Os dez maiores vendedores de camisas do mundo


Um balanço sobre os maiores vendedores de camisas do mundo feito pelo site Sporting Intelligence (www.sportingintelligence.com) comprovou um domínio de quem usa as marcas Nike e Adidas e também uma total preferência por clubes europeus, especialmente Inglaterra, Itália e Espanha. Entre os dez primeiros, todos clubes do Velho Continente, apenas o Bayern de Munique, da Alemanha, não é de um dos três países citados acima.

O estudo leva em conta os números das últimas cinco temporadas (2007/2008 a 2011/2012) e mostra a média assustadora de camisas vendidas a cada ano pelos gigantes europeus. A lista é liderada pelo Manchester United e pelo Real Madrid, que venderam (isso mesmo) 1,4 milhão de camisas a cada temporada. Clube de Messi, o Barcelona é o terceiro colocado, um pouco atrás, com 1,15 milhão a cada temporada. 

São os únicos que passam a marca de mais de um milhão de camisas vendidas por temporada. Mas quem vem logo depois não fica muito atrás. O Chelsea, campeão europeu, é o quarto, com 915 mil camisas vendidas em média. O Bayern, vice-campeão continental, com 880 mil, fica atrás do time de Lampard. Dois rivais ingleses dos Blues, Liverpool (810 mil) e Arsenal (800 mil) fecham o grupo dos sete primeiros. Vale lembrar que os números não contam a atual temporada, quando o Liverpool trocou a Adidas pela Warrior Sports.  

O top ten é finalizado pelos três maiores clubes italianos. A Juventus vendeu em média 480 mil camisas por temporada, enquanto a Internazionale comercializou 425 mil e o Milan, 350 mil.

Um dos clubes com grande potencial de crescimento nos próximos anos, de acordo com a pesquisa, é o Manchester City, atual campeão inglês. Os Citizens, que vendiam, em média, 175 mil unidades, saltaram para 250 mil camisas por temporada. O clube, aliás, faz sua última temporada com a Umbro e, em 2012/2013, usará Nike. Outros números interessantes divulgados pela pesquisa dão conta de que Ajax e Celtic, que usam Adidas e Nike, respectivamente, vendem cerca de 100 mil unidades por ano, mesmo jogando em ligas menores.

OS MAIORES VENDEDORES DE CAMISA NAS ÚLTIMAS 5 TEMPORADAS
Número médio de venda a cada temporada

  1. Manchester United (Nike) e Real Madrid (Adidas) - 1,4 milhão
  2. Barcelona (Nike) - 1,15 milhão
  3. Chelsea (Adidas) - 910 mil
  4. Bayern de Munique (Adidas) - 880 mil
  5. Liverpool (Adidas) - 810 mil
  6. Arsenal (Nike) - 800 mil
  7. Juventus (Nike) - 480 mil
  8. Internazionale (Nike) - 425 mil
  9. Milan (Adidas) - 350 mil



Comentários

Postar um comentário