O desempenho dos ingleses nas Copas Intercontinentais e no Mundial de Clubes


Manchester United, Liverpool, Nottingham Forest e Aston Villa. Onze títulos europeus e uma participação extremamente discreta em mundiais de clubes, com apenas duas taças, ambas conquistadas pelo Manchester United. Esse é o tímido retrospecto dos clubes ingleses em todos os torneios disputados entre os campeões continentais, com e sem a chancela da Fifa. O Chelsea, atual campeão europeu e dono da 12ª taça inglesa, é o próximo a tentar melhorar esse número. Neste post, as participações inglesas nesses torneios vão ser relembradas.

Rooney brilhou em 2008 e deu ao Manchester United seu segundo mundial

O primeiro inglês a participar da então Copa Intercontinental foi o Manchester United. Em 1968, o time de Bobby Charlton e George Best encarou o Estudiantes, de Verón, pai de Juan Sebastián Verón que jogaria anos depois no próprio Manchester. No primeiro jogo, em La Bombonera, 1 a 0 para o time argentino, gol de Conigliaro. A expectativa de reverter o placar em Old Trafford começou a ir por terra com o gol de Verón. Morgan empatou no final, mas o título ficou mesmo com o time de La Plata, em combates marcados por recepções hostis e jogos duros.

Jogos contra o Estudiantes foram duros e Manchester United
não conseguiu superar os argentinos em 1968

O Liverpool foi o segundo inglês a conquistar a Europa. Mas não estava nem aí para a Copa Intercontinental. Em 1977, abriu mão da disputa e quem jogou (e perdeu) para o Boca Juniors foi o vice continental, o Borussia Moenchgladbach. Em 1978, bi, o Liverpool também optou por não jogar a competição. Era uma época em que a hostilidade da torcida sul-americana e o jogo violento eram justificativas para a desistência. Oficialmente, porém, tanto Liverpool quanto Boca abriram mão alegando problemas com o calendário. Já em jogo único disputado no estádio Nacional de Tóquio, no Japão, o Liverpool decidiu jogar - e decepcionar. Em 1981, irreconhecível e aparentemente desinteressado, perdeu para o Flamengo por 3 a 0. Três anos depois foi derrotado pelo Independiente por 1 a 0.

Liverpool foi derrotado pelo Independiente em 1984

O desinteresse também impediu que o Nottingham Forest pudesse levantar um título mundial em 1979. O Forest abriu mão de jogar a decisão com o Olimpia e quem o representou foi o vice europeu, o Malmö, da Suécia, que foi derrotado após dois jogos. Bicampeão europeu em 1980, o Forest inaugurou a série de jogos no Japão contra o Nacional, do Uruguai. E também não se deu bem. O 1 a 0 deu o título aos sul-americanos. O desempenho ruim teve também um capítulo em 1982, quando o Aston Villa foi derrotado pelo Peñarol por 2 a 0.

Nottingham Forest perdeu para o Nacional, do Uruguai, no Japão

Longe dos campeonatos continentais por seis temporadas por causa da tragédia de Heysel, em 1985, os ingleses só voltariam a ser protagonistas europeus em 1999, quando o Manchester United conquistou a Champions League e, enfim, levantou um intercontinental para a Inglaterra. A então chamada Copa Toyota foi para Old Trafford graças ao gol de Keane no 1 a 0 contra o Palmeiras. Veja abaixo o vídeo com os melhores momentos e as reportagens da época.



Mundial de Clubes da Fifa
A primeira década do novo século foi marcada com a criação do Mundial da Fifa e o Manchester United, campeão europeu de 1999, participou da primeira edição em pleno janeiro de 2000, no Brasil.  Sem foco na competição os Red Devils fizeram uma campanha medíocre no grupo B. Empataram em 1 a 1 com o Necaxa, gol de Yorke, perderam para o Vasco por 3 a 1, gol de Butt, e venceram apenas o South Melbourne, da Austrália, por 2 a 0, gols de Fortune, não se classificando nem para a decisão do terceiro lugar.

Manchester United veio ao Brasil em 2000 mas pouco mostrou
do futebol campeão europeu de 1999

Depois da épica final da Champions League com o Milan, o Liverpool voltou a participar de um torneio mundial em 2005, no Japão. A competição já tinha o formato atual e o clube inglês já entrou na semifinal, quando fez 3 a 0 no Deportivo Saprissa, da Costa Rica, com gols de Crouch (2) e Gerrard. Na final, porém, parou em Rogério Ceni. O goleiro do São Paulo foi o destaque na vitória de 1 a 0, gol de Mineiro.


Gerrard (esq.) fez um bom Mundial, mas ficou com o vice em campo e
também com a bola de prata dada ao segundo melhor jogador

Três anos depois, veio o segundo título mundial de um clube inglês. O Manchester United também estreou nas semifinais e venceu o Gamba Osaka, do Japão, em Yokohama, por 5 a 3, gols de Cristiano Ronaldo, Rooney (2), Vidic e Fletcher. Na final, um placar mais apertado do que se previa, apenas 1 a 0 diante da LDU do Equador, gol de Rooney, e segunda taça na Inglaterra (confira o gol de Rooney no vídeo abaixo). Número que o Chelsea tentará ampliar nesta competição.




Comentários

  1. Muito bem feita e explicativa a postagem, espero que os corinthianos não a vejam!rsrs
    Passei aqui para divulgar o meu blog, se possível!
    Parabéns pelo blog. Peço licença ao amigo.
    Se você gosta de futebol, acompanha os campeonatos e tem bons palpites sobre os resultados, não desperdice as suas habilidades! Conheça a Loteria Esportiva da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL(LOTECA).
    Aposte na LOTECA e tenha muitas chances de ganhar com isso. A LOTECA é diferente das loterias de prognósticos, àquelas onde são sorteadas dezenas para representar ou atribuir os resultados. Isso faz com que a Loteca seja a única loteria da Caixa em que a sorte não é o único fator determinante dos vencedores.
    A Loteca matematicamente é considerada A LOTERIA MAIS FÁCIL DE SE GANHAR EXISTENTE NO PAÍS. O endereço abaixo lhe dará maiores informações e/ou explicações sobre a Loteca e o levará para o blog que em menos de duas semanas já ultrapassou o número de 1.300 visitas. Desejo de coração um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo a todos vocês!

    http://bolaodoslotequeiros.blogspot.com.br/p/valores-de-apostas.html

    Abraços!

    Marcelo Santos
    Bolão dos Lotequeiros
    http://bolaodoslotequeiros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário