Atlético perde mesmo sem atuar mal





A derrota do Atlético ontem para o São Paulo em Sete Lagoas, por incrível que pareça, mostrou que o time pode fazer uma boa campanha no Campeonato Brasileiro. Não, eu não fiquei doido. Apesar de ter perdido, a equipe deu pistas de que pode fazer boas partidas, ainda mais que ontem algumas peças não estavam em campo. O Galo fez uma boa partida contra um time tecnicamente muito superior aos times que tinha enfrentado até então e mostrou que pode encarar de igual para igual times considerados favoritos ao título.

Evidentemente que erros aconteceram. Mancini foi muito mal, participou pouco do jogo, chamou muito pouco a responsabilidade e, quando pegou na bola, errou muitos passes. É um jogador que rende mais atuando no meio do que no ataque. Magno Alves, consequentemente, ficou muito isolado e me pareceu em alguns momentos desligado da partida, fato justificado pela perda recente de sua mãe. Faltou um atacante de ofício, como Guilherme, que mesmo sem ritmo dá muitas opções. Berola entrou mal ontem.

O motor do time nos últimos jogos tem sido o mei0-campo. Apesar de ter jogado em um bom nível, Giovanni fez uma partida inferior às últimas que jogou. E o reflexo disso foi sentido por todos. O meia foi menos criativo ontem e, consequentemente, menos efetivo. Tanto que algumas chances de gol foram criadas por Richarlyson, que cometeu alguns vacilos defensivos, mas deu muita opção no ataque. Claro que concluir não é a dele. Um outro motivo para a produção discreta do meio-campo foi Toró, sumido demais e cometendo erros tolos. As entradas de Serginho e Dudu Cearense deram uma tímida melhorada. Serginho dá mais dinâmica ao setor, enquando Dudu agrega com técnica. Evidentemente que está sem ritmo, mas será muito útil.

Na minha opinião, ficou muito claro ontem que Leandro deve retornar ao banco e dar a vaga de vez a Guilherme Santos. O lance do gol do São Paulo saiu pelo seu setor, ofensivamente foi muito pouco produtivo e abriu buracos na defesa. Não mostrou a metade da disposição de Patric, brigador, raçudo e com boas chegadas ao ataque.

Apesar dessas deficiências, o time foi bem, criou várias chances, deu azar na conclusão em vários momentos, como a bola na trave cabeceada por Leonardo Silva e mostrou tranquilidade para continuar tentando até o final. O São Paulo jogou completamente retrancado e esperou uma chance para marcar, o que aconteceu graças aos vacilos de marcação do Atlético, que, ao contrário de outros jogos, deu muito espaço para o rival criar. Como o adversário de ontem se preocupou mais em defender do que atacar, não soube aproveitar mais esses espaços dados.

Achei o time alvinegro bem consciente, com entrosamento em crescimento e com jogadores para entrar na equipe titular, além de opções no banco. Com os dois Guilhermes em campo e Dudu Cearense em forma, na vaga de Toró, a tendência é crescer. Não se abater com a derrota de ontem é o primeiro passo.

Comentários

  1. Não deu né. futebol é isso, o galo se continuar jogando assim vai longe. muita raça

    ResponderExcluir
  2. Perfeito Jota, nada a acrescentar. Apenas quero reforçar a questão do Leandro: Não há comparação ao Guilherme Santos mesmo. Não entendi o Dorival dizendo que o Guilherme não têm condições de jogo. O vi treinando e está aparentemente normalíssimo.

    Vamos aguardar a postura de Dorival!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc, Fred. O Galo jogou bem, mas tem q acertar alguns setores. Toró e Mancini foram muito mal. Gostei tb da entrada de Serginho e Dudu, são boas opções pro meio. Falta ainda um atacante, Magnata ta sozinho demais e Berola não da pra confiar muito.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Azar não! Foi pura incompetência mesmo. Precisa melhorar muito. Vale ressaltar que o SP estava desfalcado de peças importantes como a zaga titular e Fernandinho.

    ResponderExcluir
  5. Concordo, o Mancine deve jogar no meio. Ele ainda poderá ser bastante útil ao time, por sua qualidade e comprometimento. Acho que ele comporia com Giovanni um ótimo meio de campo ofensivo. O ataque que é o problema.

    ResponderExcluir
  6. Perfeita análise, Fred. Acho que, sobretudo, o Atlético mostrou que é um time que sabe jogar com a bola, que tem muita posse, e equipes assim tendem a ser vencedoras, dominam o adversário e criam chances. Nos 3 primeiros jogos mostrou isso. E sobre o Giovanni Augusto acho que não jogou tão bem quanto antes porque teve pela frente o excelente Wellington, que pra mim, é a revelação do Campeonato nas 3 primeiras rodadas.

    ResponderExcluir
  7. Não entendi. Perdemos para o São Paulo desfalcado de vários titulares e ainda jogamos bem??
    Acho que vi outro jogo ... um jogo no qual o São Paulo perdeu 3 chances claras de gol no primeiro tempo. Onde vi um Atlético nervoso no primeiro tempo, mal escalado com Mancini, Leandro e Toró, e um técnico teimoso, que tinha 4 opções de centroavante e não usou nenhum. A derrota de ontem foi um presente para o Dorival Júnior e sua incompetência.

    ResponderExcluir

Postar um comentário