Portal Futbox inova e vai apresentar a história do futebol mundial através do design gráfico




Apaixonados por futebol, se preparem! Vem aí uma experiência nova e agradável em relação ao esporte. O portal Futbox (futbox.com), que em breve estará no ar, vai ser o responsável por isso, com a ideia de apresentar a história do futebol mundial através do design gráfico. As prévias lançadas até agora, através da página no Facebook, são apetitosas e mereceram uma olhada mais antenada do fã do esporte bretão.







De acordo com o idealizador e fundador do portal, Adriano Ávila Alamy, o acervo e a fidelidade das ilustrações do Futbox são alguns dos diferenciais. O Futbox, aliás, fechou uma parceria com a Getty Images, empresa inglesa que tem uma sede em São Paulo. A Getty possui um baita banco de imagens, que vai permitir ao usuário do Futbox que clicar em uma ilustração a visualização de uma foto correspondente ao clube ou seleção, exatamente no jogo abordado. "Outro diferencial é que o usuário produz o conteúdo que deseja consumir, enviando ilustrações, vídeos prediletos, etc. É um verdadeiro blogueiro do Futbox, que ainda fica informado sobre a história do seu clube do coração, ou mesmo sobre outros clubes e seleções famosas e inusitados do mundo", comentou Adriano, ressaltando que a linha editorial do portal será um diferencial, pois as matérias e colunas abordarão os fatos diários com foco complementar do design.

A primeira aparição do Futbox foi um vídeo de pré-lançamento que atraiu a atenção de muitos fãs de futebol (para ver, clique aqui). Logo depois, o aplicativo "Derbies" entrou no ar (para acessar clique aqui) e mostrou a história das conquistas dos principais clubes brasileiros, com inúmeras possibilidades de confrontos. Entre os próximos projetos, adianta Adriano, rivalidades menos famosas, mas mais curiosas estarão no ar. E jogos de Copa do Mundo também terão espaço. Foram ilustrados todos os jogos do Mundial, inclusive, entre 1930 e 2010...


Estádio de São Januário ganhando forma na Futbox





De acordo com Adriano, o planejamento começou há mais de 20 anos, quando ele inicou ilustrações das caixinhas de futebol, o que originou o nome do portal. "Pesquisava os escudos e uniformes, imprimia e montava os jogadores, como se fossem caixinhas de fósforos personalizadas. Era um hobby. Depois, comecei a ilustrar os uniformes completos, quando desenvolvi as ilustrações dos jogadores e goleiros", comentou. "O interesse foi aumentando, as pesquisas ficaram mais intensas, até que em 2010, após 3 anos de muito suor e dedicação, fundei o portal junto com meus sócios Salomão Filho e Bernardo Werneck", explicou. Foram mais três anos preparando o conteúdo e formatando a empresa, com a contratação e o treinamento das equipes, compra dos equipamentos adequados, desenvolvimento de um banco de dados específico para o portal, definição e implementação da navegação e layout do Futbox.com, prospecção de parceiros e patrocinadores. Até o momento são mais de 30 profissionais envolvidos na áreas de planejamento, pesquisa, programação, webdesign, ilustração, jornalismo, animação, mídias sociais e captação.


Planta do estádio adaptada às dimensões das caixinhas.




Adriano conta que os temas são definidos internamente e abordam fatos importantes e curiosos, famosos ou desconhecidos, mas que tiveram relevância para a história do futebol. "Isso se aplica para as escolhas das equipes e competições pesquisadas para constar no lançamento. A partir daí esses temas serão escolhidos também pelos próprios usuários. Importante frisar que todo dia uma equipe nova é pesquisada, ilustrada e publicada no portal", explica. Para ele, o comportamento e a interação dos usuários são fundamentais para configurar algumas ações que estão sendo trabalhadas para uma segunda etapa, após o lançamento do portal.

Para realizar todo o processo, as informações precisam chegar aos ilustradores e programadores de forma clara e eficiente. E, claro, trabalho de pesquisa não falta. Entre os desafios, Adriano elenca o trabalho que envolve os países africanos, especialmente os do miolo do continente. Ou seja, vai pintar coisas curiosas por aí...



O "aperitivo" até agora sinaliza para muitas coisas boas, uma cara nova para o futebol na rede, um trabalho feito por gente que gosta de futebol e sabe muito bem o tanto que ele é muito mais do que um esporte... Vida longa ao Futbox!

Comentários

  1. Muito bacana a entrevista! Esse projeto é incrível, vai ser sucesso! abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário