Jogador mais velho a marcar em um jogo de Champions League, com 37 anos e 289 dias, contra o Benfica, em 2011.
  • Expulso apenas uma vez, pela Seleção Galesa (em 2001, em jogo pelas eliminatórias para a Copa contra a Noruega) é o único jogador que tem ao menos 15 participações na Premier League e nenhuma expulsão.


  • É o jogador que mais vezes vestiu a camisa do Manchester United, 952 partidas, sendo que em 783 começou jogando. O segundo, Bobby Charlton, tem 758.
  • Sétimo maior artilheiro dos Red Devils, com 168 gols.
  • É o jogador com mais jogos pela Premier League, 626. No total, são 666 jogos na primeira divisão inglesa.
  • Único jogador a marcar em 16 edições diferentes da Champions League. Raúl fez em 14.
  • É o jogador do Manchester United com mais jogos na primeira divisão inglesa, 666, e em campeonatos europeus, 154.
  • Bicampeão mundial em 1999 e em 2008.
  • Recordes pessoais por temporada: 52 jogos em 2002/2003 e 17 gols em 1993/1994

Comentários