Desorganizado, Atlético só empata com o Bahia em Salvador


Desfalcado e sem alguém para pensar seu jogo, o Atlético empatou ontem à noite com o Bahia, em Salvador, um resultado que pode lhe custar a liderança, caso o Fluminense vença o Santos hoje, no Rio de Janeiro. Para um time entrosado e com peças que cumprem papeis bem específicos como o Galo, a ausência de vários jogadores de uma só vez causa problemas.

E ontem foram vários. Exceção feita a Réver, que foi substituído em bom nível por Rafael Marques, Richarlyson, Escudero, Guilherme e Leonardo, que entraram nos lugares de Júnior César, Danilinho, Ronaldinho e Jô, tiveram atuações inferiores ao que os titulares costumam apresentar.

Nitidamente, faltou ao Galo um jogador para pensar o jogo, coisa que Ronaldinho faz com precisão. O meia é quem para a bola, distribui a jogada, inverte ações e coloca os companheiros na cara do gol. E ontem o que se viu foi uma série de erros de passe no meio-campo e pouca bola no chão. Sem Danilinho, que tem importante função de marcação, o meio-campo ficou com um buraco no primeiro tempo, por onde o Bahia chegou a arriscar alguns chutes de fora da área. Outro espaço dado foi na lateral esquerda, onde Richarlyson subia e a cobertura não era bem feita. Mesmo com problemas, o Galo ainda teve as melhores chances do primeiro tempo, uma com Bernard, aos 21 minutos, em um chute para fora, e outra com Leonardo, aos 45, em um lance de cabeça.

Satisfeito com o empate mesmo jogando em casa, o Bahia atuou recuado no segundo tempo e, apesar de ser de uma forma desordenada e sem muitas variações de jogadas, só deu Atlético na etapa final. Cuca colocou Neto Berola e Serginho em campo para dar mais velocidade ao time, que realmente pressionou mais. Mas faltou muita objetividade e qualidade nas definições. Como era esperado, quando o time colocava a bola no chão, coisas melhores aconteciam, caso dos chutes de Guilherme, aos 21, e Escudero, aos 30, ambos para fora após boas trocas de passe.

O Atlético estava tão avançado que Felipe Soutto entrou no lugar de Richarlyson e a defesa ficou apenas com os dois zagueiros e com Pierre cobrindo a lateral esquerda. Marcos Rocha e Serginho avançaram também e o volante quase fez em chute forte, de dentro da área, aos 44 minutos. Cuca arriscou, colocou o time para frente, contou com a fragilidade do Bahia, que deu pouco trabalho, mas a tática não funcionou. Faltou qualidade e tranquilidade para definir. As opções do banco atleticano são boas, de forma geral, mas qualquer time sente o impacto de várias ausências simultâneas. A liderança pode ser perdida, mas o momento não é de desespero. O clube está no topo da tabela, enfrenta seus principais rivais no caminho para o título em casa e tem uma boa equipe - claro que, quanto mais completa, melhor.

AVALIAÇÃO DOS JOGADORES

Victor - Espectador da partida. Tranquilidade quando precisou trabalhar - Nota 6
Marcos Rocha - Não foi efetivo quando apoiou o ataque e ainda deixou brechas na defesa - Nota 5
Leonardo Silva - Bem na defesa, tentou ajudar, sem sucesso, o ataque - Nota 5,5
Rafael Marques - Boa atuação defensiva, sem firulas - Nota 6
Richarlyson - Fora de ritmo, deixou espaços na defesa e foi pouco efetivo no ataque, apesar de ter cruzado uma bola na cabeça de Leonardo no primeiro tempo - Nota 5,5
Pierre - Um leão na defesa. Comandou o sistema de marcação e ainda quebrou o galho na lateral esquerda - Nota 7,5
Leandro Donizete - Muitos passes errados. Sentiu a falta do apoio de Danilinho - Nota 5,5
Escudero - Lento demais, se escondeu do jogo e errou muito -Nota 4,5
Guilherme - Deu muitas opções, apareceu para o jogo, mas faltou agilidade e qualidade nas conclusões - Nota 5,5
Leonardo - Uma cabeçada para fora no primeiro tempo. E só. Perdido - Nota 4
Bernard - Participou de várias jogadas, foi sempre uma opção ofensiva. Mas errou nas definições de jogadas e falhou em alguns passes simples - Nota 5,5
Felipe Soutto - Melhorou a qualidade no passe no pouco tempo em que esteve em campo - Nota 6
Serginho - Muita correria e vontade, mas pouco resultado prático - Nota 5,5
Neto Berola - Se fixou no lado direito do ataque e errou várias jogadas - Nota 5

Comentários