A primeira participação do Atlético na Libertadores

Em 2014, pela primeira vez na história, o Atlético vai jogar a Libertadores em dois anos seguidos. Desde o início da principal competição sul-americana, em 1960, o Galo marcou presença em cinco edições do torneio (entre os 12 maiores clubes brasileiros, só tem número de participações superior ao do Botafogo, que jogou agora sua quarta Libertadores). O clube jogou as competições de 1972, como campeão brasileiro do ano anterior, e as de 1978, 1981,  2000 e 2013, todas como vice-campeão nacional. Neste ano, entra como o atual campeão.

A partir deste post, publicado originalmente no ano passado, o blog vai mostrar como foram as participações alvinegras na Libertadores, começando pela campanha de 1972, quando foi eliminado na fase de grupos e terminou a competição em um modesto 14º lugar entre os 20 participantes (dois clubes de dez países). O campeão foi o Independiente, da Argentina, que venceu o Universitario, do Peru, na final.

O Atlético fez parte do grupo 3, com o São Paulo e os paraguaios Olimpia e Cerro Porteño. Apenas o campeão do grupo seguia na competição. A estreia alvinegra em Libertadores aconteceu no dia 30 de janeiro, quando recebeu o São Paulo e empatou em 2 a 2. O Mineirão recebeu 30.065 pagantes. O São Paulo abriu 2 a 0, com Terto e Toninho Guerreiro. O Galo empatou no segundo tempo com Vanderlei Paiva e Dario. O primeiro time do Atlético que entrou em campo por uma Libertadores foi comandado por Telê Santana e entrou em campo com Renato; Humberto Monteiro, Grapete, Vantuir e Oldair; Vanderlei Paiva e Humberto Ramos; Ronaldo (Guará), Dario, Lola (Spencer) e Tião.

Dario participou do primeiro jogo do Galo pela Libertadores e deixou sua marca

O segundo jogo também foi em casa e novamente o Galo não saiu do empate. A equipe ficou no 1 a 1 com o Cerro Porteño, no dia 1º de março. A chance de aproveitar o fator casa não existiu para o Atlético naquela Libertadores, já que o terceiro jogo foi também no Mineirão, contra o Olimpia, quatro dias depois. Outro empate, desta vez em 0 a 0.

Vanderlei Paiva, volante campeão brasileiro de 1971,
 foi um dos titulares do Galo na Libertadores de 1972

Com três empates em três jogos, o Atlético teria que resolver sua vida fora de casa, em três jogos consecutivos. E no primeiro deles, no dia 9 de março, mais um empate, desta vez contra o São Paulo, novamente 0 a 0. Restava, então, os dois jogos em Assunção. O primeiro deles, contra o Olimpia, ficou marcado como a primeira grande confusão envolvendo o clube em uma Libertadores. O jogo estava empatado em 2 a 2 quando o juiz expulsou o quinto jogador do Galo. Com seis em campo, a partida foi interrompida e os pontos dados para o time paraguaio. A despedida foi melancólica, com uma derrota de 1 a 0 para o Cerro Porteño.


A equipe do Independiente de 1972, campeã da Libertadores daquele ano
Com o ponto que não foi computado no jogo da confusão contra o Olimpia, o Atlético terminou em último lugar no grupo, com 4 pontos. O São Paulo, que fez 8, se classificou e foi direto para a fase semifinal, formada por dois grupos de três. O time paulista acabou eliminado pelo Independiente, que terminaria como campeão da Libertadores daquele ano.

Comentários

  1. Muito bom texto. Bora Galo, rumo ao título da Libertadores 2013!

    ResponderExcluir
  2. Toda a história de honras e glórias do Galo na Libertadores! kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. hahahhahahhaha que bicharada mais hilária é essa de Vespasiano

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    e ainda tem coragem de escrever umas coisas dessas!!!

    ResponderExcluir
  5. Este é o resumo da história mais marcante e gloriosa do galo na libertadores!!

    galo, nunca me decepcionando!! huahuahuahuahua!!!!

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o texto... que bela história! épica! uma história marcada por... por... 5 empates uma derrota!... O Heroico Atlético conseguiu alcançar o... o... a... hum?... Ultima colocação do Grupo na primeira fase!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O GALO ESTA SEMPRE NA FRENTE. MAS AS CIRCUSTÂNCIA DESTE TRAJETO NÃO SEI POR QUE O GLORIOSO ATLÉTICO NÃO TEM ESTA LIBERTADORES POR QUE PARA MIM CAMPEÃO DO GELO QUE DIZ É O VERDADEIR0 MUNDIAL DE CLUBES.

      Excluir
  8. esse feinho ai deve ser cruzeirense pra zuar a franga desse jeito...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir

Postar um comentário