Personagens da Copa do Mundo - Tofiq Bahramov, o bandeirinha que virou estátua e estádio


Um dos personagens mais conhecidos da história do futebol inglês nasceu no Azerbaijão e está ligado diretamente à maior conquista dos inventores do esporte. Tofiq Bahramov não fez gols, muito menos grandes defesas. Também não treinou nenhuma vez o English Team, mas se destacou muito em Wembley. Sua relevância para o esporte é tamanha que até mesmo um estádio tem seu nome. E, na frente deste estádio, uma estátua.


Tofiq virou até estampa de selo em seu país natal

Tofiq é o bandeirinha que confirmou o terceiro gol inglês na decisão da Copa do Mundo de 1966, contra a Alemanha, disputada no tradicional estádio de Londres. Após um 2 a 2 no tempo normal, a partida foi para a prorrogação e, aos 11 minutos do primeiro tempo, Hurst chutou de virada, a bola bateu na trave e.... dentro do gol? Em cima da linha? Nem mesmo tocou a linha? Há quem responda com 100% de certeza de que a bola não entrou, outros garantirão que a bola entrou, enquanto outros não deixarão de afirmar que a bola não passou completamente a linha.


O estádio Tofiq Bahramov, em Baku, no Azerbaijão

O fato é que o juiz suíço Gottfried Vienst confirmou o gol, a Inglaterra fez 3 a 2 e, no final da prorrogação, novamente com Hurst, chegaria ao 4 a 2 no final. O fato acirrou a discussão de que a Copa do Mundo teria sido arranjada para os donos da casa, questão que não arrefeceu nem mesmo quando um rival direto na decisão, Franz Beckenbaur, declarou que a Inglaterra foi superior na maior parte do jogo e mereceu a conquista, independentemente do contestado gol. Veja abaixo o vídeo do lance e a confirmação de Tofiq de que a bola entrou.




A história não seria reescrita, a Inglaterra não perderia o título e a discussão iria progressivamente sendo esquecida até que..... um estádio situado em Baku, no Azerbaijão, fosse rebatizado, em 1993, como: TOFIQ BAHRAMOV!!! O juiz, que faleceu em outubro daquele ano, virou um ídolo em seu país natal graças à fama que conquistou com a pendenga da final da Copa, e ganhou também uma estátua de tamanho considerável em frente ao estádio que leva o seu nome. Afinal, graças a Tofiq, o futebol do Azerbaijão ganhou uma dimensão que nunca sonhava ter.


Hurst, autor do polêmico gol em 1966, em frente à estátua de Tofiq em Baku 
Detalhe do lance mais polêmico da história das Copas
Em 2004, curiosamente, Azerbaijão e Inglaterra se encontraram em uma partida pelas eliminatórias para a Copa do Mundo da Alemanha. E não é que o Tofiq foi homenageado? Na plateia, Michel Platini e Sepp Blatter prestigiaram o evento, que contou também com a presença de... George Hurst, atacante inglês que foi personagem mais do que decisivo na criação do mito de Tofiq.



Fãs ingleses com o óbvio número 66 às costas homenageiam o filho de Tofik, Bahram

Baku se candidatou a receber as Olimpíadas de 2020, quando o estádio com nome de bandeirinha poderia voltar a ser comentado, mas dificilmente deixará de ser lembrada como a cidade que tem a única estátua do mundo dedicada a um árbitro. 



Comentários